Como prevenir e tratar contraturas musculares _ Reader's Digest

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    12-Nov-2014

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Como prevenir e tratar contraturas musculares _ Reader's Digest

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  • 1. Como prevenir e tratar contraturas musculares Existem diversas maneiras de se cuidar diante desse incmodo. Saiba mais. September 15, 2014 Matrias relacionadas Voc sabia que existem gorduras boas? Por que monitorar a glicemia Combata a raiva! As contraturas musculares so algo que, infelizmente, sofremos com certa frequncia: por ms posies, estresse acumulado, falta de exerccios, alimentao deficiente Tudo isso pode acarretar essa dor incmoda, quase sempre alojada no pescoo ou nas costas, que afeta nossa qualidade de vida, limitando nossas atividades e bem estar. Mas, o que exatamente uma contratura? Imagine um longo dia de trabalho, depois de passarmos quase nove horas em frente ao computador, cheios de tenso, sem nos darmos conta da posio que tnhamos enquanto sentados ou se comemos de maneira adequada Quando chegamos em casa no conseguimos nem girar a cabea: forma-se uma espcie de n em nossos msculos porque o sangue no pode fluir com normalidade at as clulas, toxinas se armazenam ali e por fim, nossos nervos enviam uma mensagem urgente ao crebro: algo est acontecendo. E essa mensagem de alarme vem em forma de dor, essa dor que nos indica a conhecida contratura. Mas no devemos perder o nimo, existem muitos remdios para tratar esse problema. Confira. Tratamentos externos Banhos quentes so muito benficos, deixe a gua cair sobre o pescoo ou costas, isso aliviar os msculos. O calor um agente calmante, podemos aplica-lo duas vezes ao dia na regio onde soframos o incmodo. Banhos relaxantes so ainda mais efetivos se incluirmos neles sair de Epsom, pelo menos 250 g em uma banheira. eficaz porque composto por magnsio, timo para contraturas. Alecrim: podemos preparar uma infuso a base de alecrim, tomilho ou inclusive lavanda, uns quatro a cinco raminhos fervendo em gua quente, para depois, coa-los para obter a essncia das plantas aromticas, que ser capaz de desinflamar as regies afetadas. Depois, misturamos o lquido com argila para obter uma pasta homognea importante que ela esteja morna, quente, mas sem queimar para depois aplicar na regio durante 20 minutos. Gengibre: suas propriedades anti-inflamatrias so muito conhecidas, por isso sua raiz utilizada assada e cortada em lminas para aplicar nos msculos doloridos. Podemos aderi-los ao msculo utilizando gaze e deixar durante 15 a 20 minutos. Tratamentos internos Alimentos ricos em potssio: eles so indispensveis para fortalecer os msculos. Por isso recomendvel inclui-los em sua dieta para prevenir e tratar as contraturas. Confira alguns desses alimentos: Frutas: banana, suco de ameixa, melo, morango. Frutos secos: amndoas ou nozes, amendoim. Verduras: acelga, alcachofra, abbora, cenoura, couve de Bruxelas, batatas. Alimentos ricos em magnsio: o magnsio bsico para ativar as vitaminas em nosso corpo, alm de ser fonte de energia para nossos ossos e msculos e atuar como anti-inflamatrio, cardio protetor Seus benefcios so inumerveis, da a importncia de incluir esses alimentos em nossa dieta. Confira alguns: Frutos secos: avel, pistache, amendoim. Frutas: damasco, tmara, figos. Verduras: espinafre cru, beterraba, salsa gua mineral: contm doses adequadas de magnsio, a quantidade costuma oscilar entre ml por litro. Alimentos ricos em clcio: esse mineral bsico para fortalecer nosso sistema locomotor, sustentar os ossos e fortalecer nossos msculos. Verduras: couve, agrio, espinafre. Legumes: Gro de bico, lentilha, soja.
  • 2. Lcteos: leite, queijo parmeso, roquefor Peixes: linguado, pargo, salmo. Dicas para prevenir as contraturas Evite ao mximo o estresse e ansiedade; Evite manter a mesma postura por muito tempo; Fale ao telefone mantendo sempre a mesma postura; Nunca carregue coisas do mesmo lado do corpo durante muito tempo; Seu computador deve estar centralizado ao usa-lo, nunca mais a direita ou mais a esquerda; Evite posturas ruins, incmodas; No durma de barriga para baixo; Tente praticar exerccios de alongamento em algum momento do dia, pelo menos durante 20 ou 25 minutos.