Palestra de ergonomia Nr -17

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    22-Dec-2014

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Ergonomia

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  • 1. Ergonomi a Sade no Trabalho

2. Ergonomia Conhecida como estudo cientfico da relao entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos bsicos que so: Possibilitar o conforto ao indivduo; Proporcionar a preveno de acidentes e do aparecimento de patologias especficas para determinado tipo de trabalho. 3. A Ergonomia merece ateno especial. Uma boa parte dos problemas de postura que os colaboradores desenvolvem so por causa do longo tempo de exposio ao risco ergonmico em suas vidas durante o trabalho. Como por exemplo: Monotonia; Esforos repetitivos; Levantamento de Cargas; Trabalhos em longas jornadas em p, etc. 4. Qual seria ento a soluo? O ideal seria que todos os mveis do escritrio de sua casa e todo qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequao ergonmica, antes mesmo de serem adquiridos. Tambm participando de palestras e seminrios sobre ergonomia. 5. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfao do trabalhador. 6. Qual o papel da Ergonomia para a sade? A ergonomia se preocupa com as condies gerais de trabalho, tais como, a iluminao, os rudos e a temperatura, que geralmente so conhecidas como agentes causadores de males na rea de sade fsica e mental, mas que o estudo procura traar os caminhos para a correo. O seu objetivo aumentar a eficincia humana, atravs de dados que permitam que se tomem decises lgicas. 7. Homens, mquinas e controles A integrao de homens e mquinas constantemente estudada, para que seja completo o sistema, muitas mquinas so projetadas respeitando algumas informaes que permitiro, ao usurio, uma maior integrao. So estudadas as funes dos indivduos, o sexo dos operadores e como ser seu desempenho em relao s atividades laborais, ou seja o tamanho, a idade dos operadores e usurios de um determinado equipamento. 8. A falta e suas consequncias Uma das causas da baixa produtividade pode ser o desconforto, que entre as suas vrias causas est diretamente ligada adequao do corpo frente a um determinado equipamento. A questo da iluminao, que alm de poder causar danos viso, contribui significativamente na baixa pessoal da capacidade de produo de uma pessoa, quer seja em um escritrio, indstria, como at mesmo em ambientes de trabalho mais sofisticados. Alm disso, os rudos e mudanas de temperatura tambm influem negativamente neste processo. 9. Com relao aos problemas de coluna, o ideal ainda a preveno, portanto buscar no ambiente de trabalho, a adequao de cadeiras e mesas seria o ideal para proteg-la. 10. Postos de Trabalho Em relao aos postos de trabalho eles devem ser adaptados e compatveis com o desempenho da funo. Sendo ajustveis tanto para cima quanto para baixo e at mesmo para perto e longe do colaborador. Assim estes postos de trabalho estaro adequados para o desempenho da funo do colaborador. 11. Posio de Trabalho em P Na posio de trabalho em p, todo nosso peso acaba sendo suportado apenas pelos nossos ps. Assim causando um desconforto muito grande para nosso organismo. O trabalho em p devese adequar ao servio desenvolvido. 12. O local onde o colaborador ir desenvolver sua atividade deve ser um local amplo de fcil acesso onde o mesmo tenha espao para executar suas tarefas sem oferecer riscos a outros colaboradores. 13. Problemas Enfrentados Os piores problemas enfrentados para quem executa sua atividade na posio em p so os PROBLEMAS CIRCULATRIOS nos (MMI), aparecimento das LOMBALGIAS (dores na regio lombar) e ARTROSE (dor articular). 14. Como minimizar estes problemas causados pelo trabalho em P? Escolha do calado: escolha um calado confortvel, macio e sem salto. Alterne a posio de apoio das pernas: alterne a posio de apoio entre uma perna e outra e sempre que possvel d uma pequena caminhada. Movimente os ps: faa movimentos circulares com os ps para melhorar a circulao, evitar o inchao e o aparecimento de varizes. Postura ereta: Tente manter a postura ereta pelo maior tempo possvel, evitando inclinar-se para frente ou para os lados por muito tempo. Pegando um objeto no cho: quando for pegar algum objeto que esteja no cho, abaixe flexionando os joelhos, assim voc evita curvar-se para frente. Pausas durante a jornada de trabalho. 15. Trabalho Sentado Na posio de trabalho sentado, nosso corpo acaba queimando menos gordura assim nos deixando sedentrios. Com isso vem um leque de doenas e problemas que podemos desenvolver. 16. Principais Sintomas Formigamento Fadiga muscular e cansao Depresso Afastamento 17. Riscos de passar o dia sentado rgos: Doena cardaca; Cncer de clon. Msculos: Barriga flcida; Quadris rgidos; Glteos flcidos. Pernas: M circulao Ossos moles. 