Atletismo Corridas de Velocidade Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento Salto em Comprimento Regras de Segurana Regras de Segurana.

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    18-Apr-2015

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  • Atletismo Corridas de Velocidade Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento Salto em Comprimento Regras de Segurana Regras de Segurana
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  • To antiga quanto a humanidade, correr com velocidade a maneira mais eficaz de avaliar esta qualidade fsica bsica. O homem tenta superar-se a si prprio e os seus desafiantes. Na Grcia antiga a prova oficial de velocidade era o Dialus (196m).
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  • EscaloIdadeDistncias Benjamins10, 1160 metros Infantis12, 1360 metros Iniciados14, 1580 metros Juvenis16, 17100, 200 metros Juniores18, 19100, 200 metros Seniores20 a 40100, 200 metros Sendo disputadas em percursos relativamente curtos, as corridas de velocidade tm como caracterstica bsica o esforo total e contnuo que o atleta deve desenvolver, desde a sada at a chegada. Nas corridas de velocidade existem os seguintes escales:
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  • Aspectos tcnicos da corrida O resultado da corrida depende de vrios factores: - frequncia e amplitude da passada - movimento interiorizado - domnio das fases da passada (recepo, sustentao, impulso e fase area)
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  • Cabea Fixa. Olhar para frente. Braos Em oposio s pernas. Fletidos nos cotovelos (90), movimento antero-posterior. Tronco Direito. Componentes Crticas
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  • Pernas Extenso da perna de impulso atrs. Elevao da perna livre frente cuja coxa deve ficar praticamente paralela ao cho. Recuperao do calcanhar acima do joelho da perna de apoio. Ps Recepo com o tero anterior do p e desenrolar do mesmo. Apoios tensos e dinmicos.
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  • Erros Mais Comuns Recepo incorrecta do p, o que provoca o aumento do tempo de apoio do calcanhar e da ponta. A perna de impulso no estende completamente, o que diminui nitidamente a amplitude. A perna livre no sobe o suficiente (joelhos baixos), ou sobe esticada. O tronco fica inclinado frente ou atrs (normalmente acompanhado pela cabea). Os braos movimentam-se esticados ou cruzados frente. Trem superior contrado
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  • Partida de P Componentes Criticas Ps no eixo da corrida. Pernas flectidas. Tronco inclinado frente. Peso corporal na perna da frente. Cabea no prolongamento do tronco. Olhar para 1/2m frente da linha de partida. Calcanhares elevados. Braos em oposio s pernas
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  • O joelho da perna da frente a indicar o sentido da corrida. O olhar dirigido para um ponto mais frente. Reagir rapidamente a um sinal conhecido.Inclinar o tronco para a frente. Acelerar at velocidade mxima, mantendo uma elevada frequncia de movimentos. Movimentar os braos flectidos.Ter uma aco vigorosa e coordenada dos braos com as pernas.
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  • Realizar apoios activos sobre a parte anterior do p, com a extenso da perna de impulso e terminar sem desacelerao ntida.
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  • CHEGADA 1 - Inclinao natural do tronco 2 - Inclinao e flexo do tronco Lanamento dos braos para trs. 3 - Inclinao, flexo e rotao do tronco.
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  • Formas Jogadas Corridas por nveis com partidas variadas (estmulo visual e auditivo) Corridas opostas 1 ponto para o primeiro a chegar Jogo do dia e noite 1 ponto se chegar sem agarrar ou dois pontos se agarrar Jogo da apanhada Futebol humano Suicdios Jogo do Pescador Jogo das Cadeiras MENU PRINCIPAL
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  • Percorrer as distncias 4 100 e 4 400; Quatro atletas a percorrer a distncia determinada; Transmisso do testemunho: S pode ser passado, nunca arremessado; Deve ser sempre transmitido dentro da zona de transmisso; A Infraco destas regras implica a desqualificao da equipa.
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  • Transmisso O transmissor corre pelo lado de dentro O testemunho entregue com a mo direita O testemunho recebido com a mo esquerda Aps a recepo, troca o testemunho da mo esquerda para a direita
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  • Temos a considerar algumas noes: Zona de AceleraoZona de Acelerao Zona de TransmissoZona de Transmisso Sinal visual ou linha de refernciaSinal visual ou linha de referncia
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  • Zona de Acelerao Com 10m de comprimento que ser a zona de acelerao ou balano, na qual o atleta faz uma acelerao para quando receber o testemunho j leve uma velocidade consideravelmente alta. VOLTAR
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  • Zona de Transmisso uma zona com 20m de comprimento e na qual tem que ser passado e no arremessado o testemunho, a transmisso efectua-se nos 6 a 7 metros finais da zona de transmisso VOLTAR
