The present document can't read!
Please download to view
All materials on our website are shared by users. If you have any questions about copyright issues, please report us to resolve them. We are always happy to assist you.
...

Como Atrair Clientes Com o Facebook

by rui-lemos

on

Report

Category:

Marketing

Download: 0

Comment: 0

244

views

Comments

Description

O Facebook é actualmente o melhor local para difundir o seu negócio, saiba como atrair prospectos e clientes.
Download Como Atrair Clientes Com o Facebook

Transcript

  • 1. Como Atrair Clientes com o Facebook
  • 2. 1. Prioritize os Seus Objectivos de Negócio 2. Construa a Sua Audiência do Facebook 3. Desenvolver e Focar as Suas Estratégias de Conteúdo e Geração de Contactos Abrangente 4. Criação de Valor à Campeão – Que Conteúdo Criar e Partilhar no Facebook? 5. Maximizar a Aquisição de Clientes com Publicidade 6. Resumos Pronto a Levar ÍNDICE
  • 3. PRIORITIZE OS SEUS OBJECTIVOS DE NEGÓCIO 1.
  • 4. Cada marca presente no Facebook está no Facebook, por uma razão – para (eventualmente), obter mais negócios. Ter mais negócios vindos do Facebook signifca coisas diferentes para diferentes tpos de empresas, porém, o que signifca que diferentes marcas...
  • 5. ... vão ter objectvos diferentes, tais como: • Conduzir vendas para a loja; • Aumentar as vendas online; • Lançamento dum novo produto; • Construir a Sensibilização; ou • Promover uma App móvel.
  • 6. Este guia é principalmente útl para as empresas ou negócios que querem gerar leads ou vendas online. Mesmo com estes objectvos em mente, existem alguns passos a dar no caminho que precede fazer os fãs tranformarem-se em clientes. Se quer clientes...
  • 7. ... tem que primeiro: 1. Construir uma audiência; 2. Conduzir tráfego de entrada para o seu site; 3. Transformar esse tráfego em leads qualifcadas; e então 4. Nutrir esses contactos para serem clientes. Atrair Visitantes Crie uma audiência de fãs, no Facebook, interessados para os dirigir para o seu site. Converter Leads Use formulários nas páginas de captura optimizadas,para colectar as informações de contacto dos visitantes. Fechar Clientes Uso de email e automação de marketing para nutrir as leads e transformá-los em clientes (que repetem).
  • 8. Este guia vai-lhe dar um formato para o fazer. Primeiro vamos falar sobre Como Construir Uma Audiência e, depois, vamos mergulhar em Como Conseguir Que Essa Audiência Se Atire de Cabeça Para o Seu Site, onde podem, realmente, fazer negócios consigo!
  • 9. Resumo do Capítulo Antes de conseguir clientes do Facebook, tem necessidade de prioritizar os seus objectivos e de ter uma base de fãs interessados que se sintam compelidos a visitar o seu website.
  • 10. CONSTRUA A SUA AUDIÊNCIA NO FACEBOOK 2.
  • 11. Para fazer crescer a sua base de fãs no Facebook, tem de fazer a sua página do Facebook ser tão acessível e detectável quanto for possível tanto online como offline. Ninguém se pode conectar consigo no Facebook se não souber que existe. Assim vamos falar sobre as 5 formas de se tornar notado.
  • 12. Depois de criar a sua página de Facebook, certifique-se que a secção Sobre (About) da sua página inclui:  Uma visão geral do que o seu negócio tem para oferecer;  Um link para o seu site; e  Quaisquer outras informações que ajudem os prospectos a entender melhor o seu negócio. 1) VERIFIQUE SE A SUA PÁGINA ESTÁ CORRECTAMENTE PREENCHIDA COM INFORMAÇÕES PESQUISÁVEIS
