...

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

by leonam-dos-santos

on

Report

Category:

Education

Download: 0

Comment: 0

249

views

Comments

Description

Download TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Transcript

  • 1. TEOLOGIA DA PROSPERIDADE POR : PB. LEONAM DOS SANTOS
  • 2. Esse movimento foi fundado pelo Pastor Essek William Kenyon (1867-1948) que apesar de ter boas intenções e pastorear muitas igrejas, foi influenciado pelas seitas: ciência da mente, ciência cristã e metafísica, essas seitas negavam a existência da matéria, sofrimento humano e das enfermidades,utilizando a confissão positiva. Mais foi com Pastor Kenneth Hagin que a teologia da prosperidade ficou famosa, ele nasceu em 1917 com um problema no coração que o deixou inválido por 15 anos, em 1933 converteu-se e no ano seguinte foi curado, a partir de então, começou a pregar, até que em 1937 estudando os escritos de Kenyon, entendeu de forma equivocada o plano de Deus para o seu povo, se tornou o maior divulgador da famigerada teologia da prosperidade.
  • 3. SUAS DOUTRINAS: 1- IGUALAM SUA AUTORIDADE COM A AUTORIDADE BÍBLICA (O FAMOSO DETERMINAR). Resposta Bíblica- Devemos nos submeter a vontade do Senhor e não a nossa, a criatura não manda no Criador Soberano (Rm- 9:16,20 ; Mt- 6:10 e 1Pe – 5:6). 2- DESPREZO PELA COMUNHÃO (SÓ BUSCAM A DEUS POR INTERESSES). Resposta Bíblica- O Senhor não é um objeto, o maior mandamento é amá- lo sobre todas as coisas (Mt-22:36-38 e Mt-6:33 ). 3- DESPREZO PELA SALVAÇÃO (AMAM MAIS OS BENS TERRENOS DO QUE AS COISAS DO SENHOR ). Resposta Bíblica- Não podemos ser fanáticos devemos estudar, trabalhar se divertir etc.., Mas não podemos esqueçer que não somos deste mundo, portanto não devemos nos prender a ele( 1Jo- 2:15-17 e Lc- 17:28-33 ).
  • 4. 4- CAMPANHAS EGOÍSTAS (VENDEM AS BÊNÇÃOS E FAZEM COM QUE O POVO DE DEUS SE TORNE MATERIALISTA E EGOÍSTA). Resposta Bíblica-Esse assunto é polêmico, mas não me acovardo, sei que a bíblia permite propósitos para alcançar alvos, mas não podemos fazer disso um vício, doutrina ou até mesmo como a maioria está fazendo, comércio da fé. Estamos na graça e portanto a nossa doutrina é baseada no novo testamento, a nova aliança nos ensina a fazer propósitos de oração em favor do próximo e não só a favor de nós, o mais interessante é que; campanha de caridade, mudança de caratér, etc..., Os mercadores não querem fazer. Os pregadores da prosperidade, só ensinam o egoísmo, e isto(egoísmo) definitivamente não tem nada a ver com o evangelho de Cristo (At- 12: 5-12 ; at 1:14 e Fp- 2:4). Obs:o modelo do novo testamento é o propósito de oração. 5- O CRISTÃO NÃO PODE ADOECER (SUPER- CRENTE). Resposta Bíblica- Deus é poderoso para curar ou fazer qualquer coisa, mas não impede que o cristão tenha dificuldades ou fique doente, no novo testamento temos exemplos disso( 1 Tm- 5:23 e Tg-5:14 ).
  • 5. 6- NEGAM O SOFRIMENTO (PENSAMENTO POSITIVO). Resposta Bíblica- O tempo de reinar no mundo físico é na volta de Cristo, enquanto isso temos de suportar as aflições do evangelho a Bíblia ensina que o sofrimento faz parte da caminhada cristã (Fp-1:29 ; 1Pe- 4:12-16 ; Mt- 16:24-25 e Jo- 16:33). 7- BUSCA POR RIQUEZAS (AVAREZA GOSPEL). Resposta Bíblica –Os lobos da prosperidade ensinam que a riqueza é a maior demonstração da aprovação e do poder de Deus. Ora! se isto for verdade estamos perdidos, pois o número de ímpios ricos, é muito superior ao de crentes abastados. Na verdade reconhecemos que o nosso Deus é poderoso e abençoador porém Cristo nos ensina que as riquezas atrapalham a salvação. “E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!. Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Lucas – 19:24-25). Portanto devemos buscar primeiramente o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas, sabendo que o sinal da aprovação de Deus é a fiel obediência a palavra e a frutificação( 2 Pe- 2:1-4 / 1 Tm- 6:10).
  • 6. 8-IDOLATRIAALÍDERESEAOBJETOS Resposta Bíblica-Vivemos em mundo capitalista, onde a busca por bens materiais se tornou o alvo da sociedade, a teologia da prosperidade é capitalista, pois ensina justamente isto, e como no capitalismo selvagem as pessoas não tem tempo para nada, pois vivem na correria. os adeptos da teologia da prosperidade na ambição de prosperar,se lançamnacorreriacapitalista,ficandosemtempoparaorar,cultuar aDeuse estudarasescrituras,Caindo no projeto do diabo que é fazer; “crentes destraídos e fadigados”, que além de perder a comunhão com Deus, ficam nasgarras dosfalsoslíderes,estes por sua vez farão deles negócio e osprenderão auma dependência espiritualenorme.Eles (crentes) obedecem cegamente aos falsoslíderesemtudo,tornandoapalavradohomemeosobjetosdascampanhas maisimportantesqueaoração;PalavradeDeuseatémesmoque oprópiocriador,o que se configuraemidolatria(Mt-4:4,10;Mt- 15:9;2Pe-2:1-4).
  • 7. FINALIZAÇÃO Finalizo dizendo que não sou adepto da teologia da miséria, creio no poder de Deus, no sobrenatural, nas bênçãos Divinas vindas pela graça, pelo estudo, como também pelo trabalho, e não em leilões gospel, creio na doutrina Bíblica e não nesta que é a maior apostasia de nossos dias(teologia da prosperidade). Obs: Observem que a maioria dos escândalos evangélicos são de origem finançeira seria isso coincidência ? ou a maldição da teologia da prosperidade que tira a espiritualidade da igreja, prendendo a mesma na terra?(Lc- 17:1). JESUS ESTÁ VOLTANDO, PREPARA –TE ! “ FUJAM DOS MERCADORES DA FÉ ”
  • Fly UP