Apostila Revit MEP Para Iniciantes

  • Published on
    26-Oct-2015

  • View
    2.340

  • Download
    3

Transcript

  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 1 Estes fluxos de trabalho ajudam a orientar novos usuários sobre os recursos do Revit MEP ou MEP do Revit no Autodesk Building Design Suite. Os fluxos de trabalho descrevem as tarefas típicas para engenheiros mecânicos, engenheiros elétricos e engenheiros de hidráulica, e fornece links para informações de como executar tais tarefas usando o Revit. Por exemplo, para a tarefa a seguir, clique no texto na bolha para ir a um tópico de ajuda que descreva como executar essa tarefa no Revit. A caixa à direita fornece acesso aos tópicos adicionais de ajuda, quando disponíveis. Alterar soluções de rota É possível ajustar a rota dos dutos em um sistema de dutos existente. 1. Selecione ao menos dois segmentos de duto na seção onde deseja ajustar a rota ou a justificação. 2. Clique na guia Múltipla seleção guia Layout Soluções de rota para ativar as ferramentas para ajustar o roteamento dos dutos. As seguintes ferramentas de rota são ativadas no painel Soluções de rota: o Pontos de controle: Adicionar ponto de controle/ Remover ponto de controle Use os botões de mais ou menos para adicionar ou remover pontos de controle de vértices em segmentos de duto. Clique em Mais para adicionar um ponto e, a seguir, clique em um ponto do duto para inserir o ponto de controle. Arraste o ponto para ajustar a forma do roteamento do duto. As transições e os acessórios são adicionados automaticamente para manter as conexões. Para remover um vértice, clique no botão Menos e selecione o vértice que deseja remover. o Solução: 1 de n Utilize os botões de seta para percorrer as soluções propostas. 3. Selecione uma solução. 4. Ajuste o roteamento adicionando, removendo e arrastando os pontos de controle conforme necessário. 5. Quando estiver satisfeito com a rota, clique em Concluir para aplicar as alterações ou clique em Sair para fechar o Editor de soluções de roteamento sem aplicar as alterações.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 2 Iniciar um novo projeto Revit fornece ferramentas que suportam fluxos de trabalho e tarefas MEP típicos. Complete os 2 primeiros tópicos antes de ir para as tarefas descritas para um determinado sistema (AVAC, elétrica ou hidráulica). Configurar o projeto Os projetos MEP são normalmente criados utilizando modelos de arquitetura vinculados. Os plenums e canaletas devem ser incluídos ao analisar as cargas de aquecimento e resfriamento para um projeto. Portanto, é frequentemente necessário adicionar níveis no modelo de arquitetura, para que você possa reconhecer todo o volume de um projeto MEP. Iniciar um novo projeto. Utilize um modelo de projeto fornecido por seu gerente de CAD/BIM ou utilize um modelo fornecido peloRevit. Os modelos definem muitas configurações específicas da disciplina. Vincular o modelo. Os modelos podem ser vinculados para especificar as localizações relativas de edifícios individuais em um campus ou para coordenar os esforços entre disciplinas (arquitetura, estrutural e engenharia).
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 3 Definir níveis para o modelo. Adicione níveis no projeto hospedeiro que correspondam aos níveis no modelo vinculado. Crie níveis adicionais para plenums para que os espaços possam ser colocados para levar em conta todo o volume do projeto. Monitorar as alterações no modelo vinculado. Use Copiar/Monitorar para reconhecer quando ocorrem alterações no modelo vinculado. Espaços e regiões mantêm informações do que será utilizado para projetar os sistemas que satisfaçam os requisitos de aquecimento, resfriamento, iluminação e de proteção contra incêndio para o projeto. Criando um projeto Quando estiver pronto para iniciar um novo projeto no Revit, crie um arquivo de projeto. Utilize um dos seguintes métodos:  Pressione Ctrl+N.  Clique em Novo (Projeto).  Na janela Arquivos recentes, em Projetos, clique em Novo ou no nome do modelo desejado. Criação de um projeto a partir do menu do aplicativo Para criar um projeto utilizando um modelo 1. Clique em Novo (Projeto).
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 4 2. Na caixa de diálogo Novo projeto, em Arquivo modelo, execute um dos seguintes procedimentos: o Selecione um modelo na lista. o Clique em Procurar para navegar até o modelo desejado (um arquivo RTE), e clique em Abrir. O Revit fornece diversos modelos de projeto que residem na pasta Modelos nos seguinte locais:  %ALLUSERSPROFILE%\Autodesk\ 3. Para Criar novo, clique em Projeto. 4. Clique em OK. O software cria um novo projeto usando o modelo selecionado como um ponto de partida. Para criar um projeto usando as configurações padrão (nenhum modelo) 1. Clique em Novo (Projeto). 2. Na caixa de diálogo Novo projeto, em Arquivo do modelo, selecione Nenhum. 3. Para Criar novo, clique em Projeto. 4. Clique em OK. 5. Na caixa de diálogo Sistema de medição indefinido, selecione Imperial ou Métrico. O software cria um novo projeto usando o modelo selecionado como um ponto de partida. Adicionando modelos de projeto na lista Depois de criar um modelo de projeto, é possível adicioná-lo na lista exibida na janela Arquivos recentes ou na caixa de diálogo Novo projeto. A seguir, ao criar um projeto, você pode selecionar um modelo de projeto na lista. Localização de modelos de projeto Para adicionar os modelos de projeto na lista Modelos de projeto 1. Crie os modelos de projeto que desejar incluir na lista. 2. Clique em Opções. 3. Clique na guia Localização de arquivo. 4. Adicione um ou mais modelos na lista de Arquivos de modelo de projeto. Como?
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 5 1. Clique em (Adicionar valor). 2. Em Nome, substitua o nome do modelo padrão por um nome significativo. 3. Clique na coluna Caminho e clique em . 4. Navegue até o arquivo de modelo do projeto, selecione-o e clique em Abrir. O modelo é adicionado na lista. 5. Reordene a lista para colocar os modelos na ordem desejada. Os primeiros 5 modelos listados na tabela irão aparecer na janela Arquivos recentes em Projetos, fornecendo um acesso mais rápido. Ao criar um projeto, a lista completa de modelos de projeto estará disponível na caixa de diálogo Novo projeto. DicaColoque os modelos que espera que sejam mais utilizados no topo da lista, para que sejam facilmente acessados a partir da janela Arquivos recentes. Como? o Selecione uma linha de modelo e use (Mover linhas acima) e (Mover linhas abaixo) para mover os modelos para a posição desejada na lista. Criar um sistema de esgotamento sanitário Ambos os materiais hidráulicos devem ser atribuídos a um sistema de esgotamento sanitário, mas como o fluxo em um sistema de esgotamento sanitário depende de gravidade, a tubulação deve ser inclinada. As ferramentas Gerar layout permitem especificar o layout e a inclinação para a maior parte do sistema de esgotamento sanitário. No entanto, algumas modificações, como furos de ventilação e armadilhas, e as conexões entre diferentes níveis do edifício, devem ser feitas manualmente. Comece criando o sistema de esgotamento sanitário. 1. Selecione um ou mais materiais hidráulicos na vista de planta. 2. Clique na guia Modificar material hidráulico painel Criar sistemas Tubulação. 3. Na caixa de diálogo Criar sistema de tubulação, especifique o seguinte: o Tipo de sistema: o tipo de fixação selecionado na vista determina a qual tipo de sistema ele pode ser atribuído. Para um sistema hidráulico, os tipos padrão de sistema são Sanitário, Água fria residencial, Água quente residencial e Outro. ObservaçãoTambém é possível criar tipos personalizados de sistema para lidar com outros tipos de componentes e sistemas. o Nome do sistema: identifica de forma exclusiva o sistema. O Revit sugere um Nome do sistema ou é possível inserir um nome. 4. Clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 6 O sistema não atribuído previamente é movido para a pasta Tubulação no Navegador do sistema. Layout de tubulação para o sistema de esgotamento sanitário As ferramentas Gerar layout permitem definir o layout para tubulações no sistema de esgotamento sanitário. 5. Abra uma vista 3D que mostre o material hidráulico e insira o atalho de teclado WT para colocar as vistas lado a lado. 6. Na vista de planta, selecione um dos materiais hidráulicos no sistema de esgotamento sanitário. 7. Clique na guia Modificar sistemas de tubulação painel Layout Gerar layout ou Gerar marcador de posição. 8. Se mais de um sistema tiver sido criado para o ajuste, na caixa de diálogo Selecionar um sistema, selecione o novo sistema de esgotamento sanitário e clique em OK. A guia Gerar layout está ativada. ObservaçãoAo criar tubulações inclinadas, certifique-se de que possui um ponto de drenagem válido no sistema ou use o comando Inserir base para estabelecer um ponto de drenagem válido. 9. No painel Modificar layout, clique em Colocar base.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 7 10. Na Barra de opções, clique em Configurações. 11. Na caixa de diálogo Conversão de tubulação, especifique o tipo de tubulação e o deslocamento para os segmentos principal e de ramificação da tubulação de esgotamento sanitário. Neste exemplo, os segmentos Principal e de Ramificação estão definidos para um Tipo de tubulação: PVC e um deslocamento de -1' 6" (-450 mm), o que coloca a tubulação abaixo do nível associado com o nível atual na vista de planta. Clique em OK. 12. No painel Inclinação, selecione um valor para Valor de inclinação; para este exemplo, 1/8" /12" (32 mm). 13. Aceite o Tipo de solução padrão de encanamento: Rede e clique em ou para percorrer as soluções de rota propostas para selecionar a que melhor se enquadra na planta. Para obter mais informações sobre Tipos de solução, consulte Gerar layout. 14. Se necessário, clique em Modificar e reposicione segmentos de tubulação para evitar obstruções. 15. Clique em Concluir layout quando você estiver satisfeito com a rota da tubulação para o sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 8 A tubulação é criada de acordo com as especificações na caixa de diálogo Configurações de conversão e na Barra de opções. ObservaçãoCódigos de construção locais frequentemente requerem uniões de 45 graus para hidráulica de resíduos. Consulte Alterar soluções de rota para saber como modificar um acessório de 90 graus. É possível criar uma ventilação ao atualizar um acessório de tubulação, especificando o tipo de sistema, e desenhar um segmento vertical para servir como ventilação. 16. Selecione o cotovelo que conecta a tubulação vertical à tubulação principal no esgotamento sanitário na parte de atrás do banheiro e clique no sinal de mais acima do cotovelo para atualizar o acessório para um tubo em T. 17. Selecione a vista de planta de piso, selecione o acessório de tubo em T e realce o conector no T.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 9 O conector inferior é o primeiro conector realçado. ObservaçãoO símbolo de conector poderá não estar visível. Em vez disso, um quadrado realçado é exibido. Pressione Tab uma vez para realçar o conector superior (um quadramento realçado ligeiramente maior), clique com o botão direito do mouse no conector e clique em Desenhar tubo. 18. Na paleta Propriedades, em Mecânica, selecione Ventilação para o tipo de sistema. 19. Na Barra de opções, insira 8' 0" (250 cm) em Deslocamento, clique em Aplicar e em Modificar.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 10 Criar sistema de água fria residencial 1. Selecione um ou mais encanamentos na vista de planta. 2. Clique na guia Modificar material hidráulico painel Criar sistemas Tubulação. 3. Na caixa de diálogo Criar sistema de tubulação, especifique o seguinte: o Tipo de sistema: o tipo de fixação selecionado na vista determina a qual tipo de sistema ele pode ser atribuído. Para um sistema hidráulico, os tipos padrão de sistema são Sanitário, Água fria residencial, Água quente residencial e Outro. Selecione Água fria residencial. ObservaçãoTambém é possível criar tipos personalizados de sistema para lidar com outros tipos de componentes e sistemas. o Nome do sistema: identifica de forma exclusiva o sistema. O Revit sugere um Nome do sistema ou é possível inserir um nome. 4. Clique em OK. O sistema não atribuído previamente é movido para a pasta Tubulação no Navegador do sistema. 5. Clique na guia Modificar encanamento painel Layout Gerar layout ou Gerar marcador de posição. A guia Gerar layout é ativada. 6. Na Barra de opções, clique em Configurações para abrir a caixa de diálogo Configurações de conversão de tubulação, onde é possível especificar os deslocamentos e tipos de tubulações para os segmentos principal e de ramificação da tubulação. Em nosso exemplo, foi selecionado Padrão para o tipo de tubulação e o Deslocamento foi definido como 1' 6" (450 mm) para os segmentos principal e de ramificação. ConsulteConfigurações de conversão de tubulação. 7. Selecione um tipo de solução. No exemplo, foi selecionado Perímetro e foi especificado 9" (20 mm) para a Inserção. 8. Clique em ou em para percorrer as soluções propostas de rota e selecione a que melhor se encaixa em sua planta. 9. Se necessário, clique em Modificar e reposicione os segmentos de tubulação quando não houver nenhuma solução proposta que forneça o layout desejado. 10. Clique em Concluir layout quando estiver satisfeito com a rota da tubulação para seu sistema de água fria. A tubulação é criada para o sistema de tubulação, de acordo com as especificações do usuário na caixa de diálogo Configurações de conversão de tubulação.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 11 O banheiro e pia agora foram atribuídos para um sistema de água fria residencial no nível de tubulação no Navegador do sistema. 11. Clique em Modificar Criar o sistema de água quente residencial 1. Selecione uma pia na vista da planta. 2. Clique na guia Modificar material hidráulico painel Criar sistemas Tubulação. 3. Na caixa de diálogo Criar sistema de tubulação, especifique o seguinte: o Tipo de sistema: o tipo de fixação selecionado na vista determina a qual tipo de sistema ele pode ser atribuído. Para um sistema hidráulico, os tipos padrão de sistema são Sanitário, Água fria residencial, Água quente residencial e Outro. Selecione Água quente residencial.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 12 ObservaçãoTambém é possível criar tipos personalizados de sistema para lidar com outros tipos de componentes e sistemas. o Nome do sistema: identifica de forma exclusiva o sistema. O Revit sugere um Nome do sistema ou é possível inserir um nome. 4. Clique em OK. Criação de tipos de sistemas É possível criar um novo tipo de sistema de duto ou tubulação ao duplicar um tipo de sistema existente. Quando você duplica um tipo de sistema, o novo tipo de sistema utiliza o mesmo sistema de classificação. A seguir, é possível modificar a duplicação sem afetar o tipo de sistema original ou suas instâncias. Criação de um tipo de sistema de duto personalizado 1. No Navegador de projeto, expanda Famílias Sistemas de dutos Sistema de dutos. DicaPara criar um tipo de sistema de duto personalizado, expanda Famílias Sistemas de tubulação Sistema de tubulação. 2. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Duplicar. 3. Selecione a duplicação, clique com o botão direito do mouse e clique em Renomear. Insira um nome para o novo tipo de sistema. No exemplo a seguir, o suprimento de ar de alta pressão foi criado a partir do tipo de sistema de suprimento de ar e tem o mesmo sistema de classificação.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 13 Personalizando tipos de sistemas  Personalize os parâmetros de tipo para um tipo de sistema, incluindo sobreposições gráficas, materiais, cálculos, abreviatura e símbolos de elevação/queda. É possível personalizar os parâmetros para os tipos padrão de sistema (suprimento, retorno e ar de exaustão), assim como quaisquer novos tipos de sistema que você criar. Editar sobreposições gráficas É possível personalizar as sobreposições gráficas para controlar a cor, a espessura de linha e o padrão de linha para a coleção de objetos atribuídos a um sistema daquele tipo. As sobreposições gráficas são aplicadas ao projeto, e não são específicas da vista, como filtros. 1. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Propriedades de tipo. 2. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, em Gráficos, em Sobreposições gráficas, clique em Editar. 3. Na caixa de diálogo Gráfico de linha, para Linhas, especifique a espessura, a cor ou o padrão. Clique em "OK". Sobreposições gráficas para um sistema são priorizadas entre Fases e Filtros. A espessura, a cor e o padrão da linha por tipo de sistema irá sobrepor as configurações por categoria. No entanto, um filtro de vista sempre tem precedência sobre as configurações das sobreposições gráficas do sistema. A tabela a seguir resume a priorização para as sobreposições gráficas. Estilo do objeto Sobreposição de categoria V/G Sistema Fase Filtro de vista Instância Instância Filtro de vista Fase Sistema Sobreposição de categoria V/G Estilo do objeto Editar outros parâmetros do sistema É possível editar os materiais, os cálculos, a abreviatura e os símbolos de elevação/queda para um sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 14 1. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Propriedades de tipo. 2. Na caixa de diálogo Propriedades do tipo, faça um ou mais do seguinte: o Para Material, clique em Procurar. No Navegador de materiais, selecione um material e clique em OK. Consulte Materiais para obter mais informações. o Para Cálculos, selecione Tudo, Somente fluxo ou Nenhum. o Para Abreviatura, insira o texto a ser utilizado para a abreviatura do sistema. A abreviatura do sistema é o prefixo usado no nome do sistema. o Para Símbolo de elevação/queda, clique em . Na caixa de diálogo Selecionar símbolo, selecione o símbolo e clique em OK. Configurações de conversão de tubulação É possível especificar um tipo de tubulação e elevação para as tubulações principais e de ramificação ao utilizar Gerar layout para sua tubulação que difere das configurações padrão de conversão de tubulação. O valor padrão das configurações de conversão de tubulação é especificado na caixa de diálogo Configurações mecânicas. 1. Um de cada vez, selecione Principal e de Ramificação no painel esquerdo e, a seguir, especifique as seguintes configurações para cada um deles: o Tipo de tubulação: especifica o tipo de tubulação a utilizar para as seções principal ou de ramificação do sistema. o Deslocamento: especifica a altura dos componentes de tubulação para as seções principal ou de ramificação do sistema. A elevação absoluta da tubulação depende do componente que foi selecionado quando o sistema foi criado, o tipo de sistema e tipo de vista usado para criar o layout. 2. Clique em OK. ObservaçãoComo a elevação absoluta das tubulações depende de diversos fatores, abra uma vista 3D para verificar a elevação absoluta para a tubulação ao especificar parâmetros de deslocamento principal e de ramificação. Por exemplo, quando um sistema tem um componente mecânico como uma bomba ou aquecedor atribuído, o nível associado com aquele componente é o nível de referência para o deslocamento. No entanto, ao efetuar o layout de tubulação em uma vista de planta para um sistema que foi criado sem atribuir um componente mecânico, o deslocamento é relativo à vista de nível associado. Dimensionamento da tubulação
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 15 Utilize a caixa de diálogo Dimensionamento de tubos para especificar automaticamente o tamanho de seções de tubulação usando os métodos de dimensionamento por atrito e/ou velocidade. Unidades de ajuste para conversão de fluxo (GPM) O Revit fornece uma conversão geral de unidades de ajuste para fluxo, utilizando os valores encontrados no Código Internacional de Hidráulica 2006 (IPC), Tabela E103.3 (3). O método de conversão de fluxo selecionado na paleta Propriedades para o sistema selecionado determina a seção da tabela IPC usada para a conversão. Consulte Visualizar as propriedades do sistema. O fluxo resultante é utilizado para calcular o tamanho da tubulação. O valor calculado para o fluxo pode ser útil no dimensionamento de tubulação de ramificação para subsistemas. No entanto, ao especificar os tamanhos para a tubulação principal, considere uma variedade de outros fatores, incluindo o tipo de sistema, o tipo de construção, picos de demanda, pressão de fornecimento disponível, a pressão necessária no acessório mais alto e limitações impostas pelas autoridades locais, ajustes selecionados e origem do fornecimento. O Código Internacional de Hidráulica 2006, Apêndice E, fornece informações detalhadas que devem ser levadas em conta ao planificar um sistema hidráulico. ObservaçãoA Tabela 103.3 (3) contém um erro. O valor de galões por minuto para 4.000 Unidades de acessórios em Sistemas de fornecimento para Tanques predominantemente de descarga deve ser 525.0, e não 535.0 como mostrado na tabela. Uso da caixa de diálogo Dimensionamento de tubulação ObservaçãoA caixa de diálogo Dimensionamento de tubulação não pode ser usada para dimensionar tubulação de sistema sanitário. 1. Selecione as seções de tubulações sendo dimensionadas. 2. Clique na guia Seleção múltipla painel Análise Dimensionamento de duto/tubulação. 3. Na caixa de diálogo Dimensionamento de tubulação, selecione um método de dimensionamento da lista suspensa: velocidade ou atrito. Selecione uma das seguintes opções associada com o método selecionado: o Somente para dimensionar tubulações de acordo com os parâmetros para o método selecionado (velocidade ou atrito). o E para forçar o dimensionamento das tubulações para atender os parâmetros que você especificar para velocidade e atrito. o Ou para permitir o dimensionamento das tubulações de acordo com os parâmetros de atrito, velocidade ou ambos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 16 Especificar o tamanho de ramificação de restrições É possível restringir o tamanho do(s) segmento(s) de tubulação ao selecionar uma opção na lista de Restrições e usar a opção Restringir tamanho para especificar um limite absoluto no tamanho da tubulação. 4. Selecione uma das seguintes Restrições na lista: o Somente o tamanho calculado - o tamanho do(s) segmento(s) de tubulação selecionado(s) é determinado usando o método de dimensionamento selecionado e não é de outra forma restringido. o Coincidir o tamanho do conector - o tamanho do(s) segmento(s) de tubulação selecionado(s) na ramificação é determinado pelo tamanho do conector utilizado entre a ramificação e a tubulação principal, até a primeira conexão na rede. o Maior entre conector e calculado - o tamanho do(s) segmento(s) de tubulação selecionado(s) é determinado usando o maior dos dois determinantes. Se o tamanho do conector for menor do que o tamanho calculado usando o método de dimensionamento, então o tamanho calculado será usado. Se o tamanho do conector for maior que o tamanho calculado usando o método de dimensionamento, então o tamanho do conector será usado. Por exemplo, selecione esta opção para evitar alimentar um material hidráulico com um segmento de tubulação que seja menor do que o tamanho do conector no encaixe. 5. Se necessário, clique em Restringir tamanho e insira um valor para especificar um limite absoluto para o tamanho do(s) segmento(s) de tubulação selecionado(s). Inspetor do sistema Quando o Inspetor do sistema estiver ativo, as ferramentas permitem modificar, inspecionar e visualizar as propriedades de instância para um sistema de tubulação selecionado. ObservaçãoO Inspetor do sistema não está disponível para sistemas de proteção contra incêndio.  Modificar: permite alterar os tipos de componentes dentro de um sistema (dutos, terminais de ar, equipamento, ajustes e acessórios para sistemas de duto e tubulação, equipamento, ajustes e acessórios para sistemas de tubulação) para equilibrar as perdas pelo sistema. Não é possível alterar a atribuição de sistema usando o Inspetor do sistema.  Propriedades: abre a paleta Propriedades onde é possível examinar as propriedades para o sistema selecionado.  Inspetor: permite examinar seções ou subseções específicas de um sistema. Quando uma seção ou uma subseção de um sistema é realçada, o inspetor mostra as informações sobre a perda de pressão, a pressão estática e o fluxo da seção. Clique em uma seção para reter as informações de fluxo na vista e realçar outra seção para comparar as informações para ambas as seções. Informações no nas seções do terminal mostram a perda de pressão total para
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 17 o caminho e o excesso de pressão para o caminho comparado com o pior caso de caminho. O pior caso de caminho é mostrado em vermelho. Setas mostrar a direção do fluxo para todas as seções. Usar o Inspetor do sistema Abrir o Inspetor do sistema 1. No Navegador de projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes em uma vista onde tenha criado um sistema mecânico. ObservaçãoO Inspetor do sistema não está disponível para sistemas de proteção contra incêndio. 2. Selecione uma seção do sistema mecânico e clique em Modificar | guia Duto/tubulação painel Análise Inspetor do sistema para ativar as ferramentas na guia Inspetor do sistema. Modificar um componente do sistema 3. Clique em Modificar na guia Inspetor do sistema. 4. Selecione um componente no sistema e, a seguir, selecione um tipo no Seletor de tipos para alterar o componente. Inspeção de seções em um sistema 5. Clique na guia Inspetor do sistema painel Inspetor do sistema Inspecionar. São exibidas setas ao longo do comprimento do sistema para mostrar a direção do fluxo. 6. Realce uma seção no sistema. As informações de fluxo são exibidas como um identificador para a seção realçada. As setas e o indicador são codificados por cores. A cor vermelha indica os segmentos com maior pressão estática. 7. Clique para reter as informações de fluxo na vista. As informações permanecem até que você clique em outra seção ou até fechar o Inspetor do sistema. Visualizar propriedades do sistema 8. Clique em (Propriedades) no painel de Inspetor do sistema. A paleta Propriedades exibe os parâmetros para o sistema. Concluir ou Cancelar a inspeção do sistema 9. Clique em Concluir para aplicar as alterações ou em Cancelar para fechar o Inspetor do sistema sem aplicar as alterações no sistema. Componentes de encaixe