  • 13. Há muitas hipóteses de que já tenha clientes existentes, amigos e família que estejam dispostos a conectar-se com a sua conta no Facebook, simplesmente se lhes pedir para o fazer. Seja pessoalmente, via e-mail ou via Facebook, peça-lhes os Likes (Fãs) e críticas positivas ao seu produto ou serviço. Na sua página de fãs tem o menu "Construir Audiência" (Building Audience), tem a opção de importar contactos e, nessa opção, pode convidar os seus amigos pessoais, do Facebook, a fazerem Like na sua página, partilhe a sua página com os seus amigos do Facebook através do Feed de Notícias, ou … 2) CONVIDE CONTACTOS EXISTENTES PARA FAZER LIKE NA SUA PÁGINA
  • 14. ... pode carregar uma lista de contactos de e-mail para incentivar os contactos existentes a conectarem-se. Use pelo menos uma destas opções e seja cauteloso sobre a promoção em excesso aos contactos desinteressados.
  • 15. Faça a sua Página do Facebook tão acessível e detectável quanto possível, promova a sua presença no Facebook usando os canais de marketing que já tem e remova quaisquer barreiras para os contactos existentes fazerem Like na sua página. Se tiver uma loja física, coloque autocolantes nas suas janelas da frente, a promover a sua página e inclua a sua URL do Facebook nas suas facturas. 3) INCORPORE O FACEBOOK NOS SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO ONLINE E OFFLINE
  • 16. ... Se tem um site, um blog ou uma newsletter por email, use os diferentes plugins sociais do Facebook - especialmente o botão Like ou a caixa Like - para que as pessoas gostem da sua página, no momento sem terem de iniciar o Facebook.com.
  • 17. Ao criar valor, entra realmente, em jogo com o conteúdo que criar e partilhar com os seus fãs e com a forma como interage com eles. Se estiver em sintonia com os seus clientes, terá, de certeza uma boa ideia, sobre que tipos de conteúdo deve publicar. Se não, ou se apenas precisa de alguma inspiração, considere durante uma semana, tomar nota dos tipos de conteúdo no seu próprio Feed de Noticías que o compeliram a clicar, a comentar ou a partilhar. O que o inspirou? Use as suas observações para inspirar posts futuros. 4) CRIE VALOR
  • 18. Um dos tipos de anúncio que o Facebook disponibiliza é o "Page Like Ad" (Anúncio de Like de Página) que contém uma chamada para a acção de fazer o Like na Página e pode aparecer no Feed de Noticías como uma página de post ou como um anúncio de exibição normal, na coluna do lado direito do Feed de Notícias. Não é muito caro e funciona muito bem. Se já esgotou os seus contactos existentes e quer alcançar as pessoas que ainda não sabem sobre a sua página, mas estariam interessados em ouvi-lo de si, pode usar os recursos de segmentação granular do Facebook para alcançar o seu tipo de comprador ideal e fazer crescer a sua audiência. 5) PAGUE POR NOVOS LIKES (FÃS) UTILIZANDO A PUBLICIDADE DO FACEBOOK
  • 19. Para lhe dar uma ideia de como se parece um "Page Like Ad” (Anúncio de Like de Página) no Feed de Notícias, aqui está um exemplo da BBC Sport. (Também falaremos mais sobre como reforçar os seus esforços orgânicos no Facebook com anúncios, mais tarde).
  • 20. Resumo do Capítulo Faça a sua Página do Facebook tão acessível e detectável quanto possível, encoraje os seus contactos existentes a fazerem um Like na sua Página e também através da publicidade paga.
  • 21. DESENVOLVA E FOQUE-SE NAS SUAS ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO E GERAÇÃO DE CONTACTOS 3.
  • 22. Nós somos um grupo de internet marketeers com soluções B2B e B2C que – sem magia – já acumulou quase 3.000 distribuidores e a maior parte veio através da publicidade no Facebook e gerou quase 500.000 contactos do Facebook. Nós prosperamos na criação de conteúdo e estratégias que facilita os trabalhos dos afiliados, assim quando se trata do Facebook, focamos-nos primeiro na criação de conteúdo útil (como os posts do blog, apresentações, modelos e ebooks) que o nosso público de afiliados achará valioso. APRENDA COM OS LAZY MILLIONAIRES LEAGUE: A NOSSA ABORDAGEM PARA A AQUISIÇÃO DE CLIENTES ATRAVÉS DO FACEBOOK.