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  • Sinal Visual ou Linha de Referncia O sinal visual e/ou linha apenas uma marca da referncia /auxiliar de ttulo indicativo. O receptor procurar avaliar a velocidade do companheiro no se fiando na marca a qual no passa de uma referncia. CONTINUAR
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  • Situaes de Aprendizagem Exerccio 1 Os alunos dois a dois marcham um atrs do outro a uma distncia aproximada de 80 cm: o aluno que segue atrs passa o testemunho ao da frente e ultrapassa este. Vo alternando as funes (utilizao do mtodo de transmisso que se quiser). Variante: realizao do mesmo exerccio em corrida. Objectivo: Familiarizao com o testemunho e aprendizagem dos vrios mtodos de transmisso.
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  • Exerccio 2 | | A 1 B Meta A um determinado sinal os alunos que se encontram em A partem. Chegando a 1, os alunos em B correm para a meta (distncia entre A e 1, B e a meta de 20 metros) Objectivo: Preparar os alunos a partirem quando o companheiro chegar a determinado ponto (desenvolver a ateno para a corrida de transmisso).
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  • Exerccio 3 O exerccio realizado dois a dois, realizar uma estafeta tendo ateno s zonas marcadas. Variante: Utilizao dos vrios mtodos de transmisso. Objectivo: Coordenao da corrida entre os dois alunos para transmitir o testemunho dentro da zona de transmisso e para receber mxima velocidade. B| |||||||| Zona de Zona de Balano Transmisso MENU PRINCIPAL
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  • O objectivo dos atletas que se dedicam a esta disciplina saltar de uma s vez a maior distncia possvel.
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  • Fases do Salto Podemos dividir um salto em comprimento em quatro fases: Corrida de balanoCorrida de balano ChamadaChamada Suspenso (ou fase area)Suspenso (ou fase area) RecepoRecepo
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  • Corrida de Balano: Deve ser o mais rpida possvel, principalmente nas suas ltimas passadas. No deve ser longa nem curta demais, devemos percorrer uma distncia que nos permita chegar tbua o mais rpido possvel. Na iniciao sugere-se que a corrida de balano tenha um n. de passadas igual idade do aluno/praticante. As componentes criticas da corrida de balano so bastante semelhantes s da corrida de velocidade, no entanto os joelhos sobem um pouco mais, por modo a preparar a chamada da melhor forma. VOLTAR
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  • Chamada Deve fazer-se uma aco enrgica da perna de chamada, realizando um apoio da frente para trs e de cima para baixo, por forma a avanar rapidamente a bacia em relao ao apoio. O p de chamada deve desenrolar completamente e a perna realizar uma extenso completa. O joelho da perna livre deve subir formando um ngulo de sensivelmente 90 entre perna (gmeos) e coxa. O tronco deve manter-se direito e olhar dirigido para a frente. VOLTAR
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  • Suspenso ou fase area:
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  • Na fase inicial da aprendizagem a tcnica aconselhada a de voo na passada, devido a dois motivos: de mais fcil execuo, pois assemelha-se a uma passada de corrida interrompida bruscamente. Ambas as restantes tcnicas passam pela mesma fase inicial, o que permite ao atleta mudar quando procurar o alto rendimento, sem ter que fazer alteraes significativas.
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  • Na tcnica de voo na passada deve-se: Manter o afastamento das pernas com o joelho da perna livre elevado e a perna de chamada atrasada com uma pequena flexo ao nvel do joelho. Manter o tronco direito e o olhar dirigido para a frente. Manter os braos em oposio s pernas, com um ngulo de 90 graus. VOLTAR
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  • Recepo:
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  • Esta fase deve surgir o mais tardiamente possvel. Quando nos aproximamos do solo devemos juntar a perna de chamada perna livre. As pernas devem avanar procurando a areia o mais frente possvel. A primeira parte do corpo a entrar em contacto com a areia deve ser os calcanhares. As pernas devem recepcionar ligeiramente flectidas e pouco tensas. Deve-se tentar no deixar nenhuma marca na areia mais atrasada que os calcanhares. EXERCCIOS
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  • Saltos sobre cordas ou barreiras com 3 passos de balano chamada e fase area. Na areia com corrida e recepo em afundo. Corrida com recepo normal. Sem arcos, saltos com 10 passadas de balano Exerccios: MENU PRINCIPAL
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  • Regras de Segurana Deve-se usar equipamento adequado (- fato de treino - tnis apropriados - ter cuidado com os atacadores bem atados) OBRIGATRIO realizar previamente um bom aquecimento de modo a evitar leses No se deve atravessar a pista durante a realizao de um exerccio Deve existir uma zona de abrandamento depois da linha de chegada Cada atleta deve utilizar apenas a sua raia durante o exerccio Deve-se ter cuidado com o estado de manuteno da pista MENU PRINCIPAL
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  • Trabalho realizado por: Pedro Silva n 78 Jos Quintela n 75

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