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 18 Algumas luminárias, acessórios e equipamentos mecânicos podem ser inseridos em linha com segmentos de duto existentes, criando automaticamente conexões onde eles são colocados. Estes componentes de encaixe têm conectores opostos idênticos que são perfeitamente alinhados com a direção dos conectores. As transições são inseridas automaticamente quando é necessário coincidir com o tamanho do segmento de duto. Quando o tamanho de um componente de encaixe coincide com o tamanho de duto onde ele é colocado (sem transições), o comportamento de encaixe restaura (corrige) o segmento de duto se o componente for removido. O exemplo a seguir adiciona um amortecedor a dutos existentes. Adicionando um amortecedor a dutos existente 1. No Navegador de projeto, abra uma vista de planta onde você deseja colocar um componente de encaixe. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Acessório de duto e, no Seletor de tipo, selecione Abafador : Padrão. 3. Posicione a visualização do amortecedor sobre o segmento de duto onde deseja inseri-lo e, quando a referência ao centro for exibida, clique para colocar o amortecedor. 4. A união é encaixada no duto e conecta os dutos aos conectores abertos do amortecedor. Duto Utilize as ferramentas de duto para desenhar dutos em um projeto e conectar terminais de ar e equipamento mecânico. Os dutos podem ser desenhados horizontal e verticalmente. Na primeira vez que você desenhar dutos em um projeto, especifique as preferências de roteamento para o tipo de duto que está sendo colocado. Consulte Especificando as preferências de roteamento para dutos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 19 Você pode desenhar dutos horizontais e verticais usando os comandos de Duto na guia Sistemas Painel AVAC ou ao usar as opções de Duto no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse no conector nas extremidades de dutos, conexões de dutos, terminais de ar, equipamento mecânico e acessórios de duto. Marcador de posição do duto Desenhe um marcador de posicionamento do duto nas primeiras etapas de projeto para indicar a localização aproximada de um trecho de duto ou para exibir um layout que não tenha sido totalmente dimensionado. O marcador de posicionamento do duto é exibido como geometria de linha única sem conexões. Usando marcador de posicionamento do duto, é possível permitir um sistema bem conectado enquanto o projeto ainda é desconhecido, e que pode ser ajustado em outra fase do projeto. É possível converter um marcador de posição de duto para duto com acessórios. Configurações da barra de opções de duto  Nível: (somente vistas 3D, de elevação e de corte) especifica o nível de referência para o duto.  Largura: especifica a largura de um duto retangular ou oval.  Altura: Especifica a altura para um duto retangular ou oval.  Diâmetro: Especifica o diâmetro para um seção de duto redondo.  Deslocamento: Especifica a elevação vertical do duto em relação ao nível atual. É possível inserir um valor de deslocamento ou selecionar a partir de uma lista de valores de deslocamento lembrados.  / : Bloqueia/desbloqueia a elevação para o segmento. Quando bloqueada, a elevação do segmento é mantida e conexões não podem ser feitas para segmentos em uma elevação diferente. Ferramentas de colocação de duto Quando a ferramenta Duto ou Argumento de duto é selecionada, Modificar | guia Colocar duto fornece as seguintes opções para colocar dutos:  Justificação: abre a caixa de diálogo Configuração de justificação, onde é possível especificar justificação horizontal, deslocamento horizontal e justificação vertical para a tubulação. ObservaçãoEsta opção não está disponível quando a ferramenta Argumento de duto está selecionada.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 20  Conectar automaticamente: permite conectar automaticamente aos snaps em um componente ao iniciar ou terminar um segmento de duto. Esta opção é útil para conectar segmentos em diferentes elevações. No entanto, ao desenhar um duto ao longo do mesmo caminho que outro duto em um deslocamento diferente, desmarque Conectar automaticamente para evitar criar uma conexão não intencional.  Herdar elevação: herda a elevação do elemento ao qual o snap está sendo efetuado.  Herdar tamanho: herda o tamanho do elemento ao qual o snap está sendo efetuado.  Ignorar a inclinação ao conectar: controla se o duto redondo inclinado conecta com o valor de inclinação atual ou conecta diretamente, independentemente do valor da inclinação. ObservaçãoEsta opção somente está disponível ao colocar duto redondo.  Identificar na colocação: aplica o identificador de anotação padrão para um segmento de duto quando este é colocado na vista. Configuração de justificação Esta caixa de diálogo for acessada ao clicar em Configurações de justificação enquanto a ferramenta de duto estiver selecionada. É possível especificar as seguintes opções de layout de justificação.  Justificação horizontal: alinha as arestas das seções do duto na horizontal, utilizando o centro, a esquerda ou a direita do duto como referência.  Deslocamento horizontal: especifica um deslocamento entre o local onde você clicar na área de desenho e o local onde o duto é desenhado. Esta opção é útil ao colocar o trecho de dutos em uma distância fixa a partir de outro componente em uma vista.  Justificação vertical: alinha as arestas das seções do duto na vertical, utilizando o meio, parte inferior ou parte superior do duto como uma referência. Desenhar um duto em uma vista de planta É possível desenhar dutos horizontais e verticais em uma vista de planta. Você desenha um segmento vertical do duto em uma vista de planta ao alterar o valor de Deslocamento na Barra de opções ao desenhar um segmento de duto. No entanto, com frequência é mais fácil desenhar segmentos de duto vertical em uma vista de elevação ou em uma vista de corte. Consulte Desenhar dutos em uma vista de elevação ou de corte. 1. Abra uma vista que contenha o sistema de dutos onde deseja colocar dutos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 21 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Duto ou Marcador de posicionamento do duto. 3. No Seletor de tipo, selecione o tipo de duto. 4. Opcionalmente, na paleta Propriedades, em Mecânica, selecione um tipo de sistema. 5. Na Barra de opções, especifique as opções de layout. Opcionalmente, para desenhar um duto vertical, na Barra de opções especifique um deslocamento que esteja acima ou abaixo do ponto inicial e clique em Aplicar. Um segmento vertical é automaticamente criado, estendendo do deslocamento original para o deslocamento recém aplicado. É possível desenhar segmentos horizontais para continuar o trecho no novo deslocamento ou clicar em Modificar para inserir somente o segmento vertical. 6. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente o duto. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então... alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical. carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. incluir uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e o duto selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 7. Na faixa de opções, selecione opções de colocação. 8. Especifique o ponto inicial do duto, mova o cursor para a posição final desejada do duto e clique novamente para especificar o ponto final do duto.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 22 O duto efetua o snap a um (conector) em um equipamento mecânico, duto, conexão de duto ou terminal de ar ou à linha de centro do duto existente para estabelecer um ponto inicial ou final do duto. As transições, tubos em T e os cotovelos são adicionados automaticamente ao segmento para duto de 2 linhas. O duto de marcador de posição é desenhado sem cotovelo ou acessórios em T. Alguns componentes têm vários conectores que são exibidos empilhados um sobre o outro. Ao desenhar um duto de um conector empilhado, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. Se o duto estiver atribuído a um sistema, os terminais de ar e equipamento mecânico conectados a ele são adicionados ao mesmo sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 23 Os elementos de duto redondo (rígidos e flexíveis) são exibidos com linhas de centro em uma vista de linha oculta. Para os acessórios de dutos, você pode sobrepor a linha de centro padrão ao editar a família, ao adicionar uma linha de modelo, e ao definir sua subcategoria como linha de centro. Os elementos de duto retangular e oval não são exibidos com linhas de centro em uma vista de linha oculta. Por padrão, as linhas de centro estão desativadas em modelos dos EUA. Desenhar um duto vertical a partir de um trecho de dutos horizontal 1. Na Barra de opções, especifique um deslocamento para o duto e desenhe um segmento de duto horizontal, clique para especificar um ponto final para o segmento horizontal e, a seguir, na Barra de opções, especifique um deslocamento diferente e clique em Aplicar. Um segmento vertical é adicionado a partir do conector no segmento horizontal com o deslocamento especificado. 2. Clique em Modificar ou continue o trecho. Desenhar um duto em uma vista de elevação ou de corte Utilize as mesmas ferramentas e métodos para desenhar dutos em vistas de elevação e de corte em vistas de planta. No entanto, como você está visualizando o layout de outra perspectiva, os resultados não serão sempre como esperados. Dutos desenhados em uma vista de elevação/de corte são desenhados com relação ao plano de vista de elevação/corte. Ao desenhar em uma vista de elevação/corte, mantenha uma vista 3D ou uma vista de planta visível para ver os resultados das ações. Eis algumas coisas para ter em mente:  O Revit tenta manter a orientação para dutos retangulares em relação a uma vista de planta. Na maioria dos casos, ao desenhar um duto em uma vista de elevação/corte, a largura (W) é medida da esquerda para a direita, como aparece na vista, e a altura (H) é medida de cima para baixo. Se você desenhar um duto com 8" W x 12" H em uma vista de elevação/corte, o mesmo duto é exibido como 12" W x 8" H em uma vista de planta. Isto ocorre porque a perspectiva em uma vista de planta vê o topo do duto e em uma vista de elevação/corte vê o lado do duto. ObservaçãoQuando você pressiona a barra de espaço ao adicionar um duto a dutos existentes, o novo duto assume o tamanho dos dutos existentes. A Barra de opções exibe a largura e a altura do duto existente e o duto sendo adicionado é desenhado com essas cotas. No entanto, quando você adiciona um duto horizontal a um duto existente exibido como uma vista final (perpendicular ao plano da vista), a largura e a altura são revertidas. Isto significa que o valor para a largura é medido na vista de cima para baixo, e o valor da altura é medido da esquerda para a direita. DicaÉ possível clicar em Modificar | guia Colocar duto painel Ferramentas de colocação Herdar tamanho para assumir o tamanho dos dutos existentes.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 24 Os exemplos a seguir mostram a orientação dos dutos adicionados em vistas de elevação/corte. Nestes exemplos, todos os segmentos existentes são 12" W x 8" H. No primeiro exemplo, um duto horizontal de 12" W x 8" H é exibido em uma vista de planta. Na vista de elevação, um duto horizontal é adicionado ao duto. A visualização do duto mostra que a orientação do novo duto tem a face de 12" (W) exibido de cima para baixo.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 25 Os dutos resultantes são mostrados abaixo na vista de elevação (1), vista de planta (2) e vista 3D (3). Os dutos contêm uma transição entre o cotovelo e o novo segmento de duto.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 26 O desenho do novo duto para cima (ou para baixo) do duto do exemplo anterior não requer uma transição para ser exibido. A largura e a altura são exibidas em relação à vista de elevação. Ao conectar a um duto existente em uma vista de elevação, pode ser necessário especificar a largura e a altura, na Barra de opções, para obter o resultado desejado.  Para definir um ponto de início para duto desenhado em uma vista de elevação, selecione um conector existente. Como não é possível especificar a profundidade para o ponto inicial, você começa a partir de um conector para especificar a profundidade. Se você não conectar a um duto, acessório ou fixação existentes, a profundidade é assumida como zero e o duto é inserido no plano da vista e desenhado em relação à vista de elevação (centralizado no identificador da vista de elevação quando visualizado em uma vista de planta). Quando você conecta o duto à vista final de dutos existentes (que seja perpendicular a um plano de vista de elevação), por exemplo, um duto que vai do norte para o sul, com uma vista de elevação norte, o novo duto é inserido de acordo com as seguintes condições: O novo duto se conectará ao conector disponível mais próximo do plano da vista (em primeiro plano) para a vista de elevação. Um conector disponível é um que já não esteja conectado a outro conector e esteja dentro dos limites da vista de elevação. (O único limite para uma vista de elevação é o plano da vista no primeiro plano.) No exemplo a seguir, ambos os conectores em um duto existente (1) estão disponíveis. O segmento horizontal adicionado à vista de elevação (2) está conectado ao conector mais próximo do plano da vista, como mostrado na vista de planta (3).
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 27 Dois conectores dentro do alcance da vista Ambos os conectores dentro do alcance da vista
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 28 Se só existir um conector disponível dentro do alcance da vista, aquela conexão será usada. No exemplo a seguir, o conector mais próximo do plano da vista já está sendo utilizado (1). Quando o novo duto adicionado à vista de elevação (2), ele é adicionado na extremidade final dos dutos existentes (3) utilizando o único conector disponível. Somente um conector disponível dentro do alcance da vista
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 29 Somente um conector dentro do alcance da vista Se não houver conectores disponíveis dentro do alcance da vista, o duto é conectado com um tubo em T na interseção do plano de vista e do segmento. A linha de centro do duto é inserida exatamente sobre o plano da vista. Se não houver conectores disponíveis dentro do alcance da vista, como na vista da planta (1), o novo duto (adicionado na vista de elevação (2)) é conectado com um tubo em T na interseção do plano de vista de elevação e dos dutos existentes (3). A linha de centro do duto é inserida exatamente sobre o plano da vista. O único conector dentro do alcance da vista já está em uso
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 30 Dois conectores dentro do alcance da vista, mas um conector já em uso Todos os conectores disponíveis fora do alcance da vista
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 31  Quando você conecta duto em dutos existentes que sejam perpendiculares ao plano da vista de corte (por exemplo, um duto que vai do norte para o sul, com uma vista de corte virada para o norte), o novo duto inserido de acordo com as seguintes condições: O novo duto será conectado ao conector disponível mais próximo do plano da vista (em primeiro plano) para a vista de corte. Um conector disponível é um que já não esteja conectado a outro conector e esteja dentro dos limites da vista de corte. No exemplo a seguir, ambos os conectores em um duto existente (1) estão disponíveis. O segmento horizontal adicionado à vista de corte (2) está conectado ao conector mais próximo do plano da vista, como mostrado na vista de planta (3). Se somente um conector estiver disponível dentro do alcance da vista de conector, ele será o conector usado. Apesar de ambas as extremidades do duto existente estarem dentro do alcance da vista no exemplo a seguir, somente uma está disponível. O outro conector já está em uso. O conector disponível é utilizado, mesmo se for o mais longínquo do plano da vista. Se todos os conectores disponíveis estiverem fora do alcance da vista, o duto é conectado com um tubo em T na interseção do plano da vista e dos dutos existentes. A linha de centro do duto é inserida exatamente sobre o plano da vista. O único conector dentro do alcance da vista, mas já está em uso  Ao desenhar duto a partir de um conector em determinados componentes de família (como um VAV) em uma vista de corte, deixe distância suficiente (A) entre
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 32 o plano da vista e o conector no componente para permitir o segmento e o cotovelo necessários. Quando não houver espaço insuficiente, o plano da vista será movido para permitir a conexão. Neste caso, quando o duto é desenhado na vista de corte (1), o Revit adiciona um pequeno segmento de duto entre o conector do VAV e o cotovelo, como mostrado na vista de planta (2) e vista 3D (3).  Se você estiver conectando duto vertical a um conector existente em um duto que seja perpendicular ao plano de vista de elevação, o novo duto será conectado ao conector aberto mais próximo do plano da vista (em primeiro plano). Se não
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 33 houver nenhum conector aberto, o novo duto é conectado com um tubo em T na interseção do plano da vista e dos dutos existentes. No exemplo a seguir, 2 segmentos de duto verticais são adicionados a uma seção de dutos em uma vista de elevação. Os dutos originais são exibidos em uma vista de planta (1), na vista 3D associada (2) e na vista de elevação sul (3). Os segmentos verticais resultantes são exibidos (da esquerda para a direita) na forma como eles são exibidos na vista de planta (1), na vista 3D associada (2) e na vista de elevação sul (3).  Ao desenhar duto a partir de um conector em determinados componentes de família (como um VAV) em uma vista de elevação, você deve deixar distância suficiente (A) entre o plano da vista e o conector no componente para permitir o segmento e o cotovelo necessários. Quando não houver espaço insuficiente, o plano da vista será movido para permitir a conexão.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 34 Neste caso, quando o duto é desenhado na vista de elevação sul (1), o Revit adiciona um pequeno segmento de duto entre o conector do VAV e o cotovelo, como mostrado na vista de planta (2) e na vista 3D (3).  O duto desenhado em uma vista de corte é desenhado em relação ao plano de vista. Isto significa que, se você criar um corte que não seja paralelo ao eixo X ou Y em uma planta de piso, o duto desenhado naquela vista de corte será colocado no mesmo ângulo que o corte. No seguinte projeto de amostra, você deseja adicionar dutos para conectar segmentos no nível 1 para os dutos no nível 2.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 35 Na vista de corte, os dutos do nível 2 parecem estar alinhados acima dos dutos do nível 1. Usando a ferramenta de duto, é possível desenhar um degrau vertical do trecho de dutos no VAV no nível 1 para os dutos existentes no nível 2. Os dutos são adicionados do conector no trecho de dutos no VAV do nível 1 para os dutos horizontais no nível 2. A vista 3D associada mostra como os dutos são de fato criados. Os dutos resultantes são desenhados com um segmento vertical e um segmento horizontal para se conectarem aos dutos no nível 2. O segmento horizontal é adicionado perpendicular ao plano da vista de corte. Especificando as preferências de roteamento para dutos É possível atribuir conexões a serem usadas ao rotear o duto.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 36 Para especificar as preferências de roteamento 1. No Navegador de projeto, expanda as Vistas (todas) Plantas de piso e abra uma vista para o sistema mecânico. 2. No Navegador de projeto, expanda Famílias Dutos Tipos de dutos. 3. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de duto e clique em Propriedades de tipo. ObservaçãoPara editar as propriedades de tipo enquanto o comando Duto estiver ativo, clique em (Editar tipo). 4. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, em Conexões, para Preferências de roteamento, clique em Editar. 5. Na caixa de diálogo Preferências de roteamento, clique no nome de uma peça para especificar uma peça diferente. ObservaçãoMesmo que você possa adicionar outras linhas, deve especificar somente uma peça para cada seção. 6. Para modificar os tamanhos de dutos, clique em Tamanho de duto. Utilize a caixa de diálogo Configurações mecânicas para adicionar ou excluir os tamanhos disponíveis. Se você altera as preferências de roteamento e deseja atualizar trechos de dutos existentes no projeto com o mesmo tipo, selecione os segmentos e conexões existentes e na guia Modificar, clique em (Reaplicar tipo). Se você deseja alterar o tipo para um trecho do duto e utilizar outra preferência de roteamento, na guia Modificar, clique em (Alterar tipo). Especificando símbolos de Elevação e Queda para um Sistema de dutos 1. No Navegador de projeto, expanda as Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes em uma vista para ver o sistema de dutos. 2. No Navegador de projeto, expanda Famílias Sistemas de dutos Sistema de dutos. 3. Clique com o botão direito do mouse em um sistema de dutos e clique em Propriedades de tipo. 4. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, em Parâmetros de tipo, em Elevação/Queda, clique na coluna Valor e, em seguida, clique em para abrir a caixa de diálogo Selecionar símbolo, onde é possível selecionar um símbolo de elevação e queda. 5. Clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 37 Conectar dutos a um sistema existente 1. Na área de desenho, selecione um equipamento mecânico, duto, duto flexível ou conexão de duto ao qual conectar o duto. 2. Clique com o botão direito do mouse no conector ao qual deseja conectar o duto e clique em Desenhar duto ou Desenhar marcador de posição de duto. Alguns componentes têm vários conectores que são exibidos empilhados um sobre o outro. Ao desenhar um duto de um conector empilhado, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. 3. Arraste o outro extremo do duto para o destino desejado. 4. Clique para especificar o ponto final do duto. Para dutos de duas linhas, transições, tubos em T e cotovelos são adicionados automaticamente ao segmento. Conectar um duto vertical a partir de um componente existente 1. Clique com o botão direito do mouse em um conector de um duto, duto flexível, conexão de duto, terminal de ar ou equipamento mecânico existente e clique em Desenhar duto ou Desenhar marcador de posição de duto. 2. Clique em Modificar | guia Colocar duto Ferramentas de colocação Conectar automativamente. 3. Pressione a Barra de espaço para assumir o tamanho e a elevação do componente existente. DicaÉ possível clicar em Modificar | guia Colocar duto painel Ferramentas de colocação Herdar elevação ou Herdar tamanho para assumir apenas a elevação ou o tamanho. 4. Na Barra de opções, especifique um deslocamento que esteja acima ou abaixo do ponto inicial, clique em Aplicar e em Modificar. Um segmento vertical é automaticamente criado, estendendo do deslocamento original para o deslocamento recém aplicado. É possível desenhar segmentos horizontais para continuar o trecho no novo deslocamento ou clicar em Modificar para inserir somente o segmento vertical. Ao desenhar um duto a partir de um componente com vários conectores empilhados, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. Conversão de marcador de posição de duto para duto de 2 linhas
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 38 É possível converter um marcador de posição de duto para duto com acessórios. As propriedades de tipo dos elementos do marcador de posição determinam os acessórios a adicionar. Por exemplo, se um marcador de posição de duto é criado com um tipo de duto retangular com as tampas, então os elementos do marcador de posição serão convertidos para duto retangular com as tampas em vez de tubos em T. 1. Selecione um marcador de posição do elemento, segmento ou todo o marcador de posição do layout a converter. 2. Clique em Modificar | guia Múltipla seleção painel Editar Converter marcador de posição. O duto de marcador de posição é convertido em duto com acessórios. ObservaçãoSe Exibir avisos relacionados estiver disponível na faixa de opções, clique nesta opção para revisar as mensagens de aviso relativas à conversão de marcador de posição de layouts de dutos. Controles de duto Quando um segmento de duto é selecionado em uma vista, diversos controles permitem ajustar o tamanho, comprimento, elevação e inclinação para segmentos de duto. ObservaçãoA inclinação para trechos de dutos serve somente como um meio para roteamento de trechos de dutos. Não é possível usar o Editor de inclinação para aplicar inclinações em um sistema de dutos.  O comprimento é exibido no ponto central de um segmento de duto como uma cota temporária.  A elevação para cada extremidade de um segmento de duto é exibida próxima ao conector em cada extremidade do duto.  permite arrastar um segmento de duto e fornece acesso ao clicar com o botão direito do mouse no menu de contexto.  permite tornar permanentes as cotas temporárias. Consulte Cotas temporárias.  indica a direção da inclinação para o duto inclinado. O valor da inclinação no centro do duto indica a elevação/trecho, o ângulo, a porcentagem ou a relação para a inclinação, dependendo do parâmetro Inclinação para a disciplina na caixa de diálogo AVAC Unidades do projeto. Usando controles de cota 1. Selecione um duto na área de desenho para exibir os controles de duto e os valores de deslocamento. 2. Clique no controle de comprimento temporário acima de um segmento de duto, insira o comprimento do duto e pressione Enter. Usando os controles de elevação
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 39 1. Selecione um duto na área de desenho para exibir os controles de duto e os valores de deslocamento. 2. Clique no controle de elevação em cada extremidade de um segmento de duto, insira um valor para a elevação e pressione Enter. Se você inserir um valor diferente para cada extremidade de um segmento, a inclinação é aplicada ao segmento. Usando controles de inclinação 1. Selecione um duto na área de desenho para exibir os controles de duto e os valores de deslocamento. 2. Clique no controle de elevação em uma extremidade de duto, insira um valor para o deslocamento que especifica que uma elevação é maior ou menor do que o deslocamento na outra extremidade de duto e pressione Enter. Alternar a extremidade de referência O controle de inclinação no ponto central indica a direção da inclinação e aponta na direção da extremidade de referência do duto. (Quando o valor da inclinação é alterado, a extremidade de referência permanece em sua elevação atual). O valor para o controle de inclinação no centro do duto indica a elevação/trecho, o ângulo, a porcentagem ou a relação para a inclinação, dependendo do parâmetro Inclinação para a disciplina na caixa de diálogo AVAC Unidades do projeto 1. Clique no ângulo no ponto central do duto. O ângulo vira para apontar para o extremo oposto do duto. Definir uma inclinação absoluta 1. Clique no valor para a inclinação no ponto central do duto, insira um valor para a inclinação e pressione Enter. O valor que você inserir é a elevação da inclinação para o trecho ou o ângulo absoluto para a inclinação, dependendo do parâmetro Exibição de inclinação na caixa de diálogoUnidades do projeto. Dutos flexíveis Você desenha dutos flexíveis usando a ferramenta Duto flexível ou usando a opção Desenhar duto flexível no menu de contexto de um conector no equipamento mecânico, no acessório do duto ou na extremidade de um duto. A adição de segmentos de duto flexível é similar à adição de dutos rígidos. Esta ferramenta somente está disponível em vistas de planta e 3D.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 40 Configurações da barra de opções de duto flexível  Nível: (somente vistas 3D, de elevação e de corte) especifica o nível de referência para o duto.  Diâmetro: Especifica o diâmetro para um seção de duto redondo. As transições são adicionados automaticamente para estabelecer conexões do sistema. Se as conexões não puderem ser mantidas, uma mensagem de aviso é exibida.  Deslocamento: Especifica a elevação vertical do duto em relação ao nível atual. É possível inserir um valor de deslocamento ou selecionar a partir de uma lista de valores de deslocamento lembrados Ferramentas de colocação de duto flexível Quando o a ferramenta Duto flexível estiver selecionada, a guia Inserir duto flexível fornece as seguintes opções para colocar a tubulação:  Identificar na colocação: aplica o identificador de anotação padrão para um segmento de duto quando este é colocado na vista.  Conectar automaticamente: permite conectar automaticamente aos snaps em um componente ao iniciar ou terminar um segmento de duto flexível. Isto é útil para conectar segmentos em elevações diferentes. No entanto, ao desenhar um duto flexível ao longo do mesmo caminho que outro duto em um deslocamento diferente, desmarque Conectar automaticamente para evitar criar uma conexão não intencional. Desenho de segmentos de duto flexível 1. Abra uma vista que contenha o sistema de dutos onde deseja adicionar dutos flexíveis. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Duto flexível. ObservaçãoTambém é possível usar a opção Desenhar duto flexível a partir do menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse em um conector final de duto. ConsulteConectar dutos flexíveis a um sistema de dutos existente. Alguns componentes têm vários conectores que são exibidos empilhados um sobre o outro. Ao desenhar um duto flexível de um conector empilhado, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. 3. No Seletor de tipos, selecione um tipo de duto que coincida com os dutos nos quais deseja conectar o novo duto. 4. Na faixa de opções, selecione opções de colocação. 5. Na Barra de opções, especifique as opções de layout e clique em Aplicar. 6. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente o duto. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então...