18. A prtica de exerccios fsicos um grande aliado para essas pessoas, ajudando a fortalecer coluna e membros inferiores. 19. A Maneira Correta de Sentar Se voc tem que passar boa parte do dia sentado, ao menos tente fazer isso da maneira correta. 20. O que os Especialistas Recomendam Sentar em algo macio: Uma bola de exerccio ou mesmo um banquinho sem encosto fora os seus msculos centrais a trabalhar. Sente-se com a coluna ereta e mantenha os ps todos encostados no cho, de modo a que sustentem cerca de 1/4 do seu peso. 21. O que os Especialistas Recomendam Alongar os flexores do quadril: por trs minutos de cada lado, uma vez ao dia. 22. O que os Especialistas Recomendam Andar durante os comerciais quando est assistindo televiso. At mesmo um passo de caramujo queima duas vezes mais calorias do que ficar sentado - e exerccios mais vigorosos so ainda melhores. 23. O que os Especialistas Recomendam Alternar entre ficar sentado e em p na sua estao de trabalho. Se no possvel fazer isso, levante-se a cada 30 minutos e d uma volta. 24. O que os Especialistas Recomendam Experimentar poses de yoga: poses como a da vaca e a do gato melhoram a flexibilidade e a extenso das costas. 25. Levantamento e Transporte de Cargas O transporte manual de cargas uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsvel por um grande nmero de leses e acidentes do trabalho. Estas leses, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas tambm podem causar outros males como, por exemplo, a hrnia escrotal. 26. Levantamento e Transporte de Cargas A figura ao lado mostra a tcnica correta para o levantamento de cargas(caixa, barra, saco, etc.). O joelho deve ficar adiantado em ngulo de 90 graus. Braos esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo no dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga prxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mnima flexo. 27. Levantamento e Transporte de Cargas Na figura da direita, a tcnica indicada para a movimentao lateral de carga (no caso, um barril) a seguinte: posio dos ps em ngulo de 90 graus, para evitar a toro do tronco. No outro croqui, em que o modelo carrega uma caixa, o porte da carga feito com os braos retos (esticados), de modo a obter menor tenso nos msculos dos mesmos. 28. Levantamento e Transporte de Cargas A movimentao manual de cargas cara, ineficaz (o rendimento til para operaes de levantamento da ordem de 8 a 10%), penosa (provoca fadiga intensa) e causa inmeros acidentes. Portanto, sempre que possvel, deve ser evitada ou minimizada. 29. Condies do Ambiente de trabalho O ambiente deve ser livre rudos muito altos; A luz do ambiente de trabalho deve ser adequada; O ambiente de trabalho deve ser um local limpo e agradvel; O ambiente deve ser livres de desvios de ateno. 30. Seguimentos e Benefcios da Ergonomia Colaboradores: estes cada vez mais bem informados iram procurar e cobrar seus direitos no desempenho da sua atividade. 31. Seguimentos e Benefcios da Ergonomia Consumidores: Cada vez os consumidores esto procurando e cobrando mobilirios que se adequam a sua residncia tanto no conforto quanto a sua postura. 32. Seguimentos e Benefcios da Ergonomia Competio Industrial: Com o desenvolvimento da ergonomia as industrias criam cada vez mais equipamentos mais modernos para uma competir com a outra pois o mercado se torna cada vez mais difcil de agradar o consumidor. 33. Dicas de Ergonomia De Olho no Conforto Visual! - Para garantir o conforto visual, mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distncia e regule sua altura no mximo, at sua linha de viso. Punho Neutro fundamental! - Assim como a altura do monitor, a do teclado tambm deve poder ser regulvel. Ajuste-a at que fique no nvel da altura dos seus cotovelos. Ps bem apoiados! - importante que as pessoas possam trabalhar com os ps no cho. D um descanso para as costas! - Com exceo de algumas atividades, as cadeiras devem possuir espaldar (encosto) de tamanho mdio. 34. Dicas de Ergonomia Iluminao - Para evitar reflexos, as superfcies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminrias com proteo adequada. Cores - Equilibre as luminncias usando cores suaves em tons mate. Temperatura - Como regra geral, temperaturas confortveis, para ambientes informatizados, so entre 20 e 22 graus centgrados, no inverno e entre 25 e 26 graus. Acstica - recomendvel para ambientes de trabalho em que exista solicitao intelectual e ateno constantes, ndices de presso sonora inferiores 65 dB(A). Humanizao do ambiente - Sempre que possvel humanize o ambiente (plantas, quadros e quando possvel, som ambiente). Estimule a convivncia social entre os funcionrios. 35. Ginstica Laboral 36. Palestrante: JOSIEL LEITE - TST

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