  • 23. OS TIPOS DE CONTEÚDO DE GERAÇÃO DE CONTACTOS QUE CRIAMOS: Ebooks, White Papers e Guias Modelos Listas de verifcação Blog Posts Webinars Actvos de criação de conteúdo
  • 24. Toda esta criação de conteúdo arma o nosso gestor de media social com uma biblioteca de recursos para promover de maneiras originais no Facebook.
  • 25. Por exemplo, este exemplo cria a página de posts para aprimorar num ponto específico de um longo pedaço de conteúdo, ou dá ao nosso público uma ideia do que vão aprender com ele.
  • 26. Na maioria das vezes isso significa criar imagens personalizadas no PowerPoint ou no Photoshop, para podermos ficar no olhar do prospecto quando estão a folhear o seu Feed de Notícias.
  • 27. Os nossos posts do Facebook são as migalhas digitais que levam o nosso público por um trilho em direcção a uma parte mais substancial do conteúdo onde podem fazer downloads depois de preencher um formulário. Email Página de Destno com Formulário Podemos usar o Facebook para direccionar o tráfego para páginas onde podemos converter visitantes em contactos Social Blog Oferta Dada e Contacto Gerado
  • 28. Sem criar conteúdo, dirigido à resolução de problemas que os marketeers têm, simplesmente, nada temos de interessante para postar ou anunciar no Facebook, e temos a certeza que não vamos gerar nenhum contacto!
  • 29. Resumo do Capítulo Primeiro foque-se no seu conteúdo geral e nas estratégias de geração de contactos. Então, reembale o que já tenha criado e coloque-o no Facebook.
  • 30. CRIAR VALOR À CAMPEÃO: QUE CONTEÚDO CRIAR E PARTILHAR NO FACEBOOK? 4.
  • 31. Para atrair clientes, não pode só postar conteúdo orientado para as vendas. É verdade. Aqui está o porquê.
  • 32. AO QUE É QUE AS EMPRESAS SOAM QUANDO SÓ FALAM DAS FANTÁSTICAS COISAS QUE VENDEM OI PESSOAL!! VENHAM VER COMO SOU BOM E MARAVILHOSO!
  • 33. NÃO SEJA COMO O VENDEDOR TÓTÓ RON BURGUNDY
  • 34. EM VEZ DISSO, GERE AS LEADS DE DUAS MANEIRAS: Geração de leads por partilha de conteúdo que liga directamente a uma página de destino com um formulário de contacto no seu site. Directamente Indirectamente Gerar leads, eventualmente, após uma partilha amigável, fácil de consumir conteúdo não escondido atrás de um formulário.
  • 35. O QUE PARTILHAR PARA GERAÇÃO DE LEADS DIRECTA VS INDIRECTA: Partilhe a página destino com uma oferta para download, tal como:  Um ebook  Um relatório  Um modelo  Uma lista de verificação Directamente Indirectamente Partilhe:  Fotos  Álbuns de fotos  Blog posts  Vídeos do YouTube  Conteúdo de terceiros  Convites para eventos
  • 36. A chave para gerar leads no Facebook é postar uma variedade de conteúdo que se alinhe com objectivos diferentes de só gerar contactos ou fazer vendas
  • 37. HEIN!! O QUE É QUE QUER DIZER COM OBJECTIVOS DIFERENTES DAS VENDAS????
  • 38. À procura de objectivos “fofos” como atingir a consciência, o “barulho”, a satisfação do cliente e o seu envolvimento (comentários, likes, partilhas) são tão importantes como a geração de leads rígida ou os objectivos de vendas. São os marcos para o que realmente quer: mais negócios.
  • 39. Na verdade, é vital para o objectivo primeiro apontar para a interacção do seu público alvo com os seus posts. É por isso que um equilibrio do conteúdo entre geração de leads directas e indirectas é tão importante. Sem olho de lince, não pode obter cliques, o que significa que não pode ter tráfego, contactos ou clientes!