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 41 alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical. carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. incluir uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e o duto selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 7. Na área de desenho, clique em um ponto inicial para o duto flexível. Ao conectar a um duto existente, é possível clicar com o conector em um pedaço de equipamento mecânico ou um terminal de ar ou clicar na linha de centro do duto existente para estabelecer um ponto inicial ou final do duto. Alguns componentes têm vários conectores que são exibidos empilhados um sobre o outro. Ao desenhar um duto flexível de um conector empilhado, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. 8. Arraste a extremidade da visualização de duto ao longo do caminho que você deseja que o duto flexível percorra. 9. Clique em cada ponto onde o duto irá dobrar. Clicar nas dobras do duto flexível coloca vértices que você pode usar para alterar a forma do duto flexível. Também é possível inserir e excluir vértices, usando as opções do menu de contexto do duto flexível. 10. Clique com o conector em um terminal de ar, segmento de duto ou peça de equipamento mecânico para especificar o fim do duto flexível. As transições e tubos em T são automaticamente adicionados ao sistema de dutos para facilitar as conexões do duto flexível. Os elementos de duto redondo (rígidos e flexíveis) são exibidos com linhas de centro em uma vista de linha oculta. Para os acessórios de dutos, você pode
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 42 sobrepor a linha de centro padrão ao editar a família, ao adicionar uma linha de modelo, e ao definir sua subcategoria como linha de centro. Os elementos de duto retangular e oval não são exibidos com linhas de centro em uma vista de linha oculta. Por padrão, as linhas de centro estão desativadas em modelos dos EUA. Conectar dutos flexíveis a um sistema de dutos existente 1. Na área de desenho, selecione um equipamento mecânico, uma seção de duto ou uma conexão de duto em que conectar o duto flexível. 2. Clique com o botão direito do mouse em um conector e clique em Desenhar duto flexível. Alguns componentes têm vários conectores que são exibidos empilhados um sobre o outro. Ao desenhar um duto flexível de um conector empilhado, uma caixa de diálogo Selecionar conector é exibida para permitir que você especifique qual conector deseja utilizar. 3. Na Barra de opções, especifique as opções de layout e clique em Aplicar. 4. Arraste a visualização do duto flexível e clique em cada ponto onde o duto irá dobrar. Clicar nas dobras do duto flexível coloca vértices que você pode usar para alterar a forma do duto flexível. Também é possível inserir e excluir vértices, usando as opções do menu de contexto do duto flexível. 5. Clique no conector em um terminal de ar, segmento de duto ou equipamento mecânico para especificar a extremidade do duto flexível.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 43 As transições e tubos em T são automaticamente adicionados ao sistema de dutos para facilitar as conexões do duto flexível. Controles de duto flexível É possível utilizar conector, vértice e alterar controles de tangente para ajustar o roteamento de dutos flexíveis.  Vértice ( ) é exibido ao longo do comprimento do duto flexível e permite alterar o ponto onde o duto dobra.  Alterar tangente ( ) aparece no início e no fim do duto flexível e permite ajustar a tangência entre a primeira e a última dobra.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 44  Conector ( ) aparece em cada extremidade do duto flexível para permitir o reposicionamento da extremidade do duto. Permite conectar o duto flexível para outro componente do mecânico ou desconectar o duto flexível do sistema. Clicar com o botão direito do mouse em um conector exibe um menu de contexto que contém as opções que permitem adicionar ou remover um vértice e, quando desconectado de outro componente, permite desenhar (conectar) dutos rígidos e dutos flexíveis Uso dos controles de duto flexível 1. Selecione um segmento de duto flexível em uma vista de planta. Adicionar um vértice a um duto flexível 2. Clique com o botão direito do mouse no segmento de duto flexível e clique em Inserir vértice para adicionar vértices conforme necessário. 3. Arraste o vértice no duto flexível e clique para fixar sua posição no duto. Novos controles de vértice são adicionados ao duto flexível. Alterar a rota de duto flexível 4. Arraste os vértices e controles tangentes para alterar a rota do duto.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 45 Remover um vértice de um duto flexível 5. Selecione um segmento de duto flexível. 6. Clique com o botão direito do mouse no duto flexível, clique em Excluir vértice e, a seguir, clique no vértice do duto flexível que você deseja remover. Terminais de ar Esta ferramenta permite colocar terminais de ar em um projeto. Quando dispositivos como terminais de ar são colocados em uma vista, as informações associadas com eles é usada no cálculo de cargas para os espaços (ambientes) em um sistema de dutos. Os ambientes mantêm um total geral da quantidade de suprimento, de retorno e ar de exaustão fornecidos ou removidas de um ambiente, que permite selecionar os tamanhos de terminal de ar. Colocar terminais de ar 1. Abra uma vista que contenha o sistema de dutos ao qual deseja adicionar um terminal de ar. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Terminal de ar e, no Seletor de tipos, selecione um tipo de terminal de ar. 3. Na faixa de opções, especifique as opções de modo: o Carregar família. Carrega a família de componentes. o Modelar no local. Permite criar uma nova família de um componente especificado que estará disponível somente neste projeto. 4. Na faixa de opções, verifique se Identificar na colocação está selecionado para adicionar automaticamente um identificador. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então... alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 46 carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. incluir uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e a grelha selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 5. Na Barra de opções, para opções de terminal de ar não hospedado, especifique o Rotacionar após a colocação, que gira um componente após colocá-la na vista. DicaPressione a Barra de espaço ao inserir um componente para girá-lo em etapas de 90 graus. 6. Alguns terminais de ar são componentes hospedados que devem ser colocados em um plano de trabalho. 7. Se você selecionou um terminal de ar hospedado, clique em Colocar no plano de trabalho para especificar um componente hospedeiro. DicaAo colocar um terminal de ar em um plano de trabalho, poderá ser necessário selecionar um plano na caixa de diálogo Plano de trabalho ou selecionar Plano de colocação na Barra de opções ao colocar o componente. 8. Mova o cursor para onde deseja colocar o terminal de ar e clique. 9. Clique em Modificar. Especifique a elevação do componente 9. Se você estiver colocando um componente não hospedado, selecione o terminal de ar e, na paleta Propriedades, insira um valor de deslocamento para especificar a elevação. Observação Em alguns casos, os terminais de ar podem ser colocados de forma que a localização do conector não esteja dentro de um espaço. O ponto de cálculo de ambiente é usado como um ponto de pesquisa para determinar em qual espaço se encontra o terminal de ar. Você podeeditar a família do terminal de ar para ativar o ponto de cálculo de ambiente e, a seguir, mover a localização do ponto de cálculo de modo que esteja localizado dentro do espaço. No Editor de família, na paleta Propriedades, ative Ponto de cálculo do ambiente. Edite a localização do ponto de cálculo de ambiente para que esteja localizado dentro do espaço.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 47 Como o ponto de cálculo de ambiente especifica em qual espaço o terminal de ar se encontra, ele também é refletido nas tabelas. Por exemplo, se você incluir uma coluna na tabela com dados do espaço, como o nome e número, o espaço definido pelo ponto de cálculo de ambiente será utilizado. Converter duto rígido para duto flexível 1. No Navegador de projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes na vista onde deseja converter um duto rígido para um duto flexível. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC (Converter em duto flexível) e, na Barra de opções, insira o comprimento do segmento de duto flexível em Comprimento. Um alerta é exibido se você inserir um comprimento maior do que o valor de Comprimento máximo do duto flexível especificado na Barra de opções. 3. Selecione o terminal de ar ao qual o duto que você deseja converter está conectado. A seção de duto é convertida para uma seção de duto flexível. Inserção de equipamento mecânico 1. No Navegador de projeto, abra uma vista onde deseja colocar o equipamento mecânico.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 48 2. Clique na guia Sistemas painel Mecânica Equipamento mecânico e, no Seletor de tipos, selecione um determinado tipo de equipamento. 3. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente o equipamento. Se precisar de uma chamada de detalhe para o identificador, selecione Chamada de detalhe e especifique o comprimento. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então... alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical. carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. incluir uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e o equipamento selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 4. Clique para inserir o equipamento. DicaPressione a barra de espaço para rotacionar o equipamento antes de colocá-lo na vista. O equipamento é rotacionado em 90 graus a cada vez que você pressionar a Barra de espaço. Colocar ajustes de duto 1. Abra uma vista que contenha o sistema de dutos ao qual deseja adicionar uma conexão de duto. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Acessório de duto e, no Seletor de tipos, selecione um determinado tipo de acessório. 3. Na Barra de Opções, clique em Rotacionar após colocação para rotacionar um componente após colocá-lo na vista. 4. Ao inserir um ajuste, como um cotovelo, em duto existente, o cotovelo irá orientar-se com relação ao duto. Mova o cursor para o ponto onde você deseja inserir o ajuste e clique no duto para efetuar o snap para o conector no final do duto. Tubos em T podem ser inseridos em qualquer lugar ao longo do comprimento de uma seção de duto. A elevação e o tamanho do acessório são automaticamente ajustados para coincidir com o duto. 5. Utilize os controles de rotação da conexão de duto para ajustar a rotação do acessório como necessário. Controles de conexão de duto Ajustes de duto fornecem um conjunto de controles que permitem alterar ajustes em uma vista.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 49  O tamanho do acessório de duto é exibido próximo ao conector em cada lado. É possível clicar no tamanho e inserir um valor para especificar o tamanho. As transições são criadas automaticamente quando necessário.  Quando um acessório pode ser invertido sem desconectá-lo do sistema, é possível clicar no símbolo para inverter o acessório horizontal ou verticalmente no sistema e orientar o acessório em relação ao fluxo de ar.  Quando um acessório pode ser girado sem desconectá-lo do sistema, é possível clicar no símbolo para alterar sua orientação no sistema.  Um símbolo de mais (+) próximo ao acessório indica que é possível atualizar o acessório. Por exemplo, um cotovelo pode ser atualizado para um tubo em T; um T pode ser atualizado para uma cruz.  Um símbolo de menos (-) próximo a um lado não utilizado permite rebaixar o acessório. Por exemplo, uma cruz com um lado não utilizado pode ser rebaixada para um tubo em T; um tubo em T com um lado não utilizado pode ser rebaixado para um cotovelo. Alterar os tamanhos de conexão de duto 1. Selecione um ajuste no sistema de dutos. 2. Clique no controle de tamanho e insira um valor para o tamanho necessário. Para dutos retangulares e ovais, a largura e altura de controles de tamanho devem ser inseridas separadamente. Na ilustração a seguir, o ajuste de cotovelo retangular está sendo redimensionado de 12" x 12" para 8" x 12". As transições são inseridas automaticamente para manter as conexões do sistema, se possível. Atualizando ou rebaixando ajustes 1. Selecione um acessório (um cotovelo, um tubo em T ou uma cruz) no sistema de dutos. Os controles de conexão de duto aparecem em azul perto do ajuste. Quando todos os conectores disponíveis estiverem em uso, os outros lados são marcados com um sinal de mais. Lados não utilizados têm um sinal de menos que permite remover o lado para rebaixar o ajuste.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 50 2. Clique em um sinal de mais para adicionar um lado. No exemplo acima, o cotovelo é atualizado para um tubo em T. Se estiver conectando um duto ao lado aberto do tubo em T, um sinal de mais é adicionado para o lado potencial remanescente, como mostrado no conector de tubo em T à direita. Girando um ajuste 1. Selecione um ajuste (um cotovelo, um tubo em T ou uma cruz) no sistema de dutos. 2. Clique em para alterar a orientação de um ajuste. 3. Clique em novamente e o cotovelo gira mais 90 graus. Cada clique gira o ajuste em 90 graus. Na ilustração a seguir, o primeiro clique gira o cotovelo 90 graus; o segundo clique gira o ajuste mais 90 graus.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 51 Inverter um ajuste 1. Selecione um juste (tê ou cruz) no sistema de dutos. 2. Clique em para alterar a orientação vertical ou horizontal de um ajuste. Cada clique inverte o ajuste 180 graus. Alterar o ângulo para um lado de ajuste É possível modificar o ângulo dos lados para acessórios T e cotovelo ao conectar um duto ao lado sendo modificado e, a seguir, arrastar a extremidade aberta do duto para estabelecer o ângulo desejado. Você precisa desenhar o duto em uma vista de planta de piso, mas uma vez que o duto seja conectado ao lado, o ângulo pode ser ajustado em qualquer vista (de plano, de elevação, de corte ou 3D). 1. Selecione um cotovelo ou acessório de tubo em T em uma vista de planta, clique com o botão direito do mouse no conector no lado onde você deseja ajustar o ângulo e clique em Desenhar duto. 2. Arraste a visualização para adicionar um corte de duto para o acessório e clique em Modificar. 3. Selecione o conector na extremidade aberta da nova seção e arraste o conector para o ângulo desejado.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 52 Inserir acessórios de duto 1. Abra uma vista que contenha o sistema de dutos onde deseja adicionar um acessório de duto. 2. Clique na guia Sistemas painel AVAC Acessório de duto e no Seletor de tipos, selecione um tipo de acessório. 3. Na Barra de Opções, clique em Rotacionar após colocação para rotacionar um componente após colocá-lo na vista. 4. Clique para inserir o acessório. Especifique a elevação do componente 5. Na paleta Propriedades, insira um valor de deslocamento para especificar a elevação do acessório de duto. Linha oculta Quando Linha oculta está selecionado, você pode especificar como dutos e tubulações que se cruzam (em planos separados) são apresentados em seu projeto. Nos desenhos de duas linhas, segmentos cruzados de dutos e segmentos de tubulação são exibidos de forma que as linhas que representam o segmento no plano mais distante aparecem em um estilo diferente para indicar que elas são ocultas por, e não conectadas ao segmento no primeiro plano, como mostrado. Os parâmetros de linha oculta somente são aplicados quando a linha oculta está selecionada como o estilo visual.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 53 1. Clique na guia Sistema painel Mecânica Configurações mecânicas. 2. No painel esquerdo da caixa de diálogo Configurações mecânicas, clique em Linha oculta. 3. No painel direito, especifique os seguintes parâmetros para o estilo de linha e a largura da folga: o Desenhar linhas ocultas do MEP: quando selecionado, as tubulações são desenhadas com o estilo de linha e folgas especificadas para linhas ocultas. o Estilo de linha: Clique na coluna Valor e selecione um estilo de linha na lista suspensa que determina como as linhas de um segmento oculto são exibidas no ponto onde os segmentos se cruzam. o Folga interna: especifica a folga para as linhas que aparecem em um segmento de interseção. Se for selecionado Linhas finas, a folga não será exibida. o Folga externa: especifica a folga para as linhas que aparecem externas os segmentos de interseção. Se for selecionado Linhas finas, a folga não será exibida. o Linha única: especifica a folga para as linhas ocultas únicas onde os segmentos se cruzam. Configurações de tubulação Quando Configurações de tubulação é selecionado, o painel direito exibe os parâmetros que são comuns a todos os sistemas de tubulações, encanamento e de
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 54 proteção contra incêndio em um projeto. As ramificações abaixo de Configurações de tubulação (conversão, segmentos e tamanhos, fluidos, inclinações) permitem definir os parâmetros padrão que serão aplicados separadamente aos sistemas e à tubulação em um projeto. ObservaçãoTipos de conexões de tubulação, tipos de material de tubulação, tabelas de tubulação, configurações de tubulação, tamanhos de tubulação e tipos de tubulação podem ser copiados de um projeto para outro usando a operação Transferindo padrões de projeto. Especificando configurações de tubulação Quando as configurações de tubulação forem selecionadas no painel esquerdo, será possível especificar as configurações que serão aplicadas em tubulações, encanamentos e sistemas de proteção contra incêndio. 1. Clique na guia Sistema painel Mecânica Configurações mecânicas. 2. No painel esquerdo da caixa de diálogo de configurações Mecânicas, clique em Configurações da tubulação. 3. No painel direito, especifique os seguintes parâmetros: o Usar Escala de anotação Escala para ajustes de linha única: é selecionado, para desenhar ajustes de tubulação e acessórios no tamanho especificado pelo parâmetro Tamanho da anotação de conexão de tubulação. Alterar esta configuração não altera o tamanho plotado dos componentes que já estiverem colocados em um projeto. o Tamanho da anotação de ajustes de tubulação : especifica o tamanho plotado dos ajustes e acessórios desenhados em vistas de linha única. Este tamanho é mantido independentemente da escala do desenho. o Sufixo do tamanho da tubulação: especifica o símbolo anexado ao tamanho de tubulação que aparece nos parâmetros Propriedades de instância. o Sufixo do tamanho da tubulação: especifica o símbolo que precede o tamanho de tubulação que aparece nos parâmetros Propriedades de instância. o Separador do conector de tubulação: especifica o símbolo que é utilizado para separar informações quando dois diferentes tamanhos de conectores são utilizados. o Tolerância do conector de tubulação: especifica o número de graus pelos quais os conectores de tubulação podem ser desviados do seu ângulo de coincidência especificado. A configuração padrão é cinco graus. 4. Tamanho da anotação da elevação/queda da tubulação: especifica o tamanho plotado da anotação da elevação/queda desenhada em vistas de linha única. Este tamanho é mantido independentemente da escala do desenho. Especificar configurações de conversão Configurações de conversão especificam o incremento do ângulo do cotovelo e os parâmetros usados por soluções de rota para os sistemas principal e de ramificação.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 55 ObservaçãoAs Configurações de conversão de tubulação também estão disponíveis a partir do botão Configurações na Barra de opções ao usar Gerar layout para criar uma solução de rota para seu sistema de tubulação. 1. No painel esquerdo da caixa de diálogo Configurações mecânicas, expanda configurações de tubulação e clique em Conversão. 2. No painel direito, insira um valor para o Incremento do ângulo do cotovelo. O Incremento do ângulo do cotovelo determina como o valor dos ângulos para cotovelos será utilizado por soluções de rota. Neste nível, o ângulo é aplicado tanto à parte principal quanto de ramificação para todos os sistemas. A configuração padrão é um grau. Principal 3. No painel esquerdo, expanda Conversão e clique em Principal. Quando Principal está selecionado, é possível especificar os parâmetros padrão para a tubulação principal em cada tipo de sistema (suprimento hidrônico e retorno, sanitário, água quente e fria residencial, sistemas de proteção contra incêndio e outros). 4. No painel direito, especifique os seguintes parâmetros: o Tipo de tubulação: especifica o tipo de tubulação para utilizar para o tipo de sistema selecionado. o Deslocamento: especifica a altura da tubulação acima do nível atual. É possível inserir um valor de deslocamento ou selecionar a partir de uma lista de valores de deslocamento lembrados. Ramificação 5. No painel esquerdo, clique em Ramificação. Quando Ramificação está selecionado, é possível especificar o tipo de tubulação e os parâmetros padrão para a tubulação de ramificação em cada tipo de sistema (suprimento hidrônico e retorno, sanitário, água quente e fria residencial, sistemas de proteção contra incêndio e outros). 6. No painel direito, especifique os seguintes parâmetros: o Tipo de tubulação: especifica o tipo de tubulação para utilizar para o tipo de sistema selecionado. o Deslocamento: especifica a altura da tubulação acima do nível atual. É possível inserir um valor de deslocamento ou selecionar a partir de uma lista de valores de deslocamento lembrados. Especificando os segmentos e os tamanhos Os segmentos e tamanhos exibem uma tabela de tamanhos de tubos disponíveis em um projeto. Os tamanhos de tubulação são hierárquicos, agrupados e exibidos na tabela de acordo com o segmento de tubulação. Os segmentos de tubulação são usados para definir as preferências de roteamento da tubulação. Cada segmento de tubulação inclui um material e uma combinação de tabela/tipo, uma rugosidade e uma faixa de tamanhos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 56 Segmento de tubulação Material Tabela/Tipo Rugosidade (padrão) Cobre K, L, M 0.00010" Cinza, maleável 22, 30, Classe 150, Classe 200, Classe 250, Classe 300, Classe 350 0.01020" Cloreto de polivinilo, Rígido 40, 80 0.00010" Aço, Carbono 40, 80 0.00180" Aço inoxidável 5S, 10S 0.00180" Quando um segmento específico for selecionado, apenas a rugosidade para aquele segmento pode ser especificada. O catálogo de tamanhos exibe os tamanhos para o segmento selecionado. É possível selecionar como segmentos específicos são utilizados em um projeto. Na tabela, para um segmento específico, selecione:  Usado em listas de tamanhos para exibir o tamanho selecionado em listas no Revit, incluindo o Editor de layout de tubo, editor de modificação de tubulação. Quando desmarcado, o tamanho não aparece nestas listas.  Usado no dimensionamento para utilizar o algoritmo de dimensionamento do Revit para determinar o tamanho da tubulação com base no fluxo calculado do sistema. Quando desmarcado, o tamanho não é usado pelo algoritmo de dimensionamento. As informações sobre o tamanho da tubulação não podem ser editadas na tabela. É possível adicionar e remover tamanhos de tubulação, mas não é possível editar os atributos para um tamanho de tubulação existente. Para alterar as configurações para um tamanho existente, é preciso substituir a tubulação existente (excluir o tamanho de tubulação original e, a seguir, adicionar um tamanho de tubulação com as configurações desejadas). Adicionar um tamanho de tubulação 1. Clique em Novo tamanho. 2. Na caixa de diálogo Adicionar tamanho de tubulação, insira valores para o diâmetro nominal, o diâmetro interno e o diâmetro externo para especificar um novo tamanho de tubulação e clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 57 Excluir um tamanho de tubulação 1. Selecione um tamanho de tubulação na tabela. 2. Clique em Excluir tamanho. Adicionar um segmento de tubulação 1. Opcionalmente, selecione o segmento do qual herdar o catálogo de tamanhos. 2. Clique em (Criar novo segmento de tubulação) ao lado da lista de segmento para abrir a caixa de diálogo Novo segmento. Um novo segmento requer um novo material, uma nova tabela/tipo, ou ambos. 3. Na caixa de diálogo Novo segmento, selecione o material, a tabela/tipo ou material e tabela/tipo. 4. Ao criar um material, clique em (Procurar) para abrir o Navegador de materiais, caso contrário, selecione um material na lista. 5. Ao criar uma tabela/tipo, insira um nome, caso contrário, selecione uma tabela/tipo na lista. 6. Selecione um catálogo de tamanhos a patir do qual duplicar os tamanhos. O nome do segmento é gerado com base na informação do material e tabela/tipo. 7. Clique em "OK". Remover um segmento de tubulação 1. Selecione um segmento na lista Segmento. 2. Clique em (Excluir segmento de tubulação). Um segmento não pode ser excluído se ele estiver em uso no projeto ou se for o único especificado em um projeto. Especificação de fluidos Quando Fluidos estiver selecionado no painel esquerdo, o painel direito exibirá uma tabela de fluidos disponíveis em um projeto. Fluidos são agrupados e exibidos na tabela de acordo com o nome do fluido selecionado. O botão Excluir temperatura remove um tamanho selecionado da tabela. O botão Nova temperatura abre a caixa de diálogo Nova temperatura, onde é possível especificar a temperatura, viscosidade e densidade para um novo fluido a ser adicionado no projeto. Com exceção de adicionar ou remover uma temperatura, informações de fluido não podem ser editadas na tabela. É possível adicionar e remover fluidos, mas não é possível editar as configurações de viscosidade ou densidade de um fluido existente. Para alterar essas configurações de um fluido existente, é preciso substituir o fluido (adicionar um fluido com os atributos desejados e, a seguir, excluir o fluido original).
