All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
...

Modelo de carta formal e informal com exemplos

by dicasfree

on

Report

Category:

Education

Download: 2

Comment: 0

465,182

views

Comments

Description

Download Modelo de carta formal e informal com exemplos

Transcript

Modelo de Carta formal e informal com exemplos Formal e Informal Mesmo estando vivendo em pleno a era da informação, algumas pessoas ainda sentem dúvidas de como se deve, retratar ao próximo por meio de escrita. E para que não tenham essas dúvidas iremos explicar a vocês de maneira simples e rápida como tudo deve funcionar. Sabemos que toda linguagem é um meio de comunicação. Então podemos estar nos expressando por meio de palavras: faladas e escritas ou então por símbolos, gestos e objetos. O importante é transmitir a mensagem, de maneira correta. Dentre os meios de comunicação do gênero escrito, estão os seguintes: ata, ofício, carta, relatório e outros. E ambos, pedem que se tenha uma linguagem adequada, perante ao remetente. Então é ai que entra o uso das formas de linguagem: formal e informal. O Formal sempre será utilizada quando se for, se dirigir diretamente: a um órgão público, autoridade, ministério, presidência ou a alguém que possui grande renome superior, no caso doutores. Então, quando for redigir uma carta ou documento, preste bem atenção a quem irá remeter, para que o uso cordial, seja adequado. Vejamos um exemplo sobre isso, logo a seguir. EXEMPLO Como podem notar, o exemplo mostra, que o Sr. Simão, se comunicou de uma maneira totalmente formal, para com o próximo. Ele foi preciso em suas palavras, foi direto ao ponto do assunto e se despediu de maneira cordial e sem afetos. E são esses uns dos primeiros passos, para se fazer uma carta formal. Ainda dentro do mesmo exemplo é possível constatar que Simão, utilizou a forma padrão de está montando uma carta ou documento. Esse padrão, foi estabelecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Dentro desse contexto, você deverá fazer da seguinte maneira: iniciar sempre com o cabeçalho que deve conter seu nome e endereço na porção superior esquerda da página. Logo abaixo no canto direito coloque as informações do destinatário, contendo também nome (antecedido por pronome de tratamento) e o logradouro. Em seguida coloque o local e a data que a carta está sendo emitida(direita), e depois comece a deferir o corpo da carta, abrindo o texto novamente usando o pronome de tratamento. Lembre-se que o texto, deve ser escrito em linguagem formal e sem reducionismo.
No momento do fechamento continue na linha formal, agradecendo a atenção do leitor ao seu discurso e também prestando-lhe comprimentos. Mas não seja afetivo a ponto de demonstrar laços.

Para finalizar assine-a no rodapé direito do documento. Agora que se aprendeu, como fazer uma carta formal. Vamos aprender como fazer uma informal. Quando se fala de linguagem informal, logo nos vem a cabeça, que não seja tão culta assim. E estamos, corretos de ter tal pensamento. Pois a linguagem informal é aquela que utilizamos com os familiares e amigos. Então não precisamos ser totalmente cordiais, um para com o outro. Nesse tipo de carta,podemos expressar os nossos sentimentos, colocar nomes fofinhos, desenhos e enfim, tudo aquilo, que ambos irão entender. Então não se pode esquecer, que ela deve ter concordância e coerência. Exemplo de carta informal Como se pode ver no exemplo, ela não usou de cordialidade e muito menos linguagem culta, apenas alguns bordões, que no qual, a pessoa que a recebeu, entendeu. E além disso, o corpo e estrutura foram totalmente fora do padrão, da ABNT. O que nesse caso é realmente desnecessário. Na estrutura da carta informal, basta apenas, que coloque: o cabeçalho, com data e o local do remetente, no canto superior esquerdo da carta, em seguida uma breve saudação e logo após o desenvolvimento do assunto a ser tratado. E no fechamento, uma breve despedida.
Fly UP