  • 40. EXEMPLO 1: UM POST DE GERAÇÃO DE CONTACTOS DIRECTA • Fornece aos membros do nosso público uma proposta de valor • Tem uma clara chamada de acção: "Lê mais" • Contém um curto URL que liga a uma página de destino com um formulário A cópia do post é breve e a imagem está projectada para dar aos leitores um vislumbre do que vão aprender no ebook oferecido
  • 41. EXEMPLO 2: UM POST DE GERAÇÃO DE CONTACTOS INDIRECTA • Não tem uma clara chamada de acção • Não contém nenhuma URL ligada a uma página de destino com um formulário Este post contém um álbum de fotos pessoais, não é dirigido directamente à geração de leads, mas ajuda a promover-nos e a mostrar quem realmente somos como pessoas
  • 42. PRECISA DUM POUCO DOS DOIS
  • 43. Se nós apenas publicamos posts sobre como registar-se para um evento, inscrever-se para testar um produto ou receber uma avaliação de marketng gratuita (as 3 mais desejadas acções de conversão), estamos a aborrecer totalmente a nossa base de fãs.
  • 44. "Quando postamos conteúdo centrado no produto com chamadas de acção centrada nas vendas, podemos gerar leads qualifcados, mas apenas geramos um punhado delas. Quando postamos conteúdo educatvo ou divertdo sobre marketng de entrada como um todo, geramos toneladas de leads, porque podemos alcançar mais pessoas e damos uma a oportunidade a nós mesmos para as provocar até à ideia de fazer negócio connosco sem empurrar os nossos produtos pelas suas gargantas abaixo." Brittany Leaning – Social Media Manager
  • 45. Embora o nosso objectivo final no Facebook seja gerar leads que se tornem clientes, temos um compromisso imediato de envolvimento por cada post que publicamos e esses objectivos variam. Às vezes nós queremos realmente incentivar comentários porque queremos feedback. Outras vezes, ansiamos por um grande volume de partilhas porque queremos que uma mensagem particular seja espalhada tão longe quanto possível. VAMOS FALAR SOBRE OS OBJECTIVOS "FOFOS" NOVAMENTE
  • 46. O ponto importante é, ao se esforçar para ter comentários, likes e partilhas, podemos angariar mais visibilidade no Facebook News Feed, que em última análise, aumenta as nossas hipóteses de cliques (tráfego) e conversões (leads geradas). Mas precisa de contactos para conseguir clientes. Mais likes, comentários e partlhas signifca ……… Mais hipóteses de cliques e contactos (leads)
  • 47. Acredite ou não, alguns dos nossos posts mais bem sucedidos em termos de interacção não eram posts de geração de contactos directos
  • 48. Vamos examinar a abordagem por trás de alguns posts de topo, vamos?
  • 49. CITAÇÃO COMO UMA IMAGEM Finalidade do Post A apresentação em si tem como objectivo obter likes dos amigos existentes e atrair novos amigos Objectivo do Post Alcance e partilhas Abordagem de Post Capturar num slide alguns contactos novos, a citação partilhável com link de retorno para uma apresentação de forma a aumentar a contagem de views A legenda contém uma clara chamada de acção de partilha e para clicar que o leva a uma página de captura
  • 50. Queres Saber como? PERGUNTA COM UMA IMAGEM Finalidade do Post Coloque uma questão para estimular a discussão nos comentários entre o seu público de marketeers e misture a cadência da publicação de posts contendo links para páginas de captura. Objectivo do Post Gerar comentários e partilhas Abordagem de Post Deixe a imagem fazer toda a conversa para a noosa audiência focalizar-se na resposta. A legenda contém uma clara chamada de acção de partilha e para comentar e pode levar- nos a uma página de captura