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 58 Adicionar um fluido 1. Selecione um fluido na lista Nome do fluido. O novo material terá como base o fluido selecionado. 2. Clique em (Adicionar). 3. Na caixa de diálogo Novo fluido, em Nome, insira um nome para o novo fluido. O nome do fluido deve ser exclusivo dentro de um projeto. 4. Se necessário, selecione um Novo fluido com base em e clique em OK. Excluir um fluido 1. Selecione um fluido na lista Nome do fluido. 2. Clique em (Excluir). O fluido é removido do projeto. Um fluido não pode ser excluído se ele estiver em uso no projeto ou se for o único especificado em um projeto. Adicionar uma nova temperatura 1. Selecione um nome de fluido na lista e selecione uma temperatura na tabela. A nova temperatura será adicionada para o fluido selecionado. A viscosidade e a densidade da nova temperatura terão como base a temperatura selecionada. 2. Clique em Nova temperatura. 3. Na caixa de diálogo Nova temperatura, especifique temperatura, viscosidade e densidade para a nova temperatura e clique em OK. A temperatura deve ser única para o tipo de fluido selecionado. Excluir uma temperatura 1. Selecione um nome de fluido na lista e selecione uma temperatura na tabela. A temperatura será removida somente do fluido selecionado. 2. Clique em Excluir temperatura. A temperatura é removida do tipo de fluido selecionado. Especificar valores de inclinação Quando Inclinações estiver selecionado no painel esquerdo, o painel direito exibirá uma tabela de valores de inclinação disponíveis em um projeto. Valores de inclinação podem ser copiados para outro projeto utilizando a operação Transferir normas do projeto. Adicionar um valor de inclinação 1. Clique em Nova inclinação.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 59 2. Na caixa de diálogo Nova inclinação, insira um valor para a inclinação. Se o valor de inclinação inserido for superior a 45 graus, um aviso é exibido. 3. Clique em OK. Excluir um valor de inclinação 1. Selecione uma inclinação na lista Valores de inclinação. 2. Clique em Excluir inclinação. O valor da inclinação é removido do projeto. ObservaçãoO valor padrão de 0 (zero) de inclinação não pode ser excluído. 3. Clique em Sim. Aplicar preenchimento de cores de dutos 1. Abra a vista mecânica na qual deseja aplicar preenchimentos de cor. 2. Clique na guia Analisar painel Preenchimento de cores Legenda de duto. 3. Mova o cursor sobre a área de desenho (na qual ele muda para exibir uma visualização da legenda de preenchimento de cores). 4. Clique para colocar a legenda na vista. Na caixa de diálogo Escolher esquema de cores, em Esquema de cores, selecione Preenchimento de cores de duto - fluxo e clique em OK. 5. Selecione a legenda na vista e clique em Modificar | guia Legenda da cor de preenchimento do duto painel Esquema Editar esquema. 6. Na caixa de diálogo Editar preenchimento de cor, selecione um atributo para a legenda de cor na lista suspensa Cor e selecione uma das seguintes opções. Por valor. Aplica uma cor separada para cada instância do atributo que você selecionar. Por faixa. Divide os valores do atributo em faixas. É possível adicionar faixas ao selecionar uma faixa na tabela e clicar em Dividir. Com cada divisão, a faixa é dividida adicionalmente. 7. Clique em OK. Os dutos são preenchidos com cores em função do atributo selecionado. Para os segmentos de duto com tampas, os preenchimentos de cores são aplicados às seções individuais do segmento. Verificar os sistemas de dutos Esta ferramenta examina os sistemas mecânicos que são criados em um projeto para verificar se cada sistema está atribuído a um sistema definido pelo usuário e apropriadamente conectado.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 60 Verificar os sistemas de dutos Para verificar as conexões para sistemas de duto no modelo, clique na guia Analisar painel Verificar sistemas Verificar sistemas de duto. O Revit exibe marcadores gráficos de aviso e linhas para sistemas de duto inválidos na vista atual. Os avisos são exibidos quando as seguintes condições são encontradas:  O sistema não está bem conectado.  Há uma configuração de fluxo/demanda incompatível.  Há uma direção de fluxo incompatível.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 61 Clique em um marcador de aviso para exibir uma mensagem de advertência relacionada. Na mensagem de aviso relacionada, clique nos botões de seta conforme necessário para navegar na lista de mensagens de aviso. Clique em Expandir a caixa de diálogo de aviso para visualizar os detalhes da mensagem de aviso. Clique em Verificar sistemas de duto novamente para desativar o marcadores de aviso gráficos. Exibir Desconexões É possível exibir marcadores desconectados para conectores que não estejam conectados no momento. Para controlar a exibição de marcadores desconectados, clique na guia Analisar painel Verificar sistemas Mostrar Desconexões. Na
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 62 caixa de diálogo Mostrar Opções de Desconexões, selecione um ou mais dos seguintes:  Duto  Tubulação  Bandeja de cabos e conduíte  Elétrico No exemplo a seguir, marcadores de dutos desconectados foram selecionadas. Clique em um marcador de aviso para exibir uma mensagem de advertência relacionada. Clique em Expandir a caixa de diálogo de aviso para visualizar os detalhes da mensagem de aviso. Clique em Mostrar desconexões e desmarque a caixa de seleção para desativar os marcadores de desconexão Navegador do sistema Esta ferramenta é aberta em uma janela separada que exibe uma lista hierárquica de todos os componentes em cada disciplina em um projeto, por sistemas ou por zonas. O Navegador do sistema é uma ferramenta efetiva para localizar os componentes que não estão atribuídos a um sistema. É possível encaixar a janela acima ou abaixo da área de desenho ou arrastar a janela para a área de desenho. ObservaçãoO Navegador do sistema também pode ser acessado usando o atalho de tecladoF9.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 63 Personalizar a vista As opções na barra Vista permitem classificar e personalizar a exibição de sistemas no Navegador do sistema.  Sistemas: exibe componentes por sistemas principais e secundários criados para cada disciplina.  Zonas: exibe zonas e espaços. Expanda cada zona para exibir os espaços atribuído a ela.  Todas as disciplinas: exibe os componentes em pastas separadas para cada disciplina (mecânica, tubulação e elétrica). Tubulação inclui hidráulica e proteção contra incêndio.  Mecânica: exibe somente os componentes para a disciplina Mecânica.  Tubulação: exibe somente os componentes para as disciplinas de Tubulação (tubulação, encanamento e proteção contra incêndio).  Elétrico: exibe somente os componentes para a disciplina Elétrica.  Ajuste automático de todas as colunas: ajusta a largura de todas as colunas para ajustar o texto nos cabeçalhos. ObservaçãoTambém é possível clicar duas vezes em um cabeçalho de coluna para ajustar automaticamente a largura de uma coluna.  Configurações da coluna: abre a caixa de diálogo Configurações de coluna, onde é possível especificar as informações de coluna exibidas para cada disciplina. Expanda categorias individuais (Geral, Mecânica, Tubulações, Elétrica) como desejado e selecione as propriedades que deseja que apareçam como cabeçalhos de coluna. Também é possível selecionar colunas e clicar em Ocultar ou Mostrar para selecionar os cabeçalhos de coluna que são exibidos na tabela. Exibir informações de sistemas Dependendo de seu estado atual, clicar com o botão direito do mouse em uma linha da tabela permite selecionar entre as seguintes opções:  Expandir/Expandir todos: Expandir exibe o conteúdo da pasta selecionada. Expandir todos exibe o conteúdo de todas as pastas abaixo da pasta selecionada na hierarquia.  Retrair/Retrair todos: fecha uma pasta selecionada/todas as pastas. Embora não sejam visíveis, Retrair deixa quaisquer subpastas expandidas, se estiverem expandidas. Retrair todos fecha a pasta selecionada e todas as subpastas expandidas. Também é possível clicar duas vezes em uma ramificação ou clicar no sinal de menos (-) junto a uma pasta para retrair a pasta.  Selecionar: seleciona um componente no Navegador do sistema e no desenho da vista atual. Dica o É possível selecionar um componente na área de desenho para realçá-lo no Navegador do sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 64 o É possível selecionar vários componentes no Navegador do sistema e na área de desenho pressionando Ctrl ou Shift enquanto seleciona os itens. o É possível realçar ou pré-selecionar um componente no Navegador do sistema e na área de desenho colocando o cursor sobre um item no Navegador do sistema.  Exibir: abre uma vista que contém o componente selecionado. Quando o componente selecionado está presente em diversas vistas atualmente abertas, a caixa de diálogo Exibir elemento na vista é aberta, solicitando que você clique em Exibir várias vezes para navegar entre as vistas que contêm o componente selecionado. Cada vez que você clica em OK, uma vista diferente é exibida na área de desenho com o componente selecionado no Navegador do sistema realçado. Quando não há nenhuma vista aberta no momento que contenha o componente selecionado, você será solicitado a abrir uma vista apropriada ou cancelar a operação e fechar a caixa de mensagem.  Excluir: remove os componentes selecionados do projeto. Os componentes que ficarem órfãos como resultado são movidos para uma pasta Não atribuídos no Navegador do sistema.  Propriedades: abre a paleta Propriedades para um componente selecionado. Gerando um relatório de perda de pressão É possível gerar um relatório de perda de pressão para sistemas de duto ou tubulação em seu projeto. ObservaçãoUtilize as ferramentas de dimensionamento de duto e de tubulação para seu sistema antes de gerar um relatório de perda de pressão. Para gerar o relatório, primeiro, especifique os sistemas a serem incluídos no relatório e, a seguir, defina o relatório. Ao configurar o relatório, é possível especificar quais campos, como diâmetro, altura e largura, serão incluídos. Também é possível especificar se informações adicionais, como as informações do sistema e caminho crítico são exibidas no relatório. A saída do relatório pode ser salva como um arquivo HTML ou CSV. Selecionando os sistemas para o relatório Você pode selecionar os sistemas antes ou depois de iniciar o comando para gerar o relatório de perda de pressão. Por exemplo, é possível:  Selecione um ou mais sistemas na área do desenho e clique em Relatório de perda de pressão de duto ou Relatório de perda de pressão de tubulação.  Selecione um ou mais sistemas no Navegador do sistema, clique com o botão direito do mouse e clique em Relatório de perda de pressão.  Clique na guia Analisar painel Relatórios e tabelas (Relatório de perda de pressão de duto) ou (Relatório de perda de pressão de tubulação) e selecione
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 65 um ou mais sistemas na caixa de diálogo Relatório de perda de pressão - Seletor de sistema. Para filtrar os sistemas na lista, clique em Filtro de tipo de sistema. É possível selecionar um sistema para os quais os cálculos são definidos como Todos. Se os cálculos são definidos como Somente fluxo ou Nenhum, um aviso é exibido ou o sistema não será exibido na lista. Um relatório de perda de pressão não pode ser gerado para um sistema de proteção contra incêndio ou sistema de fluxo de gravidade, tal como um sistema de esgotamento sanitário. O sistema deve estar bem conectado para gerar um relatório de perda de pressão. Use o Inspetor do sistema para determinar se um sistema está bem conectado antes de tentar gerar um relatório de perda de pressão. Configurando o relatório Após você selecionar os sistemas que desejar incluir, é possível definir o relatório. 1. Caso você tenha anteriormente salvo um formato de relatório, na caixa de diálogo Configurações do relatório de perda de pressão, poderá selecionar um na lista. DicaPara salvar um formato de relatório, especifique as configurações desejadas na caixa de diálogo e clique em Salvar. Insira um nome de formato e clique em OK. Os relatórios de perda de pressão do duto e tubulação têm cada um seu próprio formato de relatório. Eles são salvos na mesma localização que o modelo padrão. 2. Selecione na lista de campos disponíveis aqueles que desejar incluir no relatório. 3. Ative ou desative a exibição dos seguintes itens como desejar: o Informações do sistema o Caminho crítico o Informação detalhada de segmentos retos por seções o Coeficiente de perda de conexão e acessório resumido por seções 4. Se desejar, ative a opção para abrir o relatório de perda de pressão após ele ter sido gerado. 5. Clique em Gerar. 6. Na caixa de diálogo Salvar como, insira um nome de arquivo, especifique a extensão do arquivo, tal como HTML ou CSV, e clique em Salvar.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 66 Criar sistemas de duto Sistemas de dutos são entidades lógicas que facilitam os cálculos de volume e o tamanho dos dutos. Depois de colocar terminais de ar e equipamentos mecânicos em um projeto, é possível criar sistemas de ar de suprimento, retorno e exaustão para conectar os componentes do sistema de dutos. Os sistemas de duto podem ser criados de duas formas:  Quando os terminais de ar e os equipamentos mecânicos são inicialmente colocados em um projeto, eles não são atribuídos a um sistema. Quando você adiciona duto para ligar os componentes, eles são automaticamente atribuídos ao sistema.  É possível selecionar os componentes e adicioná-los manualmente a um sistema. Depois que os componentes são atribuídos a um sistema, é possível fazer com que o Revit gere e estabeleça o layout dos dutos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 67 Use o Navegador do sistema para verificar se todos os componentes estão atribuídos ao sistema de dutos correto. Por padrão, há três tipos de sistemas de duto: ar de suprimento, ar de retorno e ar de exaustão. Também é possível criar tipos personalizados de sistema para lidar com outros tipos de componentes e sistemas. Por exemplo, você pode criar um sistema de suprimento de ar de alta pressão. Também é possível modificar os parâmetros de tipo para um tipo de sistema, incluindo sobreposições gráficas, materiais, cálculos, abreviatura e símbolos de elevação/queda. Vistas específicas da disciplina são essenciais ao desenhar sistemas mecânicos em um projeto. Elas permitem inserir e visualizar os componentes no sistema. Como os componentes são inseridos em uma altura específica no espaços em um projeto, as vistas que você cria devem especificar uma distância de vista e uma disciplina apropriadas. O Revit fornece diversos modelos de vista que automaticamente especificam muitas das propriedades da vista necessárias para definir vistas específicas da disciplina. ConsulteAplicando um modelo de vista. Criação de suprimento, de retorno e de sistemas de duto de exaustão Quando você seleciona um terminal de ar ou peça de equipamento mecânico que não esteja atribuído a um sistema, é possível:  Desenhar duto para ligar os componentes. Se o duto estiver atribuído a um sistema, os terminais de ar e equipamento mecânico conectados a ele são adicionados ao mesmo sistema.  Crie manualmente um sistema usando os comandos do painel Criar sistema na faixa de opções. O tipo de componente selecionado determina o tipo de sistema que é possível criar. Por exemplo, quando você seleciona um difusor de retorno, o Revit assume que você está criando um sistema de dutos. Quando você seleciona uma bomba de calor, oRevit permite escolher entre a criação de um sistema de dutos, de energia ou de tubulação. 1. Selecione um ou mais dos terminais de ar em uma vista de planta. 2. Clique na guia Modificar Criar sistemas duto. 3. Na caixa de diálogo Criar sistema de dutos, especifique o seguinte: o Tipo de sistema: o tipo de terminal de ar selecionado na vista determina qual o tipo de sistema ao qual ele pode ser atribuído. Para um sistema de dutos, os tipos padrão de sistema são ar de suprimento, ar de retorno e ar de exaustão. Se você selecionas um terminal de ar de suprimento, o tipo de sistema é automaticamente definido como ar de suprimento. ObservaçãoTambém é possível criar tipos personalizados de sistema para lidar com outros tipos de componentes e sistemas. o Nome do sistema: identifica de forma exclusiva o sistema. O Revit sugere um Nome do sistema ou é possível inserir um nome.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 68 4. Clique em OK. O sistema não atribuído previamente é movido para a pasta Mecânica no Navegador do sistema. 5. Clique em selecionar equipamento e selecione o equipamento para o sistema. ObservaçãoSe mais de uma conexão estiver disponível para o equipamento mecânico selecionado, na caixa de diálogo Seleção de conector, selecione um conector e clique em OK. 6. Clique em Gerar layout ou Gerar marcador de posição. A guia Gerar layout está ativada. 7. Na Barra de Opções, clique em Configurações para abrir o Caixa de diálogo Configurações de conversão de duto onde é possível especificar os deslocamentos e os tipos de duto/duto flexível para os segmentos principais de ramificação e os comprimentos máximos do duto flexível para segmentos de ramificação dos dutos. 8. Verifique se Soluções está selecionado na guia Gerar layout. 9. Na Barra de opções, selecione um tipo de solução da lista suspensa: Rede, Perímetro ou Interseção. 10. Se você selecionou perímetro para o tipo de solução, é possível especificar um valor para inserção. O valor da inserção determina o deslocamento da caixa de delimitação que circunda os componentes selecionados para o sistema. É possível especificar um valor positivo ou negativo para colocar o perímetro dentro ou fora da caixa de delimitação, respectivamente. Consulte Gerar layout para obter informações sobre as possíveis soluções de rota. 11. Clique em ou em para percorrer as soluções propostas de rota e selecione a que melhor se encaixa no plano. 12. Se necessário, clique em Modificar e reposicione segmentos de duto. 13. Clique em Concluir layout. Os dutos são criados para o sistema. Repita este procedimento, conforme necessário, para criar sistemas de suprimento, retorno e de duto, utilizando o Navegador do sistema para verificar se todos os componentes foram atribuídos para um sistema. Criação de tipos de sistemas É possível criar um novo tipo de sistema de duto ou tubulação ao duplicar um tipo de sistema existente. Quando você duplica um tipo de sistema, o novo tipo de
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 69 sistema utiliza o mesmo sistema de classificação. A seguir, é possível modificar a duplicação sem afetar o tipo de sistema original ou suas instâncias. Criação de um tipo de sistema de duto personalizado 1. No Navegador de projeto, expanda Famílias Sistemas de dutos Sistema de dutos. DicaPara criar um tipo de sistema de duto personalizado, expanda Famílias Sistemas de tubulação Sistema de tubulação. 2. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Duplicar. 3. Selecione a duplicação, clique com o botão direito do mouse e clique em Renomear. Insira um nome para o novo tipo de sistema. No exemplo a seguir, o suprimento de ar de alta pressão foi criado a partir do tipo de sistema de suprimento de ar e tem o mesmo sistema de classificação. Personalizando tipos de sistemas Personalize os parâmetros de tipo para um tipo de sistema, incluindo sobreposições gráficas, materiais, cálculos, abreviatura e símbolos de elevação/queda. É possível personalizar os parâmetros para os tipos padrão de sistema (suprimento, retorno e ar de exaustão), assim como quaisquer novos tipos de sistema que você criar. Editar sobreposições gráficas É possível personalizar as sobreposições gráficas para controlar a cor, a espessura de linha e o padrão de linha para a coleção de objetos atribuídos a um sistema daquele tipo. As sobreposições gráficas são aplicadas ao projeto, e não são específicas da vista, como filtros.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 70 1. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Propriedades de tipo. 2. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, em Gráficos, em Sobreposições gráficas, clique em Editar. 3. Na caixa de diálogo Gráfico de linha, para Linhas, especifique a espessura, a cor ou o padrão. Clique em "OK". Sobreposições gráficas para um sistema são priorizadas entre Fases e Filtros. A espessura, a cor e o padrão da linha por tipo de sistema irá sobrepor as configurações por categoria. No entanto, um filtro de vista sempre tem precedência sobre as configurações das sobreposições gráficas do sistema. A tabela a seguir resume a priorização para as sobreposições gráficas. Estilo do objeto Sobreposição de categoria V/G Sistema Fase Filtro de vista Instância Instância Filtro de vista Fase Sistema Sobreposição de categoria V/G Estilo do objeto Editar outros parâmetros do sistema É possível editar os materiais, os cálculos, a abreviatura e os símbolos de elevação/queda para um sistema. 1. Clique com o botão direito do mouse em um tipo de sistema e clique em Propriedades de tipo. 2. Na caixa de diálogo Propriedades do tipo, faça um ou mais do seguinte: o Para Material, clique em Procurar. No Navegador de materiais, selecione um material e clique em OK. Consulte Materiais para obter mais informações. o Para Cálculos, selecione Tudo, Somente fluxo ou Nenhum. o Para Abreviatura, insira o texto a ser utilizado para a abreviatura do sistema. A abreviatura do sistema é o prefixo usado no nome do sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 71 o Para Símbolo de elevação/queda, clique em . Na caixa de diálogo Selecionar símbolo, selecione o símbolo e clique em OK. Caixa de diálogo Configurações de conversão de duto É possível utilizar esta caixa de diálogo para especificar os parâmetros que controlam as elevações, tamanho de duto e outras características para os dutos criados para os segmentos principal e de ramificação ao usar a ferramenta Gerar layout.  Principal: o Tipo de duto: especifica o tipo de duto a usar para o tipo de sistema selecionado. o Deslocamento: especifica a altura dos componentes de duto para as seções principais dos sistemas. A elevação absoluta dos dutos depende do componente que foi selecionadoquando o sistema foi criado e o po de vista usado para criar o layout. Consulte a nota abaixo.  Ramificação o Tipo de duto: especifica o tipo de duto a usar para o tipo de sistema selecionado. o Deslocamento: especifica a altura dos componentes de duto para as seções de ramificação dos sistemas. A elevação absoluta dos dutos depende do componente que foi selecionadoquando o sistema foi criado e o po de vista usado para criar o layout. Consulte a nota abaixo. o Tipo de duto flexível: Especifica o tipo de duto flexível a usar para o tipo de sistema (duto flexível redondo : flexível - Redondo ou nenhum) o Comprimento máximo do duto flexível: especifica o comprimento mais longo do segmento de duto flexível que será utilizado em soluções de rota no sistema selecionads de dutos de ramificação. Importante Como a elevação absoluta dos dutos depende de diversos fatores, abra uma vista 3D para verificar a elevação absoluta para seus dutos ao especificar parâmetros de deslocamento principal e de ramificação. Por exemplo, um sistema com um componente mecânico, como um AHU atribuído, o nível associado com aquele componente é o nível de referência para o deslocamento. No entanto, ao efetuar o layout de dutos em uma vista de planta para um sistema que foi criado sem atribuir equipamento mecânico, o deslocamento é relativo à vista de nível associado. Dimensionamento do duto É possível selecionar um método de dimensionamento dinâmico para os dutos para os sistemas de dutos em um projeto utilizando a caixa de diálogo Dimensionamento de duto. É possível especificar o tamanho de seções de duto com os métodos de dimensionamento de atrito e/ou velocidade, de atrito igual ou de recuperação estática. O dimensionamento pode ser aplicado para seções de dutos ou para todo o sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 72 ObservaçãoPara usar a caixa de diálogo Dimensionamento de duto para especificar o tamanho de duto, os dutos precisam estar conectados a um sistema de dutos com um fluxo de ar válido. 1. Selecione um corte de um trecho de dutos em uma vista e clique em Modificar | guia Dutos painel Análise Dimensionamento de duto/tubulação. Selecione um método de dimensionamento 2. Na caixa de diálogo Dimensionamento de duto, selecione um método de dimensionamento da lista suspensa: Velocidade, Atrito, Atrito igual ou Recuperação estática. Quando você seleciona atrito ou velocidade, as seguintes opções são ativadas: o Somente para dimensionar dutos de acordo com os parâmetros para o método selecionado (velocidade ou atrito) de forma exclusiva. o E para forçar o dimensionamento de dutos para atender aos parâmetros que especificar para velocidade e atrito. o Ou para permitir o dimensionamento de dutos de acordo com o menos restritivo entre os parâmetros atrito ou velocidade. 3. Selecione um método de dimensionamento e especifique o(s) parâmetro(s) para o método de dimensionamento selecionado. Especificar o tamanho de ramificação de restrições 4. É possível restringir o tamanho de segmentos de duto ao selecionar uma opção na lista Restrições e especificar um limite absoluto do tamanho de dutos usando a opção Restringir tamanho. Selecione uma das seguintes restrições da lista suspensa: o Somente o tamanho calculado - o tamanho do segmento de duto selecionado é determinado usando o método de dimensionamento escolhido e não é restringido de outra forma. o Coincidir com o tamanho do conector - o tamanho do segmento de duto selecionado na ramificação é determinado pelo tamanho do conector utilizado entre a ramificação e o segmento principal até a primeira conexão na rede. o Maior entre conector e calculado - o tamanho do segmento de duto selecionado é determinado pelo maior dos dois determinantes. Se o tamanho do conector for menor do que o tamanho calculado pelo método de dimensionamento, então o tamanho calculado será usado. Se o tamanho do conector for maior do que o tamanho calculado pelo método de dimensionamento, então o tamanho do conector será usado. 5. Se necessário, clique em Restringir altura/Restringir largura e insira um valor para especificar um limite absoluto para o tamanho do segmento de duto selecionado. Duto retangular
