Segundo encontro de formação JMI na JMJ Rio2013

  • CategoryDocuments

  • View212

Report
  • SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÃÃO JMI NA JMJ RIO2013 Acolhida da diversidade e Superação do individualismo De fato o nosso país possui influências dos povos que o constituíram, é coerente afirmar que o Brasil possui em cada região um jeito especial de se relacionar e de enxergar o que há em sua volta. à também comum pensarmos que nossa cultura, nosso jeito é superior ao do outros e não valorizamos o diferente. Assim como nossa Igreja que é rica e com diversos carismas impulsionados pelo Espírito Santo das quais devemos respeitar, enxergar a beleza e valor. Neste encontro somos chamados a refletir, escutar e partilha as nossas experiências dentro e fora da Igreja sobre superar nossas dificuldades de aceitação pluralidade do mundo e da religião. Preparação Fazer um painel dividido em duas partes. Colocar, num lado, fotos ou figuras de pessoas e símbolos das culturas raízes do povo brasileiro: ameríndia, africana, europeia. No outro, um mapa do Brasil com figuras ou fotos de jovens e símbolos das cinco regiões geográficas. Entre estas duas imagens, colocar uma cruz de madeira, sem imagem, com um pano branco. Oração Inicial (Procurar ambiente que se tenha contato com a natureza, ao ar livre) Lembrar que Deus está em todo lugar inclusive na natureza e que rezar junto a ela é também um gesto de louvor e reconhecimento da Sua grandiosidade e poder. Em nome do Pai..... Oração da manhã: âSenhor, no início deste dia, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia. Guarda a minha língua de toda a maldade. Que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim, sintam a tua presença. Senhor, reveste-me da tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos. Amém.
  • SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÃÃO JMI NA JMJ RIO2013     2    Convidamos a todos num instante de reflexão a conversarmos com Deus e escutar o quer de nós neste dia. (música: Deus quer falar comigo) Consagração a Nossa Senhora + Ave Maria. Introdução Vídeos: História das Jornadas + Jornada em Madri e no Brasil (Bote Fé) [Os vídeos podem ser encontrados no Youtube] Vemos na apresentação destes vídeos que a Jornada Mundial começa muito antes de julho, inicia-se com a Peregrinação da Cruz da Jornada e do ícone de Nossa Senhora por todo o Brasil e até mesmo fora do Brasil, vimos como é emocionante a presença da Cruz nos lugares onde mais precisam da presença de Jesus, como asilos, penitenciárias, praças, colégios.... Deus quis se fazer presente na vida da humanidade, fazendo-Se homem e vindo até nós. Ele quer estar e acolher a todos os lugares e culturas, e nos convida a também fazermos isso na nossa vida na Igreja e no mundo. Deus nos fala Leitura da Palavra: João 4, 5-30 Vimos nesta passagem que Jesus ultrapassa os limites culturais estabelecidos na época para chegar a samaritana dirigir-lhe a palavra e falar da água viva que sacia a sede para sempre, para mostrar a salvação que vem para todos. Testemunho Convidar alguns jovens a testemunhar casos em que acolheram os que eram diferentes e superaram a própria individualidade. Partilha Montar pequenos grupos para partilhar tudo que foi visto (Vídeos+ palavra de Deus+ testemunhos) Dinâmica Distribuir a todos os presentes uma folha de papel e pedir para que escrevam o próprio nome, em seguida coloque todos em um saco misture e redistribua. Verificar se a pessoa não tirou ela mesma. Dar um tempo de um 1 minuto. Cada um deve ir atrás da pessoa a qual tem o nome no papel e andar de braços dados com ela, e ir juntos atrás da pessoa que o seu par tirou até que todos os presentes tenham encontrado seu amigo. Esta dinâmica nos ajuda a ir de encontro ao próximo, que muitas vezes não conhecemos e acolhe-lo com alegria da surpresa de termos encontra um novo amigo. E de no final vermos que estamos todos interligados por estas amizades.
  • SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÃÃO JMI NA JMJ RIO2013     3    Oração final Oração Oficial da JMJ Rio2013 à Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio. à Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização. à Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo. Amém!! Terminar com a Paz ao som do Hino da Jornada Rio2013
Description
Segundo encontro de formação JMI na JMJ Rio2013