  • 51. PROMOVER UMA OFERTA DE IMAGEM Finalidade do Post Incentivar os downloads de uma das ofertas que criamos, para ajudar outros marketeers Objectivo do Post Gerar contactos Abordagem de Post Use uma imagem para dar aos seus nossos fãs no Facebook, uma oferta em download com um link de retorno para a página de captura. Quer este eBook? Clique na imagem para fazer o download
  • 52. Aqui está mais um segredinho: não importa o que estamos a tentar comunicar, devemos fazê-lo sempre visualmente. Se não temos uma imagem pré-feita para trabalhar, temos de gastar algum tempo a criá-la.
  • 53. Nós podemos nem sempre ter a certeza de que o que estamos a postar vai incitar à interacção que desejamos, mas uma coisa pode ter certeza, esta é a melhor forma, postar uma foto em oposição a um link, a um vídeo ou um simples e velho status.
  • 54. Numa experiência de 30 dias, descobrimos que a taxa de cliques de posts contendo fotos é 128% superior ao CTR de posts que contém vídeos ou links. Também sabemos que fotos no Facebook geram 53% mais Likes do que o post médio. Clique aqui para ler mais sobre este assunto no blog!
  • 55. É POR ISSO QUE, EM GERAL, A FÓRMULA QUE SEGUIMOS NOS LAZY MILLIONAIRES LEAGUE PARA OS POSTS DO FACEBOOK CONSISTE EM: 1. Uma imagem personalizada de 960 x 960 pixel 2. Um breve texto de legenda 3. Uma URL curta para uma página de captura Raramente publicamos já um post sem uma imagem. Num período de 90 dias, em média 77% de todos os posts que publicamos contém uma foto.
  • 56. Resumo do Capítulo As fotos fazem maravilhas para a sua taxa de cliques e de envolvimento de post, então vale a pena gastar um tempo extra a contratar ou a criar imagens para os seus posts. Quer seja B2C ou B2B, todos os negócios são ainda P2P (pessoas a pessoas), então não seja só um figurante. Coloque posts com uma variedade de tipos de conteúdo destinado fornecer valor, educação, entretenimento, etc..
  • 57. MAXIMIZAR A AQUISIÇÃO DE CLIENTES COM PUBLICIDADE 5.
  • 58. Infelizmente, já não há mais essa coisa de almoços grátis no Facebook. Os marketeers eram capazes de atingir a maioria dos seus fãs de forma gratuita (sem publicidade), mas isso está a mudar.
  • 59. O Facebook está a evoluir para se tornar mais uma plataforma de marketing paga do que orgânica. A capacidade duma marca de atingir a sua base de fãs organicamente diminuiu porque mais marcas e conteúdo competem para aparecer nos Feeds de Notícias dos utilizadores.
  • 60. Num dado momento, existem aproximadamente 1.500 histórias no Feed de Noticias a competir uns contra os outros. O algoritmo do Facebook prioritiza apenas cerca de 300 – um quinto – delas. As marcas que desejem obter mais notoriedade têm que pagar para jogar.
  • 61. O alcance orgânico não foi sempre tão minúsculo, mas vai nesta direção já por algum tempo. No final de 2012, a indústria descobriu que apenas cerca de 16% dos fãs duma página do Facebook veria um post da página em questão. Em Outubro de 2013, este número caiu para cerca de 12%. Em Fevereiro de 2014, era de 6% e tão pouco como 2%, para páginas com mais de 500.000 fãs. Claro que isso incomodou muitos marketeers que já tinham pago anúncios para fazer crescer a sua base de fãs, que pensavam que seriam capazes de transmitir a todos os fãs de graça. POR QUE OS MARKETEERS NÃO ESTÃO SATISFEITOS
  • 62. A realidade é que o Facebook é um negócio tal como o seu e a empresa incentiva os marketeers a olhar para a sua base de fãs como uma forma de fazer publicidade paga mais eficaz, ao invés de usá-lo como um canal de transmissão grátis. Além disso, o Facebook diz que deve supor que o alcance orgânico acabará por chegar a zero. Então, se quer realmente atingir o seu público-alvo no Facebook, precisará de completar os seus esforços orgânicos com alguma publicidade paga. NÓS PODEMOS NÃO GOSTAR, MAS É O QUE É