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 73 O exemplo a seguir mostra como o Revit calcula a queda de pressão para um segmento de 100 pés de duto retangular de 36" x 24" suportando um fluxo de ar de 12.000 CFM.  Densidade do ar = 0,0751 lbs/pés cúbicos.  Viscosidade do ar = 0,01805 CP (padrão do ar atmosférico a 66 graus F)  Rugosidade = 0,0003' (duto de aço médio macio galvanizado conforme definido no Manual ASHRAE de 2005: Conceitos básicos, página 35.7) A queda de pressão é definida como: Este valor coincide com o valor do parâmetro do diâmetro hidráulico nas propriedades do duto. A velocidade é baseada na área da seção transversal, onde:
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 74 O valor calculado para a queda de pressão coincide com o valor localizado nas propriedades do duto no Revit. Retangular
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 75 Métodos de dimensionamento de duto O Revit fornece quatro métodos padrão para dimensionar dutos:  atrito  Velocidade  Fricção igual  Recuperação estática Métodos de atrito e velocidade Quando somente o método de dimensionamento de atrito ou velocidade for selecionado, o dimensionamento pode ser com base em somente um método ou uma combinação lógica dos métodos de atrito e/ou velocidade. Quando os dois são selecionadas, o tamanho do duto deve estar de acordo com os valores de atrito e de velocidade. Quando um dos dois é selecionado, o tamanho do duto pode violar a regra de atrito ou de velocidade, mas deve cumprir uma das regras. As seguintes curvas (com base em 1000 fpm e 0,08 ") exibem a diferença entre os métodos de dimensionamento "Ou" e "E": Método de dimensionamento de duto de Atrito ( ) E velocidade ( )
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 76 Método de dimensionamento de duto de Atrito ( ) Ou velocidade ( ) Métodos de fricção igual e de recuperação estática O método de fricção igual cria uma estimativa inicial para o dimensionamento de duto com base na perda de pressão constante por unidade de comprimento do duto especificada (o padrão é 0,10 pol-wg/100 pés ou 25 Pa/30 m). Os métodos de fricção igual e recuperação estática utilizados no Revit usam o banco de dados de conexão de duto ASHRAE, que contém informações sobre perdas para vários acessórios de dutos. A tabela a seguir mapeia os tipos de ajuste e acessório com a categoria ASHRAE usada para determinar cálculos de perda. Tipo de ajuste/acessório Categoria do ASHRAE Extremidade Obstrução Interseção Junção Cotovelo Cotovelo Deslocamento Cotovelo Rosca (ajustável) Junção Rosca (perpendicular) Junção T Junção Transição Transição União Transição Y Junção
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 77 T lateral Junção Cruz lateral Junção Arquejamentos Obstrução Amortecedor Amortecedor Acessórios com comportamento de encaixe Obstrução Acessórios com comportamento de anexação Obstrução Revestimento e isolamento de dutos É possível adicionar isolamento e revestimento a dutos. Para adicionar isolamento a dutos 1. Na área de desenho, selecione os dutos e filtre itens que não sejam segmentos de duto, ajustes ou duto flexível. DicaPara isolar todos os dutos em um sistema, realce um componente no sistema, pressione Tab até que todos os componentes do sistema estejam realçados, e clique para selecionar tudo no sistema. A seguir, é possível utilizar a ferramenta Filtro para selecionar somente os segmentos de duto, acessórios ou duto flexível antes de adicionar isolamento. 2. Clique em Modificar | guia Duto painel Isolamento de duto Adicionar isolamento. 3. Na caixa de diálogo Adicionar isolamento do duto, selecione o Tipo de isolamento desejado e insira a espessura. DicaPara alterar as propriedades de tipo para o isolamento, clique em Editar tipo. 4. Clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 78 ObservaçãoA verificação de interferência detecta interferências causadas por isolamento adicionado a dutos. Para editar isolamento dos dutos 1. Na área de desenho, selecione os dutos que deseja modificar. 2. Clique na gioa Modificar | Duto painel Isolamento do duto Editar isolamento. 3. Na paleta Propriedades, especifique a espessura do isolamento e clique em Aplicar. DicaPara alterar as propriedades de tipo do isolamento, clique em Editar tipo. Para remover o isolamento dos dutos 1. Na área de desenho, selecione os dutos que deseja modificar. 2. Clique em Modificar | guia Duto painel Isolamento do duto Remover isolamento e, na caixa de diálogo de confirmação, clique em Sim. Para adicionar, editar ou remover o revestimento do duto Siga os passos anteriores e utilizar os comandos do painel Revestimento do duto da faixa de opções. Modificar sistemas de duto
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 79 É possível ajustar o layout para trechos de dutos em um sistema de dutos. Quando uma seção de dutos é selecionada em uma vista, as seguintes ferramentas estão ativadas: Na Barra de opções:  Deslocamento: especifica a elevação vertical do duto em relação ao nível atual. É possível inserir um valor de deslocamento ou selecionar a partir de uma lista de valores de deslocamento lembrados. Dutos redondos e dutos flexíveis  Diâmetro: especifica o diâmetro do duto. Se as conexões não puderem ser estabelecidas, uma mensagem de aviso será exibida. Adicionar componentes a um sistema Esta ferramenta permite selecionar componentes em uma vista para ser adicionados em um sistema. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes no sistema onde deseja adicionar um componente e clique no botão apropriado (duto ou tubulação) na guia Sistemas painel Ferramentas de sistema Editar sistema. Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. Todos os componentes, exceto os componentes no sistema selecionado, são atenuados na vista e a barra de ferramentas do Editor do sistema é exibida. A Barra de opções exibe o Nome, o Equipamento e o Número de elementos no sistema. 3. Clique na guia Editar sistema de duto/tubulação painel Editar sistema de duto/tubulação Adicionar ao sistema. A ferramenta Adicionar ao sistema somente permite selecionar componentes que sejam compatíveis com o sistema selecionado. Por exemplo, você não pode adicionar um difusor de exaustão a um sistema de fornecimento ou um banheiro a um sistema de aquecimento de contorno fechado. 4. Na área de desenho, selecione um ou mais componentes compatíveis que você deseja adicionar ao sistema existente. ObservaçãoÉ possível usar uma caixa de seleção para selecionar vários componentes. 5. Clique em Concluir a edição do sistema para adicionar o(s) componente(s) selecionado(s) ou Cancelar a edição do sistema para descartar as alterações. ObservaçãoAs alterações executadas ao editar um sistema somente aparecem no Navegador do sistema após você clicar em Concluir a edição do sistema. Os objetos selecionados são adicionados ao sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 80 Remoção de componentes de um sistema Esta ferramenta permite selecionar componentes em uma vista para serem excluídos de um sistema. Para remover um componente de um sistema existente, primeiro é preciso excluir quaisquer dutos que conectam o componente a um sistema existente. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes do sistema do qual deseja remover componentes e clique no botão apropriado (duto ou tubulação) na guia Sistemas painel Ferramentas do sistema Editar sistema. Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. Todos os componentes, exceto os do sistema selecionado, são atenuados na vista e as feramentas de edição do sistema são exibidas. A Barra de opções exibe o Nome, o Equipamento e o Número de elementos no sistema. 3. Clique na guia Editar sistema de duto/tubulação painel Editar sistema de duto/tubulação Remover do sistema. 4. Na área de desenho, selecione os componentes que deseja remover do sistema. ObservaçãoÉ possível usar uma caixa de seleção para selecionar vários componentes. 5. Clique em Concluir a edição do sistema para adicionar o(s) componente(s) selecionado(s) ou Cancelar a edição do sistema para descartar as alterações. ObservaçãoAs alterações executadas ao editar um sistema somente aparecem no Navegador do sistema após você clicar em Concluir a edição do sistema. Os objetos selecionados são adicionados ao sistema. Selecionar equipamento É possível selecionar o equipamento para um sistema usando a ferramenta Selecionar equipamento disponível a partir do editor do sistema. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes do sistema do qual você deseja remover componentes e clique no botão apropriado Sistemas (de duto ou tubulação) painel Ferramentas do sistema Editar sistema (sistema de tubulação ou sistema de dutos ). Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. Todos os componentes, exceto os do sistema selecionado, são atenuados na vista e as ferramentas de edição do sistema são exibidas. A Barra de opções exibe o Nome, o Equipamento e o Número de elementos no sistema.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 81 3. Clique na guia Editar Sistema de duto/tubulação painel Editar sistema de duto/tubulação Selecionar equipamento (sistema de tubulação ou sistema de dutos ). 4. Na área de desenho, selecione um equipamento para o sistema. 5. Clique em Concluir a edição do sistema para adicionar os componentes selecionados. ObservaçãoAs alterações executadas ao editar um sistema somente aparecem no Navegador do sistema após você clicar em Concluir a edição do sistema. Os objetos selecionados são adicionados ao sistema. Visualizar propriedades do sistema É possível visualizar as propriedades de um sistema utilizando a ferramenta Propriedades de sistema, disponível do editor do sistema. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes no sistema e clique na guia apropriada Sistemas de (Duto ou Tubulação) painel Ferramentas de sistema Editar sistema (Sistema de tubulação ou Sistema de dutos ). Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. Todos os componentes, exceto os do sistema selecionado, são atenuados na vista e as ferramentas de edição do sistema são exibidas. A Barra de opções exibe o Nome, o Equipamento e o Número de elementos no sistema. 3. Clique na guia Editar sistema de dutos/tubulação painel Propriedades Propriedades (Sistema de tubulação ou Sistema de dutos ). As propriedades de instância para o sistema selecionado são exibidas na paleta Propriedades. Faça as alterações e clique em Aplicar. 4. Clique em Concluir a edição do sistema para confirmar a seleção. Propriedades do sistema de duto Parâmetro Descrição Número de elementos O número de componentes do sistema de dutos do sistema,
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 82 Equipamento do sistema Equipamento mecânico atribuído para o sistema. Tipo de sistema O tipo de sistema (ars de suprimento, ar de retorno, ar de exaustão). Nome do sistema Seqüência de caracteres que identifica de forma exclusiva o sistema. Pressão estática Pressão disponível de terminais de ar de fornecimento (somente sistemas de duto de fornecimento) Fluxo Fluxo de ar no sistema Visualizar propriedades do equipamento É possível visualizar as propriedades do equipamento mecânico em um sistema usando a ferramenta Propriedades de equipamento disponível a partir do editor do sistema. ObservaçãoTambém é possível clicar com o botão direito do mouse no equipamento em uma vista e clicar em Propriedades para abrir a paleta Propriedades. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes do sistema do qual você deseja remover componentes e clique na guia apropriada Sistemas (de duto ou tubulação) painel Ferramentas do sistema Editar sistema ( Sistema de tubulação ou sistema de dutos). Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. Todos os componentes, exceto os do sistema selecionado, são atenuados na vista e as feramentas de edição do sistema são exibidas. A Barra de opções exibe o Nome, o Equipamento e o Número de elementos no sistema. 3. Clique na guia Editar sistema de dutos/tubulação painel Propriedades Propriedades. A paleta Propriedades exibe as propriedades para o equipamento mecânico que serve como equipamento base para o sistema selecionado. 4. Faça as alterações e clique em Aplicar. 5. Clique em Concluir a edição do sistema para confirmar a seleção ou em Cancelar a edição do sistema para descartar a alteração.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 83 Desconectar equipamento Utilize esta ferramenta para desconectar equipamento atribuído a uma tubulação, encanamento, proteção contra incêndio ou sistema de dutos. 1. Na área de desenho, selecione um dos componentes do sistema do qual você deseja remover componentes e clique no botão apropriado Sistemas (de duto ou tubulação) painel Ferramentas do sistema Desconectar equipamento. Quando mais de um sistema estiver associado com o componente selecionado, a caixa de diálogo Selecione um sistema é exibida. 2. Selecione um sistema e clique em OK. 3. Clique no equipamento sendo removido na vista. Conectar um componente de sistema de dutos em um sistema Utilize Conectar em para adicionar automaticamente um componente a um sistema de dutos e criar os dutos entre o novo componente e o sistema existente. 1. Abra a vista de planta onde deseja adicionar um componente e coloque o novo componente. Por exemplo, para adicionar um terminal de ar em um sistema existente, coloque um terminal de ar em uma vista que contenha um sistema de dutos existente. 2. Selecione o novo componente e clique em Modificar | guia Terminais de ar painel Layout Conectar em. 3. Se o novo componente puder ser conectado a mais de um sistema, a caixa de diálogo Selecionar conector é aberta. 4. Na caixa de diálogo Selecionar conector, selecione o sistema onde você deseja criar a conexão e clique em OK. O cursor é exibido com um sinal de mais. 5. Clique em um duto onde você deseja conectar o novo componente. O novo componente é adicionado ao sistema Criar dutos para adicionar componentes 1. Use o Editor do sistema para adicionar o componente ao sistema existente. 2. Verifique se há um conector aberto no sistema onde está conectando componentes e, se necessário, adicione um tubo em T a um segmento de duto para fornecer o conector aberto.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 84 3. Realce um dos componentes do sistema existente e pressione Tab até que uma visualização do caminho do(s) componente(s) adicionado(s) para o sistema existente seja exibida. 4. Clique em Modificar | guia Sistemas de duto painel Layout Gerar layout. 5. Utilize Configurações de Gerar layout para criar um layout para o novo trecho de dutos. 6. Clique em Concluir layout quando estiver satisfeito com a rota dos dutos para o sistema. Os dutos são criados de acordo com as especificações na caixa de diálogo Configurações de conversão. Usar o Editor de justificação O Editor de justificação permite alinhar as partes superiores, inferiores ou laterais de um trecho de dutos em uma seção do sistema. 1. Realce um duto na seção ou sistema que você deseja justificar, pressione Tab uma ou mais vezes para ressaltar os segmentos que deseja justificar e clique para selecionar os dutos. 2. Clique em Modificar | guia Dutos painel Editar Justificar Justificar para acessar o Editor de justificação. 3. Clique em Ponto de controle para selecionar a extremidade da seção de dutos que será utilizada como referência para a justificação, como indicado por uma seta que aparece na extremidade da ramificação.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 85 Cada clique alternativamente seleciona o segmento inicial ou final, como é indicado por uma seta no final de cada ramificação. 4. Especifique a direção do alinhamento. Clique... para alinhar a... Superior esquerdo Superior central Superior direito Meio esquerdo Meio central Meio direito Inferior esquerdo Inferior central Inferior direito
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 86 5. Também é possível clicar em Linha de alinhamento e selecionar uma linha de referência na área de desenho. Esta operação é mais útil em uma vista 3D com Linhas finas selecionado e o estilo visual definido para Estrutura de arame. Linhas de referência tracejadas são exibidas nas arestas e ao longo do centro das faces do tubo de referência. 6. ObservaçãoVocê deve especificar o estilo visual Estrutura de arame antes de utilizar o Editor de justificação. 7. Clique em uma das linhas de alinhamento do desenho para especificar a linha a ser usada para a justificação. 8. Quando estiver satisfeito com as configurações de justificação para os dutos, clique em Concluir para alinhar os dutos ou clique em Cancelar para fechar o Editor de justificação sem aplicar as alterações. Os dutos mostrados aqui foram justificados ao centro superior do grande segmento conectado ao tubo em T.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 87 Alterar soluções de rota É possível ajustar a rota dos dutos em um sistema de dutos existente. 1. Selecione ao menos dois segmentos de duto na seção onde deseja ajustar a rota ou a justificação. 2. Clique na guia Múltipla seleção guia Layout Soluções de rota para ativar as ferramentas para ajustar o roteamento dos dutos. As seguintes ferramentas de rota são ativadas no painel Soluções de rota: o Pontos de controle: Adicionar ponto de controle/ Remover ponto de controle Use os botões de mais ou menos para adicionar ou remover pontos de controle de vértices em segmentos de duto. Clique em Mais para adicionar um ponto e, a seguir, clique em um ponto do duto para inserir o ponto de controle. Arraste o ponto para ajustar a forma do roteamento do duto. As transições e os acessórios são adicionados automaticamente para manter as conexões. Para remover um vértice, clique no botão Menos e selecione o vértice que deseja remover. o Solução: 1 de n Utilize os botões de seta para percorrer as soluções propostas. 3. Selecione uma solução.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 88 4. Ajuste o roteamento adicionando, removendo e arrastando os pontos de controle conforme necessário. 5. Quando estiver satisfeito com a rota, clique em Concluir para aplicar as alterações ou clique em Sair para fechar o Editor de soluções de roteamento sem aplicar as alterações Alterando o tipo para um trecho É possível alterar o tipo para uma seleção múltipla de trecho de duto, tubulação, bandeja de cabo ou conduíte. 1. Selecione o trecho, incluindo as conexões. ObservaçãoNão inclua equipamento ou duto ou tubulação flexível em sua seleção. 2. Clique em Modificar | guia Múltipla seleção painel Editar Alterar tipo. 3. No Seletor de tipo, selecione o tipo desejado.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 89 ELETRICO Colocar dispositivos Dispositivos consistem de tomadas de corrente, chaves, caixas de junção, telefonia, comunicações e dispositivos de terminal de dados, dispositivos de chamada de enfermeira, alto-falantes de parede, disparadores, detectores de fumaça e estações manuais de alarme de incêndio. Dispositivos elétricos com freqüência são componentes hospedados (tomadas de corrente que devem ser colocadas em uma parede ou plano de trabalho). Para inserir um dispositivo elétrico em uma vista: 1. No Navegador do projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes na vista na qual deseja colocar o dispositivo. 2. Clique na guia Sistemas painel Elétrico menu suspenso Dispositivo e clique em um tipo de dispositivo. 3. Em Seletor de tipos, selecione um componente específico. 4. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente o dispositivo. 5. Mova o cursor sobre a área de desenho. O dispositivo é visualizado quando você move o cursor sobre um hospedeiro ou localização válidos na área de desenho. 6. Clique para inserir o dispositivo. 7. Clique em Modificar para sair da ferramenta. Inserção de equipamento elétrico Equipamento elétrico consiste em painéis e transformadores. Equipamentos elétricos podem ser componentes hospedados (um painel elétrico que deve ser inserido em uma parede) ou não hospedados (um transformador que pode ser inseridas em qualquer lugar da vista). 1. No Navegador de projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes na vista na qual deseja colocar o equipamento. 2. Clique na guia Sistemas painel Elétrico Equipamento elétrico. 3. No Seletor de tipos, selecione um tipo de componente. 4. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente o equipamento.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 90 5. Na Barra de opções, para incluir uma chamada de detalhe de identificador, selecione Chamada de detalhe e especifique o comprimento. Para carregar identificadores adicionais, clique em Identificadores. Consulte Carregando estilos de identificadores. 6. Mova o cursor sobre a área de desenho. O equipamento é visualizado ao mover o cursor sobre uma localização válida na área de desenho. 7. Clique para inserir o equipamento. Selecionar um sistema de distribuição Painéis elétricos e transformadores que são adicionados em seu projeto elétrico devem ser configurados para um sistema de distribuição antes que possam ser usados com circuitos. O sistema de distribuição selecionado já deverá estar configurado. Consulte Caixa de diálogo Configurações elétricas. 1. No Navegador de projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes na planta que contém o painel ou transformador. ObservaçãoTambém é possível selecionar um painel utilizando o Navegador do sistema. Expanda Potência, clique com o botão direito do mouse no painel e clique em Selecionar. 2. Na área de desenho, selecione um painel, na Barra de Opções, clique no menu suspenso Sistema de distribuição e selecione um sistema de distribuição. A lista contém todos os sistemas de distribuição que coincidem com a especificação de voltagem do painel ou transformador, ordenada de acordo com a distância a partir da carga (mais próxima no topo). ObservaçãoTambém é possível selecionar um sistema de distribuição na paleta Propriedades quando um painel ou transformador estiver selecionado em uma vista. Em Cargas elétricas, clique no campo de valor para o Sistema de distribuição e selecione um sistema de distribuição no menu suspenso. Especificar um sistema de distribuição secundário 3. Na área de desenho, selecione um transformador e, na guia Modificar equipamento elétrico, clique no painel Propriedades Propriedades. 4. Na paleta Propriedades, em Cargas elétricas, clique no campo de valor do Sistema de distribuição secundária e selecione um sistema de distribuição secundário. Colocando luminárias A maioria das luminárias são componentes hospedados que precisam ser colocados em um componente hospedeiro (um forro ou parede). Para colocar uma luminária em uma vista:
