...

Tecnico em Podologia

by senac-sao-paulo

on

Report

Category:

Education

Download: 1

Comment: 0

460,804

views

Comments

Description

Este é um curso profissionalizante. O aluno aprende a identificar afecções e disfunções que podem afetar os pés e também a efetuar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais e seleção e aplicação de técnicas que permitem a recuperação e a reabilitação. É capacitado a executar técnicas básicas de reflexologia podal e desenvolve competências para empreender seu próprio negócio, ou então atuar como colaborador em diferentes setores das áreas de saúde e bem–estar.
(Carga horária mínima: 1.200)

Para mais informações, acesse http://j.mp/yvsoTr
Download Tecnico em Podologia

Transcript

  • 1. Cursos Técnicos - Senac São Paulo Técnico emPodologia
  • 2. Apresentação do curso e requisitos de acesso O Técnico em Podologia é um curso profissionalizante onde o aluno desenvolve as competências relacionadas a identificação das afecções e disfunções dos pés, seleção e execução de procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais, aplicação de técnicas básicas de reflexologia podal e gerenciamento do seu próprio negócio. Carga horária: 1.200 horas Requisitos de acesso: candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e cursando a 3ª série do ensino médio.
  • 3. Mercado de trabalho O Técnico em Podologia é o profissional de Saúde que presta serviços podológicos às pessoas de diferentes faixas etárias, visando a saúde e bem-estar dos pés. Pode atuar em gabinete próprio ou de terceiro, domicílio, instituto de estética e beleza, hotel, spa, hospital, ambulatório, clínica médica e demais serviços de saúde, clube desportivo ou social, academia, casa de repouso e centro de convivência para idosos, home care e em equipe multidisciplinar.
  • 4. Diferenciais • Atividades práticas em laboratório de podologia com atendimento podológico ao público, sob o acompanhamento e supervisão do docente. • Metodologia focada em projetos e vivências de situações reais de trabalho, visando a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado. • Módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras, favorecendo o gerenciamento do empreendimento e atuação estratégica na prestação de serviços. • Docentes com experiência profissional na área. • Tradição e reconhecimento: o Senac atua na área de Podologia desde 1984, sendo referência no mercado de trabalho.
  • 5. MetodologiaO currículo do curso está estruturado em oito módulos com osconteúdos interligados propiciando assim a perspectivainterdisciplinar necessária a esse profissional.São previstas situações de aprendizagem como estudos de casos,proposições e discussões de problemas, pesquisas em diferentesfontes, contato com especialistas da área e empresas, visitastécnicas, atividades comunitárias e atividades práticas emlaboratório de podologia com atendimento ao público, sob oacompanhamento e supervisão do docente.Os procedimentos podológicos executados são discutidos nodecorrer do curso no contexto de estudos de casos, o que resultano aprofundamento, compartilhamento das tecnologias, técnicas ereflexão contínua do profissional sobre sua prática.
  • 6. Organização curricular MóduloOrganização Curricular Carga Horária 1Ambientação Profissional56 horas 2Podoprofilaxia276 horas 3Técnicas Integrativas 112 horas 4Sistemática do Atendimento180 horas 5Recursos Complementares 136 horas 6Promoção da Saúde 60 horas 7Cuidados Diferenciados300 horas 8Gestão Empreendedora80 horas
  • 7. Programa Módulo 1 – Ambientação Profissional (56 horas) Integra o aluno no campo da Podologia, mediante contato com profissionais da área, ambientes nos quais atuam e vivências que permitam contextualizar o trabalho na área da Saúde e no segmento, de modo que possa articular suas expectativas sobre a profissão com as possibilidades que ela oferece, assim como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento, visando o seu desenvolvimento profissional. Módulo 2 - Podoprofilaxia (276 horas) Nesse módulo são desenvolvidas as competências voltadas para os cuidados com os pés, relacionadas com a promoção e prevenção da saúde podal, abordando a biossegurança, biomecânica e cinesiologia e aspectos relevantes a serem considerados pelo profissional na avaliação podológica para a realização dos procedimentos podológicos de menor complexidade com os pés, valorizando a relação do podólogo/cliente.
  • 8. Programa Módulo 3 - Técnicas Integrativas (112 horas) Esse módulo mobiliza e articula os conhecimentos necessários para a aplicação de técnicas integrativas, como massagem relaxante, reflexologia podal zonal e aromaterapia, bem como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento. Módulo 4 - Sistemática do Atendimento (180 horas) São desenvolvidas as competências e habilidades necessárias na avaliação dos pés em relação às alterações podológicas existentes e a seleção de técnicas para a realização dos procedimentos podológicos de maior complexidade, de acordo com cada tipo de patologia apresentada durante os atendimentos podológicos, além de orientações específicas aos clientes quanto às ações preventivas destas patologias e o acompanhamento podológico do profissional.
  • 9. ProgramaMódulo 5 – Recursos Complementares (136 horas)Nesse módulo são desenvolvidas as habilidades pertinentes a seleção e a aplicação dastécnicas complementares como os elementos de correção de lâmina ungueal (ECLU),utilizando equipamentos e materiais específicos como recursos opcionais nos atendimentospodológicos, de acordo com a necessidade de cada cliente, além de orientações quantoaos cuidados preventivos, visando a recuperação e a promoção à saúde dos pés.Módulo 6 – Promoção da Saúde (60 horas)Esse módulo promove a interação do aluno com a comunidade por meio da aplicação doplano de orientação para a prevenção, promoção e manutenção da saúde dos pés, visandoao exercício da responsabilidade social.
  • 10. Programa Módulo 7 – Cuidados Diferenciados (300 horas) São desenvolvidas as competências relacionadas aos procedimentos podológicos e cuidados específicos em pés considerados em risco dos clientes portadores de patologias, tais como cardiopatias, diabetes, neuropatias, dentre outras que requeiram uma atenção podológica diferenciada, considerando os limites de atuação do podólogo no atendimento. Módulo 8 – Gestão Empreendedora (80 horas) Nesse módulo o aluno desenvolve um plano de negócios, constituindo competências que contribuam para a sustentabilidade do seu próprio empreendimento, a participação no gerenciamento de empresas ou, ainda, a atuação estratégica na prestação de serviços.
  • 11. Certificação Após conclusão com aprovação nos 8 módulos que compõem a organização curricular do curso e comprovação de conclusão do ensino médio será conferidoo Diploma de Técnico em Podologia.
  • 12. InfraestruturaLaboratório de Podologia equipado deacordo com a área para a realização dosprocedimentos podológicos.Sala de aula convencional comequipamentos de multimídia e mobiliadacom cadeiras móveis.Biblioteca com acervo bibliográfico das Laboratório de Podologia da Unidade Aclimaçãoáreas da Saúde e Empreendedorismo.
  • 13. Informações e inscriçõesUnidades ofertantes no Senac São Paulo 0800 883 2000 http://www.sp.senac.br/cursostecnic
  • Fly UP