  • 63. As pessoas que gostam da sua página já sabem coisas sobre si, mas isso não significa que sejam futuros clientes ideais. Mesmo que aumentemos os nossos fãs para 1 milhão, só uma fração dessas pessoas irá realmente ter a necessidade e autoridade para comprar os nossos produtos. É por isso que nós pagamos para alcançar os marketeers que se encaixem o nosso alvo e ainda não estejam conectados à nossa página usando o Facebook Page Post Link Ads. ALÉM DISSO, UM FÃ NO FACEBOOK NÃO É UM LEAD QUALIFICADO, MAS ESSES LEADS EXISTEM
  • 64. COMO NÓS ANUNCIAMOS: A ANATOMIA DA NOSSA PAGE POST LINK ADS Imagem deve ter uma relação de 1.91:1 (idealmente 627 x 1200 px) A URL tem o link para uma página de captura que contém um formulário para fazer o download do ebook. A cópia é de menos de 100 caracteres para que não trunque em nenhum lugar que nós decidimos colocar o anúncio na plataforma do Facebook. O título do link não é maior do que 25 caracteres e a descrição não é mais do que 3 linhas
  • 65. Se está a tentar gerar tráfego, contactos e clientes, provavelmente quer publicitar posts que contenham um link para o seu site, mas também pode criar diferentes tipos de anúncios, dependente da audiência que está a tentar chegar. Com o Facebook Ads, pode... O QUE ANUNCIAR?
  • 66.  Crescer o seu público através de novos ‘Likes’;  Direccionar o tráfego para o seu site;  Enviar pessoas para a loja com uma oferta resgatável;  Aumentar o atendimento de eventos;  Criar sensibilização com uma imagem ou vídeo.
  • 67. Sabia que o Facebook permite, realmente, que crie posts inéditos para testar as suas mensagens? Estes ”posts escondidos" aparecem no Feed de Notícias, mas não na sua página de Facebook. Dado que estes “posts escondidos" não aparecem na sua página, pode criar tantos anúncios alvo como quiser para determinar qual a cópia e a criatividade do anúncio que ressoa melhor, sem perturbar a sua base de fãs. USE ANÚNCIOS PARA TESTAR A EFICÁCIA DO CONTEÚDO, TAMBÉM
  • 68. Para saber mais sobre todos os vários tipos de anúncios do Facebook e as especificações apropriadas para cada um, confira o mais recente Facebook Ads Product Guide.
  • 69. Resumo do Capítulo As pessoas ligadas a si e ao seu negócio no Facebook podem não ser os seus leads mais qualificados. A melhor maneira de os alcançar é com anúncios segmentados dirigidos.
  • 70. RESUMOS PRONTO A LEVAR 6.
  • 71.  Dedique-se a ajudar as pessoas. B2B é, ainda, P2P – pessoa a pessoa;  Crie conteúdo que facilite o trabalho do seu público alvo. Em seguida, crie posts interessantes para promover esse conteúdo no Facebook;  Coloque posts em equilíbrio com conteúdo de geração de contactos directos e indirectos;  Tenha um objectivo de envolvimento para cada post;  Diga ao seu público o que fazer, incluindo uma clara chamada de acção nos seus posts;  Experimente. Alguns dos nossos posts mais envolventes foram totalmente inesperados. LEMBRE-SE
  • 72.  Crie URLs com rastreamento para que possa medir os cliques e os leads que o seu conteúdo gera;  Invista tempo para criar grandes efeitos visuais. Compensa no envolvimento e nas taxas de cliques;  Certifique-se que as páginas de captura são optimizadas com cópia e visuais atraentes e claras chamadas à acção;  Mantenha a cópia do post curto e doce – idealmente menos de 100 caracteres;  Utilize o Facebook Advertising, incluindo os ”posts escondidos" para testar e aumentar o conteúdo de geração de contactos eficazes. LEMBRE-SE
  • 73. Criado por Bia Pomar & Rui Lemos Votos de Sucesso Siga-nos no Facebook Bia Pomar Rui Lemos Façam o Favor de Serem Felizes
Fly UP