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 91 1. No Navegador do projeto, expanda Vistas (todas) Plantas de piso e clique duas vezes na vista na qual deseja colocar a luminária. 2. Clique na guia Sistemas painel Elétrico Luminária. 3. No Seletor de tipos, selecione um tipo de luminária. 4. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente a luminária. 5. Mova o cursor sobre a área de desenho. A luminária é visualizada quando você move o cursor sobre um hospedeiro ou localização válidos na área de desenho. 6. Clique para colocar a luminária. 7. Clique em Modificar. Observação Em alguns casos, as luminárias podem ser colocadas de forma que a localização do conector não esteja dentro de um espaço. O ponto de cálculo de ambiente é usado como um ponto de pesquisa para determinar em quais espaços a luminária está. Você pode editar a família da luminária para ativar o Ponto de cálculo de ambiente e, a seguir, mover a localização do ponto de cálculo a fim de que esteja localizado dentro do espaço. No Editor de família, na paleta Propriedades, ative Ponto de cálculo do ambiente. Edite a localização do ponto de cálculo de ambiente para que esteja localizado dentro do espaço. Como o ponto de cálculo de ambiente especifica em qual espaço a luminária está, ele também é refletido em tabelas. Por exemplo, se você incluir uma coluna na tabela com dados do espaço, como o nome e número, o espaço definido pelo ponto de cálculo de ambiente será usado.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 92 Desenho da bandeja de cabos 1. Abrir a vista onde deseja inserir a bandeja de cabos. 2. Clique na guia Sistemas painel Elétrico Bandeja de cabos. 3. A partir de Seletor de tipos, selecione o tipo da bandeja de cabos, com ou sem acessórios. 4. Na Barra de opções, especifique a largura, altura, deslocamento ou raio da dobra. 5. Na faixa de opções, verifique se Indicador na colocação está selecionado para identificar automaticamente a bandeja de cabos. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então... alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical. carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. para incluir uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e a bandeja de cabos. selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 6. Na faixa de opções, selecione opções de colocação. 7. Na área de desenho, clique para especificar o ponto inicial do trecho da bandeja de cabos, mova o cursor e clique para especificar pontos ao longo do trecho.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 93 Uma dobra é adicionada automaticamente ao segmento, conforme necessário. ObservaçãoAo desenhar bandeja de cabos com acessórios, linhas de conexão para os acessórios são exibidas. 8. Para desenhar bandeja de cabos vertical, na Barra de opções especifique o valor do deslocamento e continue desenhando o trecho.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 94 ObservaçãoAo desenhar bandeja de cabos sem acessórios, se você desenhar bandeja de cabos através da bandeja de cabos existentes na mesma elevação, a nova bandeja de cabos será rompida (se forem do mesmo tamanho) ou o menor dos dois trechos de bandeja de cabos será rompido. 9. Para concluir o trecho da bandeja de cabos, clique em Modificar. Modificação de bandeja de cabos Selecione um segmento ou trecho de bandeja de cabos e faça um dos seguintes procedimentos:  Em Modificar | guia Bandejas de cabos, especifique um comando.  Na Barra de opções, especifique as opções de bandeja de cabos.  Arraste o controle para mover ou estender o segmento da bandeja de cabos para um novo ponto final ou para conectá-lo com outra bandeja de cabos.  Arraste o segmento da bandeja de cabos para uma nova localização.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 95 Alterar o raio da dobra Selecione uma dobra da bandeja de cabos, clique na cota para o raio e insira um novo valor.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 96 Na bandeja de cabos, o raio da dobra padrão é definido para a largura da bandeja de cabos, medida entre as arestas interiores. É possível especificar um multiplicador diferente para o raio da dobra na caixa de diálogo Propriedades de tipo para bandeja de cabos. Dividir bandeja de cabo 1. Clique em Modificar | guia Bandejas de cabos painel Modificar Dividir elemento. 2. Se você deseja remover o segmento da bandeja de cabos entre os pontos selecionados, na Barra de opções selecione Excluir segmento interno. 3. Clique na bandeja de cabos no ponto em que deseja dividir. Se tiver selecionado Excluir o segmento interno, clique em outro ponto para remover um segmento. Atualizar acessórios
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 97 Ao desenhar bandeja de cabos com acessórios, é possível atualizar os acessórios existentes. Por exemplo, é possível alterar um cotovelo para um tubo em T ou alterar um tubo em T para uma cruz. Alterando um cotovelo para um tubo em T 1. Selecione o cotovelo que deseja atualizar. 2. Clique no sinal de mais (+) ao lado do acessório. O cotovelo é alterado para um tubo em T. 3. Para alterar o tubo em T novamente para um cotovelo, clique no símbolo de menos (-) junto ao acessório. Alterar um tubo em T para uma cruz Para atualizar um tubo em T para uma cruz, é preciso primeiro adicionar bandeja de cabos a um lado do tubo em T. 1. Selecione o tubo em T que deseja atualizar. 2. Clique com o botão direito do mouse no controle da bandeja de cabos e clique em Desenhar bandeja de cabos. 3. Desenhe um comprimento de bandeja de cabos. 4. Pressione ESC duas vezes. 5. Selecione o tubo em T novamente. 6. Clique no sinal de mais (+) ao lado do acessório.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 98 O tubo em T é alterado para uma cruz. 7. Para alterar a cruz de volta para um tubo em T, clique no símbolo de menos (-) junto ao acessório. Criação de circuitos de energia e de iluminação É possível criar circuitos para os sistemas de alimentação (classificações de carga de energia e iluminação) que conectem dispositivos elétricos e luminárias compatíveis e, a seguir, conectem o circuito a um painel de equipamento elétrico. O Revit calcula automaticamente tamanhos de fios para circuitos de energia e iluminação para manter uma queda de voltagem menor do que 3%. Os cálculos de tamanho do fio são feitos com base na classificação do circuito e no comprimento dos trechos de fio. Consulte Tamanho do fio e Propriedades do painelpara obter informações sobre cálculo de tamanho de fio. 1. Selecione um ou mais dispositivos elétricos ou luminárias. 2. Clique em Modificar | guia Dispositivos elétricos ou em Modificar | guia Luminárias painel Criar sistemas Energia. Se os dispositivos para o circuito tiverem seu sistema de distribuição especificado como parâmetros de instância, a caixa de diálogo Informações específicas do circuito é exibida. 3. Especifique a voltagem e número de pólos para o circuito e clique em OK. O circuito lógico criado é exibido como linhas tracejadas entre os componentes elétricos selecionados. Dois controles associado com o circuito permitem criar automaticamente fiação permanente para o circuito. Adicionar o fio a seu projeto é opcional. Circuitos lógicos mantêm as informações associadas com o sistema elétrico sem adicionarfio
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 99 permanente. É possível utilizar propriedades do circuito para especificar o tipo de fio utilizado em um circuito. Selecionar um painel ou transformador para o circuito de alimentação 1. Clique em Modificar | guia Circuitos elétricos painel Ferramentas do sistema Selecionar painel. 2. Selecione um painel ou Transformador a partir do menu suspenso painel: selecione um painel ou transformador na vista. ObservaçãoSe o painel selecionado não tiver furos sem atribuição, você será solicitado a substituir uma reposição/espaço com este circuito. Um trecho principal é adicionado ao circuito lógico. Embora o circuito ainda seja válido, as linhas pontilhadas que mostram o circuito temporário não são exibidas. Consulte Criar fio permanente. Tamanho do fio O Revit calcula os tamanhos de fios para circuitos de potência, com base no tamanho especificado para proteção do circuito, cálculo de queda de voltagem e fator de correção. Tamanhos de fios são automaticamente dimensionados para manter uma queda de voltagem inferior a 3 por cento para circuitos de ramificação e 2 por cento para circuitos de alimentação na tomada mais distante da origem. Isto é, a carga do circuito determina a proteção contra excesso de corrente (classificação do circuito) necessária que, quando é especificada, determina os tamanhos de fios necessários para condutores quentes, neutros e terra.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 100 Classificação (de proteção) do circuito O Revit calcula a carga para um circuito como a soma das cargas para os diferentes dispositivos conectados no circuito e ajustada para temperatura ambiente (fator de correção). O Revit não especifica automaticamente a classificação do circuito. Depois que o circuito é criado, é possível especificar a classificação do circuito de acordo com os códigos elétricos aplicáveis, com base na corrente aparente e no tipo de carga para o circuito. O parâmetro de Classificação da instância do circuito especifica o tamanho da proteção do circuito necessária. A classificação do circuito é utilizada para determinar o tamanho do fio. Cálculo de queda de voltagem O Revit utiliza a fórmula a seguir para calcular a queda de voltagem em trechos de fio: VD=(L*R*I)/1000 Onde:  VD = queda de voltagem  L = comprimento do circuito de uma direção, em pés  R = resistência do condutor em Ohms por mil pés, das tabelas de impedância do tamanho do fio para o tipo de fio especificado.  I = corrente atual em amperes Tipos de fios Na caixa de diálogo Configuração elétrica, selecione Tipos de fios na Tipos de fio tabela para especificar os tipos de fio que podem ser utilizados dentro de um projeto. Vários tipos de fio podem ser especificados para um projeto (na caixa de diálogo Configurações elétricas). Quando mais de um tipo de fio é especificado para um projeto, o tipo pode ser selecionado na paleta Propriedades do circuito. A primeira entrada especificada na tabela de tipos de fio é a seleção padrão. Este deve ser o tipo de fio utilizado para a maioria das fiações em um projeto. Além dos tipos de fios fornecidos com o Revit, é possível adicionar e remover tipos de fio e transferir tipos de fio de outros projetos. Tamanho de fio quente O tamanho de fio de condutores quentes é determinado inicialmente pela classificação atual do circuito, o tipo de fio, classificações de temperatura (60 graus C, 75 graus C e 90 graus C), o fator de correção e, a seguir, ajustado para manter uma queda de voltagem dentro de 2% para alimentadores e 3% para circuitos de ramificação. Com base nesses fatores, o Revit especifica tamanhos de fio quente de acordo com a tabela básica de tamanhos de fios. Dimensionamento de fio terra A tabela de dimensionamento de fio terra lista tamanhos de condutores terra de acordo com a classificação atual para o circuito. Onde condutores são executados em paralelo em vários canais ou cabos como permitido pelos códigos elétricos
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 101 aplicáveis, cada condutor terra paralelo de equipamento deve ser ajustado com base na classificação de amperes do dispositivo de sobrecorrente que protege os condutores do circuito no trecho ou cabo. Dimensionamento do condutor neutro O fio neutro pode ser ajustado de acordo com o tamanho dos condutores quentes em um circuito ou pode ser ajustado de acordo com a corrente não balanceada. Quando dimensionada de acordo com os condutores quentes, um multiplicador neutro é utilizado para calcular o tamanho real do condutor neutro. O cálculo utiliza a tabela de dimensionamento do fio neutro dos condutores, em vez da ampacidade. Ele se destina a controlar o aumento de corrente que resulta de cargas harmônicas. Cargas harmônicas são causadas ao alternar as alimentações de potência encontradas em muitos tipos de equipamentos eletrônicos. Estas alimentações alternadas de potência criam distorção harmônica na forma de onda da corrente e fazem com que a corrente flua em um valor maior do que seria esperado em um sistema elétrico. O tipo de fio deve também permitir que o usuário defina um tamanho máximo, a partir do qual o tamanho do fio não mais aumenta, mas condutores são colocados paralelamente para servir cargas grandes. Ajuste de tamanhos de fios Embora ao fio para um circuito seja automaticamente ajustado de acordo com carga e queda de voltagem, é possível ajustar o tamanho ao alterar a classificação do circuito. 1. Realce um ou mais dispositivos elétricos ou luminárias no circuito e pressione TAB. Se você crioufio permanente, pressione TAB duas vezes para realçar o circuito. 2. Clique na guia Circuitos elétricos painel Propriedades Propriedades. 3. Na paleta Propriedades, navegue para baixo até Tamanho do fio e observe que os tamanhos de fios não podem ser editados. Os parâmetros Tamanho do fio exibem, da esquerda para a direita, como fases, condutores neutros e condutores terra usando o formato: número de condutores - tamanho. Por exemplo, 1- Nº12 descreve um único condutor Nº12. É possível ajustar os tamanhos de fios ao alterar o valor para o parâmetro Classificação do circuito. 4. Navegue até o parâmetro Classificação e insira um valor para a amperagem do circuito. Os tamanhos de fios são atualizados automaticamente
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 102 Fiação QuandoFio é selecionado no painel esquerdo da caixa de diálogo Configurações elétricas, o painel direito contém a tabela de fio. As configurações na tabela de fio determinam como oRevit calcula o tamanho do fio e como os fios são exibidos em plantas do sistema elétrico em seu projeto.  Temperatura ambiente - especifica a temperatura do ambiente em que o fio existir.  Folga de cruzamento de fio - Especifica a largura da folga usada para exibir condutores não conectados que se cruzam, como mostrado.  Marcas de revisão de fios - é possível selecionar o estilo da marca de revisão que é exibida para Fase, Condutor terra e Condutor neutro. O Revit fornece quatro estilos de marca de revisão, como mostrado: Marca de revisão fio curto Marca de revisão fio circular Marca de revisão fio em gancho
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 103 Marca de revisão fio longo Para carregar uma família de marcas de revisão 1. Clique na guia Inserir painel Carregar da biblioteca (Carregar família). 2. Na caixa de diálogo Abrir, navegue para Anotações Elétrica Marcas de revisão. 3. Selecione um ou mais arquivos de família de marcas de revisão e clique em Abrir. É possível atribuir um estilo diferente para cada condutor. Clique na coluna Valor, clique em e selecione um estilo da marca de revisão. É possível utilizar o Editor de família para personalizar uma marca de revisão existente ou criar marcas de revisão adicionais.  Linha inclinada através de marcas de revisão - permite exibir a marca de revisão para o condutor terra como uma linha diagonal que faz interseção com as marcas de revisão de os outros condutores, como mostrado. Clique na coluna Valor, clique em e selecione Sim para aplicar esta operação para marcas de revisão. Se você selecionar Não, a marca de revisão especificada para o condutor terra é exibida.  Exibir marcas de revisão - especifica se deseja ocultar as marcas de revisão sempre, mostrar sempre ou mostrar somente para trechos principal. Tamanhos de fios
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 104 O painel de tamanhos de fios fornece informações para os tipos de fio disponíveis com o Revit. O painel direito exibe uma lista de tipos de fio, com base no material, classificações de temperatura (60 graus C, 75 graus C e 90 graus C) e tipo de isolamento. As ramificações Fator de correção e Condutor terra listam fatores de correção (com base na temperatura ambiente) e ampacidade para tamanhos de condutor terra. A tabela de tamanhos de fios exibe os tamanhos de condutores disponíveis no momento para uma combinação de material de fio, classificação de temperatura e tipo de isolamento. Cada combinação de material, classificação de temperatura e tipo de isolamento está associada com uma tabela separada de tamanhos de fios. Sempre que um novo atributo (material, classificação de temperatura ou tipo de isolamento) é criado, uma nova tabela de tamanhos também é criada para o atributo. Cada tamanho exibe ampacidade, tamanho de AWG (Calibre de condutor americano) e o diâmetro de condutores disponíveis em um projeto. O Revit calcula o tamanho do fio para circuitos (com base na classificação atual do circuito) para manter uma queda de voltagem menor do que 3 por cento.  Material: (valores padrão são Alumínio e Cobre) Clique em Excluir para remover um material selecionado da tabela. Um material não pode ser excluído se estiver em uso no projeto ou se o material selecionado for o único especificado em um projeto. Clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo Novo material, onde é possível especificar valores para um novo material de fio. Nomes de material devem ser únicos em um projeto.  Temperatura: a temperatura (Celsius) determina quais tipos de isolamento estão disponíveis para um determinado material. Há uma maior seleção de tipos de isolamento disponíveis para temperaturas mais baixas do que para altas temperaturas. Por exemplo, o tipo de isolamento UF está disponível para fio de alumínio a 60C, mas quando você seleciona 90C para fio de alumínio, o tipo de isolamento UF não está disponível. Clique em Excluir para remover um parâmetro. Uma temperatura não pode ser excluída se estiver em uso no projeto ou se for a única especificada em um projeto. Clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo Nova temperatura, onde é possível especificar valores para uma nova temperatura. Os nomes de temperatura devem ser únicos para um material especificado.  Isolamento: os valores padrão de isolamento dependem do material selecionado e da temperatura. Clique em Excluir para remover um parâmetro. Um tipo de isolamento não pode ser excluído se estiver em uso no projeto ou se for o único especificado em um projeto. Clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo Novo isolamento, onde é possível especificar valores para um novo tipo de isolamento de fio. Os nomes de tipo de isolamento devem ser únicos para um material especificado.  Usado pelo dimensionamento: Quando selecionado para um determinado tamanho do fio, aquele tamanho do fio torna-se disponível para uso em circuitos onde o Revit calcula o tamanho do fio.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 105 Quando desmarcado, o tamanho não está disponível para uso com a operação de dimensionamento. Caixa de diálogo Nova ampacidade Utilize esta caixa de diálogo para especificar uma nova ampacidade (tamanho do fio) para adicionar na tabela de tamanhos de fios. 1. Especifique a ampacidade, tamanho do fio (AWG) e diâmetro para o novo fio. 2. Clique em OK. A ampacidade é adicionada à tabela. Caixa de diálogo Novo material Utilize esta caixa de diálogo para adicionar um novo material de condutor com base em um material existente e criar uma tabela associada. A nova tabela contém os mesmos tamanhos de fio que aqueles listados na tabela associada com o material original. 1. Insira um nome para o novo material. O nome do material deve ser exclusivo dentro de um projeto. 2. Selecione um Material base. 3. Clique em OK. Caixa de diálogo Nova temperatura Utilize esta caixa de diálogo para adicionar uma nova classificação de temperatura com base em uma temperatura existente e criar uma tabela associada. A nova tabela contém os mesmos tamanhos de fio que os tamanhos listados na tabela associada com a temperatura original. 1. Insira um nome para a nova temperatura. O nome da temperatura pode ser qualquer seqüência de caracteres única. 2. Selecione uma Temperatura base. 3. Clique em OK. Caixa de diálogo Novo tipo de isolamento Utilize esta caixa de diálogo para adicionar um novo tipo de isolamento para o material e a temperatura selecionados atualmente, com base em um tipo de isolamento existente. 1. Insira um nome para o novo tipo de isolamento. O nome do tipo de isolamento pode ser qualquer seqüência de caracteres única. 2. Selecione um Isolamento base. 3. Clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 106 Fator de correção A temperatura ambiente afeta a capacidade de condutor de conduzir corrente. Este efeito é especificado como um valor para o material do fio em temperaturas ambiente específicas. O fator de correção é utilizado ao calcular tamanhos de fios no projeto. Clique em Nova temperatura para adicionar fatores de correção personalizados para um projeto. Condutores terra Lista a ampacidade do fio utilizada para selecionar o tamanho dos condutores terra do Revit Tamanho do fio O Revit MEP calcula os tamanhos de fios para circuitos de potência com base no tamanho especificado para proteção do circuito, cálculo de queda de voltagem e fator de correção. Tamanhos de fios são definidos na caixa de diálogo Configuração elétrica. A queda de voltagem para cada circuito é exibida como circuitos de linha a linha para dois pólos (fase única) e 3 pólos (três fases). A queda de voltagem é reportada como circuitos de linha a neutro para 1 pólo. Exemplos de dimensionamento de fio Neste exemplo, as seguintes configurações de tipo de condutor são especificadas para dois circuitos criados no projeto, realizado em conduite de aço. Material Classificação de temperatura Isolação Tamanho máximo Multiplicador do neutro Neutro necessário Tamanho do neutro Tipo de conduite Cobre 90 C THHN 500 MCM 1.5 Sim Fase Aço Cobre 75 C THWN 500 MCM 1.0 Sim Fase Aço Circuito alimentador 1 circuito Fator de potência Voltagem Carga Pólos Classificação Tipo de fio Temperatura ambiente Comprimento do trecho de fio
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 107 Alimentador 0,8 240 V 12 kVA 2 50A THHN 80 F 100 pés. 1. A classificação do circuito (50A) e o tipo de fio (THHN, cobre, 90C) determinam o tamanho básico do tamanho da fase. A tabela de tamanhos de fios básico, sem considerar a temperatura ambiente, pede 2- Nº 8 fases para o circuito 1. 2. O condutor neutro é dimensionado como 1,5 vezes a área da seção transversal das fases. Uma fase Nº 8 tem uma área da seção transversal de 0,0129686799 pés² . Aplicando o multiplicador 1,5 (1,5 * 0,0129686799 = 0,01945301985 pol²), a tabela básica de tamanho de fio pede um fio Nº6 (área de 0,0206119720 m ² ), que fornece o mínimo de área que cumpre os requisitos do condutor neutro. O condutor neutro é dimensionado como 1-Nº6. 3. A tabela de tamanho de condutor terra para um condutor de cobre de 50A pede um condutor terra Nº10 (Nº10 é adequado para até 60A). O dimensionamento preliminar do pacote de fio do circuito 1 é 2- Nº8, 1- Nº6 e 1- Nº10. No entanto, o dimensionamento deve considerar o fator de correção (com base na temperatura ambiente) e suportar uma queda de voltagem menor do que 2 por cento no acessório mais afastado da origem. 4. Presumindo que os condutores de calor nº 8 em uma temperatura ambiente de 80 graus Fahrenheit (fator de correção =1), o cálculo da queda de voltagem é VD = (L * R * I)/1000: o Comprimento (L) = 100 pés. o Impedância (Z) = 1.326 a partir da tabela Impedância de fio para o conduíte de aço nº 8 em 80 graus o Carga (i) = 50A VD = (100 pés *1.326 * 50A)/1000 = 6.63 V 6.63/240 = 0.027625 = 2.7625% que excede os 2% de queda de voltagem permissível. 5. Presuma fases Nº6 (o pacote de fio é ajustado para 2- Nº 6, 1- Nº6 e 1- Nº10) e calcule a queda de voltagem novamente. VD = (100 pés * 0.860 * 50A)/1000 = .3 .3/240 = 0.017917 = 1.7917% dentro dos 2% de queda de voltagem permissível. 6. O condutor neutro é dimensionado, 1,5 * 0.020611972 = 0.030917958 pés² . A tabela básica de tamanhos de fios pede um fio Nº4 (área de 0,0327813057 pol² ), que fornece o mínimo de área que cumpre os requisitos de condutor neutro ajustado. O condutor neutro é redimensionada como 1- Nº4. 7. O condutor terra deve ser alterado em proporção à mudança nas fases: o Área da seção transversal de Nº8 = 0,029686799 pol² . o Área da seção transversal de Nº6 = 0,0206119720 pol². . o Relação = 1,5893
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 108 o 1,5893 * 0,0081552613 pol² . = 0,01296115 pol² . O condutor terra deve ser redimensionado para Nº8. O pacote de fio é ajustado para 2- Nº6, 1- Nº4, 1 Nº8. Circuito alimentador 2 Circuito Fator de potência Voltagem Load Pólos Classificação Tipo de fio Temperatura ambiente Comprimento do trecho de fio Ramificação 0,9 208 V 24 kVA 3 70A THHN 80 F 150 pés 1. A classificação do circuito (70A) e o tipo de fio (THHN, cobre, 90 C) determinam o tamanho básico para os condutores de calor. A tabela básica de tamanhos de fios demanda condutores de calor nº 6. 2. O condutor neutro é dimensionado como 1,5 vezes a área da seção transversal das fases (1,5 * 0,0521172118 pol² . = 0,0781758177 pol² ). O condutor neutro é dimensionado como 1- 1/0 (0,0829065680 pol²). 3. A tabela de tamanho de condutor terra para um condutor de cobre de 70A demanda um condutor terra nº 6. 3-nº 6, 1-1/0 e 1-nº 6. 4. O cálculo da queda de voltagem é (VD = (L * R * I)/1000: o I = 24,000 kVA / 208 * sqrt(3) = 66.6 A o VD = (150 pés * 0.812 * 100A)/1000 = 8.11V o 8.11/208 = 0.039 = 3.9% maior que os 2% de queda de voltagem permissível. Trabalhando de forma reversa a partir dos 2 por cento permitidos de queda de Voltagem e solucionando para impedância: 5. 208V * 0.02 = 4.16V = queda máxima de voltagem permissível. 6. 4.16V = (150 pés * R * 66.6A)/1000 7. VD = 4.16V / ((150 ft. * 66.6A) / 1000) 0.416 que é aproximadamente o fator de impedância para o fio nº 2 no conduíte de aço em um circuito de três fases. As fases são redimensionadas como 3-Nº1. 8. O condutor neutro é redimensionado para fio Nº4 (1,5 * 0,0206119720 pol² . = 0,030917958 pol² ). 9. O condutor terra Nº6 (0,0206119720 pol² ) deve ser alterado em proporção à mudança nas fases: o Área da seção transversal da fase Nº2 original = 0,0521172118 condutor pol² . o Área da seção transversal da nova fase Nº1 = 0,0657664432 pol² . o Relação = 1,26
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 109 o 1,26 * 0,0206119720 pol² . = 0,02597108472 pol² . = fio Nº4 O condutor terra é redimensionado para fio Nº4. 10. O pacote de fio é ajustado para 3 Nº1, 1- Nº4, 1 Nº4. Fatores de impedância de fio Para fins de cálculos de queda de voltagem, o Revit MEP sempre assume condutores de cobre. As tabelas de perda de voltagem são consistentes com o Cooper Bussmann® Selecting Protective Devices Handbook. Os valores indicam a queda de voltagem de linha para linha por 1000 Amp Pés para circuitos de três fases e de fase única. Para a queda de voltagem de linha para neutro em sistemas de três fases, divida por 1.73; para sistema de fase única, divida por 2. Conduite Tamanho do fio Três fases Fase única Fator de potência (%) 100 90 80 70 60 100 90 80 70 60 Aço 14 5.369 4.887 4,371 3.848 3.322 6.2 5.643 5.047 4.444 3.836 12 3.464 3.169 2.841 2.508 2.172 4 3.659 3.281 2.897 2.508 10 2.078 1.918 1.728 1.532 1.334 2.4 2.214 1.995 1.769 1.54 8 1.35 1.264 1.148 1.026 0.9 1.56 1.46 1.326 1.184 1.04 6 0.848 0.812 0.745 0.673 0.597 0.98 0.937 0,86 0.777 0.69 4 0.536 0.528 0.491 0.45 0.405 0.62 0.61 0.568 0.519 0.468 3 0.433 0.434 0.407 0.376 0.341 0.5 0.501 0.47 0.434 0.394 2 0.346 0.354 0.336 0.312 0.286 0.4 0.409 0.388 0.361 0.331 1 0.277 0.292 0.28 0.264 0.245 0,32 0.337 0.324 0.305 0.283 1/0 0.207 0.228 0.223 0.213 0.2 0.24 0.263 0.258 0.246 0.232 2/0 0.173 0.196 0.194 0.188 0.178 0.2 0.227 0.224 0.217 0.206 3/0 0.136 0.162 0.163 0,16 0.154 0.158 0.187 0.188 0.184 0.178
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 110 4/0 0.109 0.136 0,14 0.139 0.136 0.126 0.157 0.162 0.161 0.157 250 0.093 0.132 0.128 0.129 0.128 0.108 0.142 0.148 0.149 0.148 300 0.077 0.108 0.115 0.117 0.117 0,09 0.125 0.133 0.135 0.135 350 0.067 0.098 0.106 0.109 0.109 0.078 0.113 0.122 0.126 0126 400 0,06 0.091 0.099 0.103 0.104 0,07 0.105 0.114 0.118 0.12 500 0.05 0.081 0,09 0.094 0.096 0.058 0.094 0.104 0.109 0.111 600 0.043 0.075 0.084 0.089 0.092 0.05 0.086 0.097 0.103 0.106 750 0.036 0.068 0.078 0.084 0.088 0.042 0.079 0.091 0.097 0.102 1000 0.031 0.062 0.072 0.078 0.082 0.036 0.072 0.084 0,09 0.095 Não magnético 14 5.369 5.876 4.355 3.83 3.301 6.2 5.63 5.029 4.422 3.812 12 3.464 3.158 2.827 2.491 2.153 4 3.647 3.264 2.877 2.486 10 2.078 1.908 1.714 1.516 1.316 2.4 2.203 1.98 1.751 1.52 8 1.35 1.255 1.134 1.01 0.882 1.56 1.449 1.31 1.166 1.019 6 0.848 0.802 0.731 0.657 0.579 0.98 0.926 0.845 0.758 0.669 4 0.536 0.519 0.479 0.435 0.388 0.62 0.599 0.553 0.502 0.448 3 0.433 0.425 0.395 0.361 0.324 0.5 0.49 0.456 0.417 375 2 0.329 0,33 0,31 0.286 0.259 0.38 0.381 0.358 0,33 0,3 1 0.259 0.268 0.255 0.238 0.219 0,3 0,31 0.295 0.275 0.253 1/0 0.207 0.22 0.212 0.199 0.185 0.24 0.254 0.244 0.23 0.214
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 111 2/0 0.173 0.188 0.183 0.174 0.163 0.2 0.217 0.211 0.201 0.188 3/0 0.133 0.151 0,15 0.145 0.138 0.154 0.175 0.173 0.167 0.159 4/0 0.107 0.127 0.128 0.125 0.121 0.124 0.147 0.148 0.145 0,14 250 0,09 0.112 0.114 0.113 0,11 0.104 0.129 0.132 0.131 0.128 300 0.076 0.099 0.103 0.104 0.102 0.088 0.114 0.119 0.131 0.128 350 0.065 0.089 0.094 0.095 0.094 0.076 0.103 0.108 0,11 0.109 400 0.057 0.081 0.087 0.089 0.089 0.066 0.094 0.1 0.103 0.103 500 0.046 0.071 0.077 0,08 0.082 0.054 0.082 0,09 0.093 0.094 600 0.039 0.065 0.072 0.076 0.077 0.046 0.075 0.083 0.087 0,09 750 0.032 0.058 0.065 0,07 0.072 0.038 0.067 0.076 0,08 0.083 1000 0.025 0.051 0.059 0.063 0.066 0.03 0.059 0.068 0.073 0.077 Tipos de fios A tabela de tipos de fio lista os tipos de fio que são fornecidos com o Revit. Cobre Alumínio 60 C 75 C 90 C 60 C 75 C 90 C TW FEPW TA TW RH TA UF RH TBS UF RHW TBS RHW SA THHW SA THHW SIS THW SIS THW FEP THWN THHN
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 112 THWN FEPB XHHW THHW USE MI USE THW-2 ZW RHH THWN-2 RHW-2 RHH THHN RHW-2 THHW USE-2 THW-2 XHH THWN-2 XHHW-2 USE-2 ZW-2 XHH XHHW XHHW-2 ZW-2 Tamanhos de fios O Revit MEP especifica tamanhos de fase de acordo com a seguinte tabela de tamanhos básicos de fios. Cobre Alumínio Tamanho Classificação de temperatura Classificação de temperatura Tamanho 60 C 75 C 90 C 60 C 75 C 90 C TW, UF FEPW, RH, RHW, THHW, THW, TA, TBS, SA, SIS, FEP, FEPB, MI, RHH, RHW-2, THHN, THHW, TW, UF FEPW, RH, RHW, THHW, THW, TA, TBS, SA, SIS, FEP, FEPB, MI, RHH, RHW-2, THHN, THHW,
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 113 THWN, USE, ZW THW-2, THWN- 2, USE-2, XHH, XHHW, XHHW- 2, ZW THWN, USE, ZW THW-2, THWN- 2, USE-2, XHH, XHHW, XHHW- 2, ZW 18 -- -- 14 -- -- -- 18 16 -- -- 18 -- -- -- 16 14 15 15 15 -- -- -- 14 12 20 20 20 15 15 15 12 10 30 30 30 25 25 30 10 8 40 50 55 30 40 45 8 6 55 65 75 40 50 60 6 4 70 85 95 55 65 75 4 3 85 110 110 65 75 85 3 2 95 115 130 75 90 100 2 1 110 130 150 85 100 115 1 0 125 150 170 100 120 135 0 00 145 175 195 115 135 150 00 000 165 200 225 130 155 175 000 0000 195 230 260 150 180 205 0000 250 215 255 290 170 205 230 250 300 240 285 320 190 230 255 300
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 114 350 260 310 350 210 250 280 350 400 280 335 380 225 270 305 400 500 320 380 430 260 310 350 500 600 355 420 475 285 340 385 600 700 385 460 520 310 375 420 700 750 400 475 535 320 385 435 750 800 410 490 555 330 395 450 800 900 435 520 585 355 425 480 900 1000 455 545 615 375 445 500 1000 1250 495 590 665 405 485 545 1250 1500 520 625 705 435 520 585 1500 1750 545 650 735 455 545 615 1750 2000 560 665 750 470 560 630 2000 Fatores de correção de dimensionamento de fio A classificação do circuito é ajustada de acordo com os fatores de correção abaixo (classificação do circuito * fator de correção). A seguir, o tamanho correto para o tipo de condutor selecionado é encontrado na tabela de tamanhos de fios. Temperatura ambiente C Temperatura ambiente F 60 C 75 C 90 C 21-25 70-77 1.08 1.05 1.04 26-30 78-86 1 1 1 31-35 87-95 0.91 0.94 0.96
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 115 36-40 96-104 0,82 0.88 0.91 41-45 105-113 0.71 0,82 0,87 46-50 114-122 0.58 0,75 0,82 51-55 123-132 0.41 0.67 0.76 56-60 132-140 -- 0.58 0.71 61-70 141-158 -- 0,33 0.58 71-80 159-176 -- -- 0.41 Dimensionamento de fio terra Condutores terra são ajustados de acordo com a classificação do circuito. Tamanho Cobre Alumínio Tamanho Cobre Alumínio 14 15 -- 250 2000 1200 12 20 15 300 2000 1200 10 60 20 350 2500 1600 8 100 60 400 3000 2000 6 200 100 500 4000 2000 4 300 200 600 5000 3000 3 400 200 700 5000 3000 2 500 300 750 5000 3000 1 600 400 800 6000 4000 1/0 800 500 900 6000 4000
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 116 2/0 1000 600 1000 6000 4000 3/0 1200 800 1250 6000 5000 4/0 1600 1000 Dimensionamento do condutor neutro Quando um Multiplicador Neutro é especificado, o Revit MEP calcula o tamanho do condutor neutro com base nas seções transversais listadas na tabela a seguir: Tamanho (AWG/kcmil) Diâmetro (pol.) Área (pol² ) Tamanho (AWG/kcmil) Diâmetro (pol.) Área (pol² ) 14 0.064080 0.0032250357 300 0.5477226 0.2356194490 12 0.080810 0.0015288468 350 0.5916079 0.2748893572 10 0.101900 0.0081552613 400 0.6324555 0.3141592653 8 0.128500 0.0129686799 500 0.7071068 0.3929660816 6 0.162000 0.0206119720 600 0.7745967 0.4712388980 4 0.204300 0.0327813057 700 0.8366600 0.5497787144 3 0.229400 0.0413310408 750 0.8660254 0.5890486225 2 0.257600 0.0521172118 800 0.8944271 0.6283185307 1 0.289300 0.0657664432 900 0.9486833 0.7068583471 0 0.324900 0.0829065680 1000 1 0.785398163 00 0.364800 0.1045199453 1250 1.118034 0.981747704 000 0.409600 0.1317678350 1500 1.224745 1.178097245 0000 0.460000 0.1661901110 1750 1.322876 1.374446786
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 117 250 0.5 0.19634954085 2000 1.414214 1.570796327 Cálculo de comprimento de fio O comprimento total do fio em um circuito é calculado e exibido como o valor de comprimento na paleta Propriedades. O comprimento é calculado como a soma das distâncias ao longo dos eixos X, Y e Z. No exemplo a seguir, o comprimento é calculado como 12' 11 7/64".
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 118 A distância entre a tomada de corrente e o painel ao longo do eixo X é 10'. No entanto, o painel e a tomada de corrente estão em diferentes elevações. O painel está a 4' 0" e a tomada de corrente está a 1' 6", uma diferença de 2' 6" ao longo do eixo Z.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 119 A soma das distâncias ao longo dos eixos X, Y e Z é 12' 6", que é próxima ao valor de 12' 11 7/64" para o comprimento exibido nas propriedades da instância do circuito na paleta Propriedades. A diferença pode ser considerada como a distância ao conector dentro dos componentes e as medidas que foram ampliadas para o centro de cada componente. No exemplo anterior, o cálculo é direto porque a geometria do circuito está alinhada de forma paralela aos eixos X, Y e Z. No exemplo a seguir, a distância entre o painel e a tomada de corrente ainda é 10', no entanto, o comprimento ainda é calculado como a soma das distâncias ao longo dos eixos X, Y e Z.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 120 O comprimento ao longo dos eixos X, Y, Z é de 7' 0" + 7' 1 7/8" + 2' 6" = 16' 7 7/8" e o comprimento calculado mostrado nas propriedades do circuito é de 16' 6 13/256". Criar um sistema de chaveamento É possível atribuir as luminárias a chaves específicas em um projeto. O sistema de chaveamento é independente dos circuitos de iluminação e fiações. ObservaçãoTambém é possível criar um sistema de chaveamento de iluminação clicando com o botão direito do mouse no conector de uma luminária e clicando em Criar sistema de chaveamento. 1. Selecione uma ou mais luminárias em uma vista e clique em Modificar | guia Luminárias painel Criar sistemas Chave. 2. Clique na guia Sistemas de chaveamento painel Ferramentas de sistema Editar sistema de chaveamento. Adicionar luminárias ao sistema de chaveamento 3. Clique na guia Editar sistema de chaveamento painel Editar sistema de chaveamento Adicionar ao sistema e selecione uma ou mais luminárias na vista. 4. Clique em Selecionar chave e selecione uma chave na área de desenho.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 121 5. Clique em Concluir a edição do sistema. Criando grupos Você pode criar um grupo ao selecionar elementos em uma vista de projeto ou pode usar o editor de grupos. No editor de grupo, você pode  Adicionar elementos da vista de projeto  Colocar elementos adicionais na vista, que por sua vez são automaticamente adicionados ao grupo.  Remover elementos  Criar grupos de detalhe anexados (para grupos de modelo)  Visualizar propriedades do grupo Você também pode criar grupos a partir de modelos Revit vinculados ou pode duplicar e modificar um grupo existente. Consulte Convertendo grupos e modelos vinculados e Duplicando tipos de grupos. ObservaçãoVocê não pode agrupas cotas, identificadores ou notas-chave, sem também agrupar os elementos que elas referenciam. Você pode agrupá-las em um grupo de detalhes anexados para o grupo de modelos que elas referenciam. Criando um grupo ao selecionar elementos 1. Em uma vista de projeto, selecione os elementos desejados ou grupos existentes que desejar ter no grupo. 2. Clique em Modificar | guia Seleção múltipla painel Criar (Criar grupo). ObservaçãoCaso tenha selecionado somente um tipo de elemento, o respectivo Modificar | guia é exibida, ao invés da guia Múltipla seleção. 3. Na caixa de diálogo Criar grupo, insira um nome para o grupo. ObservaçãoO nome desta caixa de diálogo irá mudar dependendo dos tipos de elementos selecionados. 4. Se desejar abrir o grupo no editor de grupos, selecione Abrir no Editor de grupos. O editor de grupos permite adicionar ou remover elementos de um grupo, anexar grupos de detalhes (para grupos de modelo), e visualizar as propriedades do grupo. 5. Clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 122 Criando um grupo usando o editor de grupos 1. Clique na guia Arquitetura painel Modelo menu suspenso Agrupar modelos (Criar grupo). A ferramenta Criar grupos também está aqui disponível: o Guia Estrutura painel Modelo menu suspenso Grupo de modelos o Guia Anotação painel Detalhe menu suspenso Grupo de detalhes 2. Na caixa de diálogo Criar grupo, insira um nome para o grupo. 3. Selecione o tipo de grupo a ser criado (modelo ou detalhe), e clique em OK. O Revit entra no modo do editor de grupos. A cor de segundo plano da área de desenho muda quando você estiver no modo de edição de grupos. 4. Se existirem elementos na vista de projeto que deseja adicionar ao grupo, clique no painel Editar grupo (Adicionar) e, a seguir, selecione os elementos. 5. Se você deseja adicionar elementos ao grupo que já não existem na vista de projeto, selecione uma ferramenta de criação de elementos na guia apropriada e coloque o novo elemento. Quando você adiciona um elemento a uma vista no modo de edição de grupo, ele é automaticamente adicionado ao grupo. ObservaçãoSe você também adiciona um elemento específico da vista em um grupo de modelos (por exemplo, um identificador de janela), o elemento específico da vista é colocado na vista do projeto e não no grupo de modelos. 6. Quando tiver terminado de adicionar elementos no grupo, clique no painel Editar grupo (Concluir). Editando elementos em grupos você pode agrupar elementos em um projeto ou família e a seguir colocar aquele grupo muitas vezes em um projeto ou família. É útil agrupar elementos quando precisar criar entidades que representem layouts repetidos ou que sejam comuns a diversos projetos de construção. Exemplos: Quartos de hotel, apartamentos ou pisos repetitivos Com cada instância de um grupo colocada, haverá uma associação entre elas. Por exemplo, você cria um grupo com uma cama, paredes e uma janela, e a seguir coloca múltiplas instâncias do grupo em seu projeto. Se você altera uma parede em um grupo, ela muda para todas as instâncias daquele grupo, simplificando o processo de modificação. Você pode criar:
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 123  Grupos de modelo que podem conter elementos do modelo. Exemplo  Grupos de detalhes que podem conter elementos específicos da vista (como um texto e regiões preenchidas). Exemplo  Grupos de detalhes anexados que podem conter elementos específicos da vista que estão associados a um grupo de modelos específico. Exemplo Um grupo não pode conter elementos de modelo e elementos específicos da vista. Se você seleciona ambos os tipos de elementos e então tenta agrupá-los, o Revit cria um grupo de modelos e coloca os elementos de detalhe em um grupo de detalhes anexados para aquele grupo de modelos. O resultado é o mesmo da seleção de ambos os elementos de detalhe e um grupo de modelos; o Revit cria um grupo de detalhes anexados dos elementos de detalhe para aquele grupo de modelos. Restrições sobre o agrupamento Se os elementos não podem ser copiados juntos, eles não podem ser agrupados juntos. Consulte Copiando elementos para a Área de transferência para obter mais informações sobre as restrições de cópia. Carregando grupos Você pode carregar arquivos RVT (arquivos de projeto do Revit com a extensão .rvt) em um projeto como um grupo e pode carregar arquivos RFA (arquivos de família doRevit com a extensão .rfa) no Editor de família como um grupo. Caso tenha arquivos RVG existentes (arquivos de grupo do Revit com a extensão .rvg), é possível também carregá-los em um projeto ou em uma família. Para carregar um projeto ou um arquivo de família como um grupo 1. Clique na guia Inserir Carregar a partir do painel Biblioteca (Carregar como grupo). 2. Na caixa de diálogo Carregar arquivo como grupo, navegue para o projeto, família ou grupo do Revit que deseja carregar. 3. Se você estiver carregando um arquivo RVT ou RVG, selecione se deseja incluir os detalhes anexados, níveis ou eixos. Quando você seleciona detalhes anexados, os elementos de detalhe no arquivo são carregados como grupos de detalhes anexados.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 124 4. Clique em Abrir. O arquivo é carregado como um grupo, e este é exibido no Navegador de projeto no ramo Grupo. Você agora pode colocar o grupo no projeto ou família. ConsulteColocando grupos. Para recarregar um grupo 1. No Navegador de projeto, expanda Grupo. 2. Clique com o botão direito do mouse no grupo a ser recarregado e selecione Recarregar. 3. Na caixa de diálogo Carregar arquivo como grupo, navegue para o arquivo. 4. Opcionalmente, selecione se deseja incluir detalhes, níveis ou eixos anexados. 5. Clique em Abrir. Se quaisquer tipos de famílias diferem entre o arquivo que você está carregando e o arquivo hospedeiro, a caixa de diálogo Tipos duplicados é aberta para indicar este fato. Colocando grupos Para colocar um grupo de modelos 1. Na faixa de opções, clique em (Colocar grupo de modelos). Onde está? o Guia Arquitetura painel Modelo menu suspenso Agrupar modelos (Colocar grupo de modelos) o Guia Estrutura painel Modelo menu suspenso Agrupar modelos (Colocar grupo de modelos) 2. No Seletor de tipos, selecione o tipo de grupo de modelos para colocar. 3. Clique na área do desenho para colocar o grupo. Para colar um grupo de detalhes 1. Clique na guia Anotação painel Detalhe menu suspenso Agrupar detalhes (Colocar grupo de detalhes). 2. No Seletor de tipos, selecione o tipo de grupo de detalhes que será colocado. 3. Clique na área do desenho para colocar o grupo. Para colar um grupo de modelos ou detalhes do Navegador de projeto 1. No Navegador de projeto expanda Grupos Modelo ou Detalhe. 2. Arraste o grupo de modelos ou de detalhes para colocá-lo na área de desenho. Alternativamente, clique com o botão direito do mouse no nome do grupo no Navegador de projeto, e clique em Criar instância. Clique na área do desenho para
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 125 colocar as instâncias do grupo. Quando tiver terminado de colocar os grupos, clique em Modificar na faixa de opções. ObservaçãoOs grupos de detalhes anexados não podem ser arrastados do Navegador de projeto para a área de desenho. Para colocar um grupo de detalhes anexado 1. Coloque uma instância de um grupo de modelo que tenha um grupo de detalhe associado com o mesmo. ObservaçãoGrupos de detalhes anexados somente podem ser colocados no tipo de vista nos quais eles foram criados: plantas ou corte/elevação. Eles não podem ser colocados em vistas 3D. O Navegador de projeto indica o tipo de vista na qual um grupo de detalhes anexado pode ser colocado e para qual grupo de modelos ele está anexado. 2. Selecione o grupo de modelos ou múltiplas instâncias do mesmo grupo de modelos. Este grupo de modelos precisa já ter um grupo de detalhes anexado definido para ele. 3. Clique em Modificar | guia Grupos de modelos painel Grupo (Grupos de detalhe anexados). 4. Na caixa de diálogo Colocação de grupo de detalhe anexado, selecione os grupos de detalhe que deseja exibir, ou desmarque os grupos de detalhe para ocultar na vista atual. 5. Clique em OK Selecionar um painel para um circuito Utilize esta ferramenta para indicar o painel da qual um circuito se origina. Circuitos de potência somente podem ser conectado a um painel compatível. O painel selecionado deve ter uma ranhura disponível e deve coincidir com o sistema de distribuição para o circuito sendo conectado. 1. Realce um componente em um circuito existente. 2. Clique na guia Circuitos elétricos painel Ferramentas de sistema Editar circuito e selecione um painel no desenho ou na barra de opções, selecione um painel do menu suspendo Painel. A lista contém somente painéis compatíveis, ordenada de acordo com sua distância do circuito (a mais próxima na parte superior da lista). Também é possível selecionar um painel na área de desenho. Criar fio permanente Fiações permanentes podem ser criadas utilizando um de dois métodos:
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 126  Quando um circuito é selecionado em uma vista, é possível adicionarfio permanente ao circuito ao clicar nos controles de geração de fio na vista ou utilizando as ferramentas na guia Modificar Circuitos elétricos Converter para painel de condutor. Após criar o fio permanente, o fio permanece visível na vista quando o circuito não estiver selecionado.  Também é possível criarfio permanente manualmente utilizando a Adicionar o fioferramenta na guia Sistemas Painel elétrico. Adicionar o fio a seu projeto é opcional. É possível criar circuitos sem o fio; o Revit mantém a inteligência associada com o circuito. Use propriedades do circuito para especificar o tipo de fio utilizado em um circuito. Consulte Propriedades do circuito. Converter um circuito temporário em fio permanente 1. Realce um componente no circuito, pressione Tabpara realçar o circuito e clique para selecionar o circuito. Selecione o tipo de fio para o circuito 2. Clique em ou para criar um fio em arco. O fio em arco é usado frequentemente para representar o fio oculto em paredes, tetos e pisos. 3. Clique em ou para criar fio chanfrado. O fio chanfrado é usado frequentemente para representar fio exposto. No exemplo a seguir, o fio em arco conecta as tomadas de corrente e o fio chanfrado conecta as luminárias.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 127 Ajuste de trechos de fios É possível adicionar ou remover condutores, alterar a forma e a rota e alterar a localização de marcas de revisão para os trechos de fio em um projeto. Alterar o número de condutores quentes 1. Selecione um trecho de fio em uma vista. 2. Os controles para o trecho de fio são exibidos em azul. Utilize os símbolos de mais ou de menos para alterar o número de condutores no trecho. Clique em Mais para aumentar o número de condutores. Cada clique adiciona uma marca de revisão para o trecho, representando um condutor. 3. Clique em menos para reduzir o número de condutores. Cada clique remove uma marca de revisão do trecho, representando um condutor. Quando o número mínimo de condutores é atingido, o controle de menos é desativado. Também é possível alterar o número de condutores na paleta Propriedades quando um trecho de fio é selecionado. Utilize o seguinte método ao alterar o número de condutores para vários trechos de fio ao mesmo tempo. Aumentar/Diminuir condutores a partir da paleta Propriedades 4. Selecione um ou mais trechos de fio na vista e clique em Propriedades. Assegure-se de que somente trechos de fio sejam selecionados. Na paleta Propriedades, em Elétrico - Cargas, insira um valor para condutores quentes, neutros terra. 5. Clique em Aplicar.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 128 O número de condutores é atualizado e o número de marcas de revisão indicam o número total de condutores do trecho. Alterar a forma e a rota de um trecho de fio 6. A forma de um trecho de fio é determinada pela localização e pelo número de vértices ao longo de seu comprimento. Um vértice é exibido como um círculo aberto. É possível adicionar e remover os vértices de um trecho de fio e você pode alterar a forma ao arrastar cada vértice. Selecione um trecho de fio em uma vista. 7. Arraste o vértice para alterar a forma do trecho de fio. Inserir um vértice 8. Clicar com o botão direito do mouse do trecho de fio e clique em Inserir vértice. Um novo controle de vértice, inicialmente exibido como um ponto sólido, é inserido no trecho de fio. 9. Arraste o novo controle de vértice para a posição desejada no trecho e clique para colocá-lo. O novo vértice (muda para um círculo aberto) agora pode ser utilizado para alterar a forma do trecho de fio. Remover um vértice 10. Clicar com o botão direito do mouse no trecho de fio e clique em Excluir vértice. 11. Mova o cursor sobre o vértice a ser excluído e clique quando o vértice for exibido como um ponto sólido. O vértice é removido. Mover marcas de revisão 12. É possível reposicionar marcas de revisão em um trecho de fio. Selecione um trecho de fio em uma vista. 13. Arraste o controle do vértice em meio às marcas de revisão para a localização desejada no trecho de fio. Organizar cruzamento de fios 14. Quando Linhas finas não estiver selecionado na barra de ferramentas, o Revit exibe os fios que cruzam outros com uma folga no fio sendo cruzado. Especifique a largura da folga nacaixa de diálogo Configurações elétricas. É possível alterar a ordem de exibição, mover fios para a frente ou para trás para especificar como os condutores se cruzarão. Clique em Modificar | guia Fios painel Ordem de desenho e clique em um botão de ordem de visualização adequado:
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 129 Trazer para a frente Enviar para trás Trazer adiante Enviar atrás Os fios são exibidos na vista de acordo com sua seleção. Desenho de um trecho de conduíte 1. Abra a vista onde deseja colocar conduíte. 2. Clique na guia Sistemas painel Elétrico Conduíte. 3. A partir da Seletor de tipos, selecione o tipo de conduíte (com ou sem acessórios) que deseja colocar. 4. Na Barra de opções, especifique diâmetro, deslocamento ou raio da dobra. 5. Na faixa de opções, verifique se Identificar na colocação está selecionado para identificar o conduíte automaticamente. A seguir, especifique as opções de identificação seguintes na Barra opções: Se você deseja... então...
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 130 alterar a orientação do identificador selecione Horizontal ou Vertical. carregar identificadores adicionais clique em Identificadores. inclui uma linha de chamada de detalhe entre o identificador e a conduíte selecione Chamada de detalhe. alterar o comprimento padrão da chamada de detalhe insira um valor na caixa de texto à direita da caixa de verificação Chamada de detalhe. 6. Na faixa de opções, selecione opções de colocação. 7. Na área de desenho, clique para especificar o ponto inicial do trecho de conduíte e, a seguir, mova o cursor e clique para especificar pontos ao longo do trecho. Uma dobra é adicionada automaticamente ao segmento quando necessário. Quando você desenhar conduíte com acessórios, linhas de conexão para os acessórios serão exibidas.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 131 8. Para desenhar conduíte vertical, especifique o ponto inicial do trecho de conduíte, especifique o valor do deslocamento na Barra de opções continue desenhando o trecho de conduíte. Os símbolos de elevação e de queda são inseridos conforme necessário. 9. Para concluir o trecho de conduíte, clique em Modificar. Exibição de elementos de conduíte com linhas de centro em uma vista de linha oculta. Por padrão, as linhas de centro são desativadas em modelos dos EUA Modificação de conduíte Selecione um segmento ou trecho de conduíte e execute um ou mais dos seguintes procedimentos:  Em Modificar | guia Conduítes, especifique um comando.  Na Barra de opções, especifique as opções de conduíte.  Arraste o controle para mover ou estender o segmento de conduíte a um novo ponto final ou para conectá-lo com outro conduíte.  Arraste o segmento do conduíte para uma nova localização.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 132 Alterar o raio da dobra Selecione uma dobra de conduíte, clique na cota para o raio e insira um novo valor. ObservaçãoPara conduíte, o raio mínimo da dobra é especificado na caixa de diálogoConfigurações elétricas. Para conduíte com ajustes, o raio da dobra não pode ser alterado.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 133 Dividir conduíte 1. Clique em Modificar | guia Conduítes painel Modificar Dividir elemento. 2. Se você deseja remover o segmento de conduíte entre os pontos selecionados, na Barra de opções, selecione Excluir segmento interno. 3. Clique no conduíte no ponto que deseja dividir. Se tiver selecionado Excluir o segmento interno, clique em outro ponto para remover um segmento. Alterando um cotovelo para um tubo em T 1. Selecione o cotovelo que deseja atualizar. 2. Clique no sinal de mais (+) ao lado do acessório. O cotovelo é alterado para um tubo em T. 3. Para alterar o tubo em T novamente para um cotovelo, clique no símbolo de menos (-) junto ao acessório. Alterar um tubo em T para uma cruz Para atualizar um tubo em T para uma cruz, é preciso primeiro adicionar conduíte a um lado do tubo em T. 1. Selecione o tubo em T que deseja atualizar. 2. Clique com o botão direito do mouse no controle de conduíte e clique em Desenhar conduíte. 3. Desenhe um comprimento de conduíte. 4. Pressione ESC duas vezes. 5. Selecione o tubo em T novamente. 6. Clique no sinal de mais (+) ao lado do acessório. O cotovelo é alterado para uma cruz.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 134 7. Para alterar a cruz de volta para um tubo em T, clique no símbolo de menos (-) junto ao acessório. Identificar componentes elétricos É possível adicionar identificadores para componentes elétricos, incluindo os painéis e transformadores para identificá-los em um projeto. Você deve ter a família apropriada de anotações carregada antes de poder identificar um equipamento elétrico. Uma vez adicionado um identificador, é possível utilizar o Editor de família para especificar os parâmetros que são exibidos para o identificador. Consulte Legendas. Carregar a família de identificadores de equipamento elétrico 1. Clique na guia Sistemas painel Modelo menu suspenso Componente Colocar um componente e, na caixa de diálogo Carregar família, navegue para a pasta Annotations\Electrical. 2. Selecione uma família de identificadores e clique em Abrir. Por exemplo, para equipamento elétrico, selecione Electrical Equipment Tag.rfa. Aplicar o identificador 3. Clique na guia Anotação painel Identificador Identificar por categoria. 4. Na Barra de opções, selecione as opções que deseja aplicar para o identificador: o Orientação ( ) permite especificar a orientação vertical ou horizontal do identificador. o Identificadores abre a caixa de diálogo Identificadores, onde é possível selecionar ou carregar identificadores de anotação para os componentes específicos. o Chamada de detalhe ativa os parâmetros que determinam o comprimento e anexos da chamada de detalhe para o identificador. Extremidade anexada especifica que a chamada de detalhe entra em contato com o componente na vista. Extremidade livre especifica uma folga entre o componente e a chamada de detalhe. 5. Clique no componente elétrico sendo identificado na vista. O identificador é exibido na vista. Fatores de demanda Utilize fatores de demanda para ajustar a classificação do serviço principal para um edifício com base na expectativa de que, a qualquer hora, nem todos os
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 135 equipamentos elétricos estarão consumindo a carga nominal total. É possível especificar um ou vários fatores de demanda para iluminação, energia, AVAC ou outros sistemas em seu projeto com base na carga do sistema. Além dos fatores de demanda predefinidos, também é possível criar o seu próprio. Por exemplo, para a classificação de carga Cozinha, com um fator de demanda de 1,00, se você tiver 10 luzes de 60 VA cada, a carga será de 60 VA x 10 (luzes) = 600 VA. Portanto, as luzes para a carga desta categoria seriam de 600 VA. Este valor somente é preciso se todas as luzes forem ligadas ao mesmo tempo. Para levar em conta somente metade das luzes sendo ligadas em um momento, você deve especificar o fator de demanda como um valor constante definido para 0,5 (50%). A estimativa de carga é, então, de 600 VA x 0,5 (unidade do fator de demanda) = 300 VA. Códigos de construção determinam quais valores utilizar para cargas sob demanda. Por exemplo, se o total de tomadas elétricas em um painel for de 20.000 VA, a carga sob demanda pode ser 15.000 VA, dependendo do código local. Fatores de demanda são atribuídos a classificações de carga que, por sua vez, são atribuídas aos conectores dos dispositivos. A estimativa de carga para um dispositivo é calculada multiplicando a carga pelo fator de demanda. Consulte Cálculos de carga e Cálculo de carga sob demanda. A carga de demanda estimada é exibida nas propriedades de instância do painel (no Paleta Propriedades) e na tabela de painéis. A tabela de painéis também pode exibir a carga para cada classificação de carga. Consulte Tabelas de painéis. É possível especificar um fator de demanda para calcular a carga de demanda estimada em um circuito. O fator de demanda pode ser determinada por:  um valor constante  a quantidade de objetos conectados  carga Constante É possível especificar um fator de demanda constante para ser aplicado para a carga. Por quantidade É possível especificar diversas faixas de quantidade para objetos conectados e aplicar um outro fator de demanda para cada intervalo ou aplicar o mesmo fator de demanda para todos os objetos, dependendo de como muitos objetos estão conectados. No exemplo da tabela abaixo, você pode especificar um fator de demanda com base em uma porcentagem de toda a quantidade e especificar que os fatores de demanda sejam calculados para cada intervalo de forma incremental.  Maior do que especifica o limite inferior de um intervalo de objetos. Sempre começa com 0.  Menor ou igual a especifica o limite superior de um intervalo de objetos.  Fator de demanda (%) especifica a porcentagem de carga total classificada que existirá a qualquer momento especificada para os objetos conectados.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 136 Maior do que Menor ou igual a Fator de demanda 0 1 125% 2 3 100% 4 ilimitado 60% Estas configurações se aplicam a um fator de demanda de 125% para o objeto com a maior carga, um fator de demanda de 100% para os objetos com a segunda e terceira maiores cargas e um fator de demanda de 60% para quaisquer objetos adicionais após o terceiro objeto. Por carga É possível especificar diversos intervalos de carga para um objeto e aplicar um fator de demanda diferente para cada intervalo ou aplicar o mesmo fator de demanda para a carga total conectada ao painel. No exemplo da tabela abaixo, você pode especificar um fator de demanda com base em uma porcentagem de toda a carga e especificar que os fatores de demanda sejam calculados para cada intervalo de forma incremental.  Maior do que especifica o limite inferior de um intervalo de cargas.  Menor ou igual a especifica o limite superior de um intervalo de cargas.  Fator de demanda (%) especifica o percentual de todas cargas classificadas que existirá a qualquer momento para o intervalo especificado. Maior do que Menor ou igual a Fator de demanda 0 3000VA 100% 3000VA 10.000VA 50% 10.000VA ilimitado 30% Estas configurações se aplicam a um fator de demanda de 100% para cargas menores do que 3000VA, um fator de demanda de 50% para cargas entre 3000VA e 10.000VA e um fator de demanda de 30% para cargas maior do que 10.000VA. Classificações de carga
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 137 É possível classificar cada tipo de carga elétrica conectada a um painel. Elas são chamadas de tipos de classificação de carga. Por exemplo, um conector elétrico terá uma referência para uma classificação de carga. É possível especificar fatores de demanda e atribuí-los a classificações de carga correspondentes que são, por sua vez, atribuídas aos conectores elétricos. É possível criar tipos de classificações de carga para sistemas como AVAC, iluminação, motor e potência. Tipos de classificação de carga podem ser criados ou editados nas Configurações MEP. Além das classificações de carga predefinidas, também é possível criar suas próprias classificações de carga. Tabelas de painéis Tabelas de painéis exibem informações sobre o painel, os circuitos conectadas ao painel e as cargas correspondentes. Uma tabela de painéis tem quatro partes: cabeçalho (1), tabela de circuitos (2), resumo de cargas (3) e rodapé (4). Consulte Editar modelos de tabela de painéis. Fluxo de trabalho de tabela de painéis
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 138 Antes de gerar tabelas de painéis, você deve definir classificações de carga, fatores de demanda e modelos de tabela de painéis. Esses itens devem ser parte do projeto elétrico padrão. No Revit, o processo de personalizar e criar tabelas de painéis é o seguinte: 1. Configurar classificações de carga. Consulte Classificações de carga. 2. Configurar fatores de demanda. Consulte Fatores de demanda. 3. Atribuir fatores de demanda a classificações de carga. Consulte Classificações de carga. 4. Atribuir a classificação de carga aos conectores de família. Consulte Especificar uma classificação de carga para um conector elétrico. 5. Formatar os modelos de tabela de painéis. Consulte Editar modelos de tabela de painéis. 6. Criar tabelas de painéis. Consulte Criar tabelas de painéis. 7. Visualizar tabelas de painéis. Consulte Visualizar tabelas de painéis. 8. Gerenciar cargas em painéis. Consulte Gerenciamento de circuitos Criar tabelas de painéis É possível criar uma tabela que exibe informações sobre o painel, os circuitos conectado a um painel e o resumo da carga. Para criar uma única tabela de painéis 1. Na área de desenho, selecione um ou mais painéis do mesmo tipo. ObservaçãoSe você selecionar vários painéis de diferentes tipos, por exemplo, painel de ramificação e dispositivos de caixa de interruptor, este comando não estará disponível. 2. Clique em Modificar | guia Equipamento elétrico Painel elétrico menu suspenso Criar tabelas de painéis e selecione (Usar modelo padrão) / (Escolher um modelo). Se você selecionar o modelo padrão, a tabela de painéis é criada e exibida. Se você selecionar escolher um modelo, a caixa de diálogo Alterar modelo é exibida. Para criar várias tabelas de painéis 1. Clique na guia Analisar painel Relatórios e tabelas Tabelas de painéis. ObservaçãoTambém é possível abrir a caixa de diálogo Criar tabelas de painéis usando o atalho de teclado, PS. 2. Na caixa de diálogo Criar tabelas de painéis, selecione um ou mais painéis e clique em OK.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 139 ObservaçãoTambém é possível criar uma tabela de painel ao selecionar um painel em uma vista e clicar em Modificar | guia Equipamento elétrico painel Elétrico Criar tabelas de painéis. Uma nova vista Tabela de painéis para o painel selecionado é exibida na área de desenho. A nova Tabela de painéis é adicionada ao navegador de projeto na pasta Tabelas de painéis. A tabela pode inclui as seguintes informações, como mostrado aqui. Também é possível especificar, nos modelos de tabela de painéis, informações adicionais do circuito e do painel para exibir. Consulte Propriedades do circuito e Propriedades do painel. Operação do painel Descrição Painel Nome do painel Volts Sistema de distribuição suportado pelo painel Fases Número de fases disponíveis do painel Fios Número de fios especificado para o sistema de distribuição atribuído a este painel Classificação da rede elétrica Classificação da rede elétrica que alimenta o painel Montagem Tipo de montagem (superfície ou embutida) Invólucro Tipo de caixa que envolve o painel Localização Ambiente onde o painel está instalado Nome da carga Nome atribuído a um circuito de carga Trajeto Corrente nominal do trajeto para um disjuntor Pólos O número de pólos no disjuntor CKT Número do circuito A/B/C Fases
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 140 Fase A/Fase B/Fase C Carga aparente (VA) para cada uma das fases Total de VA Total de carga aparente para todas as três fases Mfg./Tipo Fabricante Modificações Anotação de quaisquer alterações feitas ao painel Símbolo de ampéres RMS Valor quadrático médio da amperagem Modelos de tabela de painéis O Revit fornece três tipos principais de modelos de tabela de painéis: painel de ramificação, painel de dados e caixa de distribuição.  Painel de ramificação. Este tipo de modelo só pode ser utilizado com um dispositivo de painel. Dispositivos que são atribuídas ao tipo de sistema Potência são associados com um modelo de painel de ramificação. É possível especificar três diferentes configurações para painéis de ramificação. O tipo de modelo de painel de ramificação inclui três diferentes modelos padrão para acomodar diferentes configurações de painel, como mostrado na tabela a seguir. Configuração de painel de ramificação Nome do modelo Padrão Duas colunas, Circuitos transversais Painel de ramificação Imperial (para utilizar nos EUA) Duas colunas, circuitos abaixo Painel de ramificação 2 Imperial Uma coluna Painel de ramificação 1 Métrica
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 141 Tabela de painel de ramificação com circuitos em duas colunas  Painel de dados. Este tipo de modelo só pode ser utilizado com um dispositivo de painel de dados. O objetivo principal de um painel de dados é identificar circuitos e saídas de dados e associá-los com números de telefone. Painéis de dados podem ser conectados a qualquer coisa, exceto dispositivos de potência. Dispositivos típicos conectados a um painel de dados incluem telefones, alarmes contra incêndio e dispositivos de segurança. Painéis de dados exibem uma única coluna de circuito. Tabela de painel de dados com um circuito de coluna  Quadro de distribuição. Este tipo de modelo pode ser utilizado com uma caixa de distribuição. Tabelas de caixa de distribuição exibem informações sobre a caixa de distribuição e os painéis conectados ou outros dispositivos.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 142 Tabela da caixa de distribuição com um circuito de coluna Práticas recomendadas para modelos de tabela de painéis Classificações de carga e fatores de demanda em padrão de projeto elétrico Assegure-se de que as classificações de carga e fatores de demanda são configurados ou transferidos para o padrão de projeto elétrico no qual você vai criar os seus modelos de tabela de painéis. Colunas de sombreamento de fase em painéis monofásicos Se você definir o sombreamento em um modelo de ramificação para um painel trifásico, que é um modelo que pode ser utilizado para gerar as tabelas para dispositivos monofásicos e trifásico, as colunas de fase não são sombreadas corretamente para dispositivos monofásicos (se exibidos ou ocultos, como especificado na Tabela de circuitos). Para corrigir este problema, remova o sombreamento ou crie um modelo diferente para painéis monofásicos e sombreie a(s) coluna(s) de fase da forma correspondente no modelo. A seguir, as tabelas de painéis gerar conforme esperado quando anexado a um dispositivo monofásico. Gerenciamento de circuitos
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 143 Quando uma tabela de painel é exibida, é possível reorganizar circuitos no painel ao movê-los para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, assim como agrupá-los e bloqueá-los no local. Também é possível balancear a carga em fases, atribuir reservas e espaços e atualizar nomes de circuito. Comandos de edição de circuito da guia Modificar tabela de painéis Adicionar uma tabela de painéis em uma folha É possível adicionar tabelas de painéis em folhas e, em seguida, modificá-las. 1. Em um projeto, abra a folha na qual deseja adicionar uma tabela de painéis. 2. No Navegador de projeto, em Tabelas de painéis, selecione a tabela de painéis e arraste-a para a folha na área de desenho. Solte o botão do mouse quando o cursor estiver sobre a folha. O Revit exibe uma visualização da tabela de painéis no cursor. 3. Mova a tabela de painéis para a localização desejada e clique para colocá-la na folha.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 144 4. Clique na guia Modificar gráficos da tabela de painéis painel Criar Criar similar. Na caixa de diálogo Vista, selecione as tabelas de painéis a adicionar à folha e clique em Adicionar vista à folha. Modificar uma tabela de painéis em uma folha É possível modificar as tabelas de painéis após adicioná-las às folhas. 1. Em um projeto, abra a folha que contém a tabela de painéis que você deseja modificar. 2. Na vista da folha, selecione a tabela de painéis. 3. Clique em Modificar | guia Gráficos da tabela de painéis painel Criar Editar tabela de painéis. 4. Você agora pode alterar o modelo, reequilibrar as cargas ou usar os comandos para gerenciar circuitos. Especificar uma classificação de carga para um conector elétrico É possível utilizar o Editor de família para atribuir uma classificação de carga para uma família de conectores elétricos. 1. Abra um dispositivo elétrico no Editor de família. 2. Na área de desenho, selecione um conector elétrico.
  • Projetista Revit MEP Projetista Revit MEP Página 145 3. Na paleta Propriedades, clique no valor para Classificação de carga e em (botão Procurar) que é exibido. 4. Na caixa de diálogo Classificações de carga, selecione um tipo de classificação de carga. 5. Salve a família.